Home / Plantas / Flor Gardênia Amarela, Seca ou Doente: O que Fazer?

Flor Gardênia Amarela, Seca ou Doente: O que Fazer?

O doce aroma das gardênias nas flores anuncia o início do verão. O gênero Gardênia inclui cerca de 60 espécies dos trópicos e subtrópicos da África, Ásia, Austrália e Pacífico.

Esta pequena árvore cresce até 5 m. de altura com flores grandes, de vida curta e ricamente perfumadas. Tem duas florações em massa, na primavera e novamente no verão. A espécie mais conhecida é a gardênia comum (Gardênia jasminoidea), nativa da China e do Japão. Floresce no verão, mas também floresce pontualmente na primavera e no outono. ‘Florida’ é a principal variedade cultivada, com a maior ‘Magnifica’ e a ‘Radicans’ de baixo crescimento em segundo e terceiro.

As gardênias são ideais para recipientes ou bordas do jardim. Essas plantas de raízes rasas adoram climas úmidos e livres de geadas e crescem melhor em solos ácidos, bem escavados, com drenagem livre e enriquecidos com composto. As regiões costeiras são mais adequadas às gardênias, mas as plantas precisam ser protegidas da brisa do mar carregada de sal. Nos trópicos, subtrópicos e regiões do interior, as gardênias podem ter muito sol e durar mais tempo em locais onde recebem manchas de sombra da tarde.

Cuidados com a Planta Flor Gardênia

Uma árvore de jacarandá ou poinciana é boa para proteger as gardênias do sol intenso. As gardênias precisam de temperaturas diurnas acima de 10 a 15 graus, para começar a florescer, e é por isso que muitos dos botões de flores que se formam no outono quente sucumbem às temperaturas mais frias do inverno e caem. Eles também precisam de um solo ácido, a gardênia taitiana (G. taitensis) é a única espécie que lida com solos alcalinos, mas pode ser difícil de encontrar e requer um clima quente.

Os solos neutros podem ser acidificados regando quelatos de ferro uma ou duas vezes por ano no final da primavera, verão ou início do outono. Como alternativa, você pode coletar um punhado de enxofre em pó por metro quadrado no final da primavera ou um mês antes do plantio e fazer a cobertura regularmente com agulhas de pinheiro ou carvalho para acidificar gradualmente o solo.

Planta Flor Gardênia

Prepare o solo com abundância de estrume bem podre, composto ou uma mistura e meia de ambos antes de plantar. Coloque isso nos 30 a 45 cm. de solo e plante. Nos anos seguintes, aplique uma camada de 10 cm. de composto na primavera para complementar o conteúdo orgânico do solo. O composto é ótimo para incentivar a atividade de minhocas. Como alternativa, faça uma cobertura com palha, lucerna, cana-de-açúcar ou feno, mas mantenha-a longe da base das plantas para evitar a podridão do caule.

Flor de Gardênia em Vasos

A melhor maneira de desfrutar de gardênias em regiões frias ou no interior é cultivá-las em vasos. Isso permite que você os mova para uma posição ensolarada e protegida no inverno ou para um local mais fresco com sombra da tarde no verão.Potes de plástico ou cerâmica são preferíveis a terracota ou concreto, pois não permitem que a mistura de envasamento seque tão rapidamente.

Use uma mistura de envasamento para plantas que adoram ácidos. Durante os meses mais quentes, as gardênias crescem constantemente,  isso pode significar re-envasamento apenas a cada dois anos, no máximo. As raízes congestionadas atrofiam o crescimento e danificá-las durante o re-envasamento pode causar a queda dos botões das flores. O plantio, transplante e repotting são melhor concluídos na primavera.

As gardênias apreciam até a umidade, mas suas raízes apodrecem rapidamente em solos mal drenados; portanto, se você usar pires embaixo das panelas, sempre derrame água. Alimente as gardênias mensalmente desde o final da primavera até o final do verão, quando elas ativamente absorvem nutrientes. Use estrume de aves com moderação ou alimente com um fertilizante de flores e frutas ou tônico de algas marinhas.

Árvores de Gardênia

Árvores de gardênia (Rothmannia globosa), da África do Sul, pode ser encontrada em jardins históricos. Resistente e de crescimento lento, essa planta produz uma pequena árvore de formato atraente, com cerca de 6 m. de altura. Suas flores perfumadas, de creme a branco com manchas vermelhas florescem em um grande espetáculo na primavera, e são seguidas por massas de vagens de macadâmia.

Árvores de Gardênia

Flor Gardênia Amarela, Seca ou Doente: O que Fazer?

Os problemas de gardênia são comuns durante o inverno e o início da primavera. Gota de botão de flor e folhagem amarela geralmente ocorre por causa do frio. A adição de nutrientes nesta fase pode ser um desperdício. Não entre em pânico. Apenas espere até o crescimento recomeçar durante o tempo mais quente e veja se as folhas retornam a um verde profundo e brilhante.

Excesso de água, seca, sol inadequado ou temperaturas altas ou baixas à noite podem ser o problema. Escolha um local ideal e forneça cuidados consistentes. Também podem ser pragas sugadoras de seiva, como tripes ou pulgões. Pulverize botões e flores com óleo de spray para horticultura três vezes na primavera ou no verão, com três semanas de intervalo.

As folhas inferiores mais velhas ficam amarelas e caem à medida que novas folhas e brotos são produzidos em clima quente. Espere alguma queda de folhas de inverno em climas mais frios.  Se as folhas amarelarem nos meses mais quentes, provavelmente haverá falta de ferro e / ou magnésio. A deficiência de magnésio afeta primeiro as folhas velhas. Polvilhe uma colher de chá de sais  ao redor da planta e regue-a. A deficiência de ferro afeta primeiro as novas folhas. Aplique quelatos de ferro. Trate no final da primavera e novamente no verão.

O fuligem é um fungo inofensivo que reveste as folhas. Cresce em melada, uma substância pegajosa e doce excretada por escamas e cochonilhas. Pulverize plantas inteiras com óleo de spray para horticultura. O molde se desfaz ou usa um pano macio e água com sabão para removê-lo com cuidado.

Gardênias flor em novo crescimento. Podar ou modelar suas plantas, especialmente sebes , o mais tardar no final de agosto. As flores escurecem naturalmente do branco ao amarelo à medida que amadurecem. Seca e sol intenso fazem com que as flores queimem, marrons e crocantes. Proteja as gardênias do sol quente da tarde, especialmente em climas interiores, tropicais ou subtropicais.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *