Home / Plantas / O Que é Isoflavona? Para Que é Indicado Isoflavona?

O Que é Isoflavona? Para Que é Indicado Isoflavona?

As isoflavonas são moléculas vegetais que se assemelham aos estrógenos humanos. Eles recebem muitas virtudes, especialmente no tratamento dos sintomas da menopausa. As pessoas vivem perguntando se isoflavonas fazem bem ou ma a saúde, para que servem etc e vamos descobrir nesse artigo.

O Que É Isoflavona?

As isoflavonas fazem parte da família dos fitoestrogênios. Eles são encontrados principalmente em leguminosas, e em particular na soja.

Fitoestrogênios são moléculas de plantas que possuem uma estrutura química muito semelhante aos estrogênios das mulheres.

No nível da estrutura química, as isoflavonas, também chamadas de fitoestrogênios como já dito, estão muito próximas dos estrogênios humanos, hormônios que regulam grande parte do ciclo menstrual.

Elas têm a capacidade de se ligar parcialmente aos receptores de estrogênio, permitindo limitar alguns dos sintomas desconfortáveis da menopausa, como ondas de calor suaves e secura vaginal.

Soja
Soja

Eles também recebem virtudes protetoras, embora ainda não haja consenso científico, sobre osteoporose, doenças cardiovasculares e envelhecimento.

Um pequeno lembrete. Durante a menopausa, a taxa de estrogênio diminui acentuadamente. Esse distúrbio hormonal causa toda uma série de sintomas, às vezes difíceis de conviver. Daí o sucesso da terapia de reposição hormonal com estrogênio e progesterona (TRH), que na verdade reduz esses distúrbios.

Como resultado de uma interpretação errônea dos resultados gerais de um grande estudo norte-americano (WHI) que acompanhou mulheres de 50 a 79 anos, muitas mulheres pensaram que esses tratamentos aumentavam o risco de flebite, embolia e câncer. mama ou útero. Eles então se voltaram para os fitoestrogênios, que parecem ser uma alternativa mais “natural”.

Isoflavona na Soja

As isoflavonas são encontradas em algumas leguminosas (lentilhas, grão de bico, feijão), alguns cereais (aveia, lúpulo, milheto), bem como em alcaçuz, cominho, anis e sálvia. Mas o campeão em qualquer categoria é a soja: até 2 mg de isoflavonas por grama, 100 vezes mais do que no grão de bico!

Não estamos falando aqui dos “brotos de feijão” cozidos na panela(na verdade são brotos de feijão mungo), mas dos preparativos da soja: o leite de soja, o tofu, tempeh, missô, etc., a concentração de isoflavonas varia de produto para produto.

As mulheres na menopausa são aconselhadas há muito tempo de consumir soja, mas nos últimos anos, os supostos benefícios das isoflavonas são objeto de polêmica acalorada. De fato, muitos estudos foram realizados para tentar demonstrar sua eficácia, mas nenhum é unânime.

Leite de Soja
Leite de Soja

Benefícios Para a Saúde Da Soja Com Isoflavonas

Leguminosa rica em proteínas e popular entre os vegetarianos, a soja é um debate. Por conter isoflavonas ou fitoestrogênios, pode atrapalhar o sistema endócrino e promover certos tipos de câncer. Os estudos mais recentes devem ser tranquilizadores. Nós fazemos um balanço.

Consumida por milênios na Ásia, a soja está cada vez mais presente nas nossas tabelas europeias. O motivo? Sua alta proteína vegetal é um ativo, enquanto nossos hábitos alimentares estão mudando e consumimos menos produtos de origem animal.

Como resultado, agora encontramos em toda parte essa leguminosa e de várias formas (tofu, bifes de legumes, sobremesas, suco …) porque os grãos de soja não podem ser consumidos como tal e devem sofrer uma transformação prévia (fermentação, cozimento, moagem …).

Até então, nada perturbador, pelo contrário. Mas há um problema: a soja contém as substâncias isoflavonas, definidas por sua capacidade de induzir efeitos semelhantes ao estrogênio no corpo – os hormônios femininos – devido à sua similaridade estrutural.

Daí perguntas recorrentes sobre os efeitos potenciais de seu consumo em certos tipos de câncer, trato reprodutivo, tireoide … Se, até agora, pesavam suspeitas sobre ele, exigindo cautela, trabalhos recentes, bastante tranquilizadores, hoje mude o negócio.

Agora vamos responder algumas dúvidas sobre isso:

A Soja E Seus Isoflavonas São Benéficos Contra Doenças Cardiovasculares?

É mais do que provável. “Os estudos epidemiológicos existentes indicam que as pessoas que consomem soja têm menos doenças cardiovasculares do que o resto da população. Mas, por enquanto, não temos provas formais, apenas um conjunto de argumentos a favor de um papel protetor.

Primeiro, a soja tem um perfil lipídico interessante, pois não contém colesterol e contém principalmente ácidos graxos insaturados (85% do total de ácidos graxos, incluindo 7% de ácidos graxos polinsaturados ômega-3).

Com esse teor de gordura poli-insaturada, ajuda a diminuir o colesterol total e o colesterol ruim. Substituindo-se ocasionalmente à carne, também reduz o consumo geral de colesterol e ácidos graxos saturados, que são bastante prejudiciais ao sistema cardiovascular.

Doenças Cardiovasculares
Doenças Cardiovasculares

Então, os fitoestrogênios que ele contém – flavonoides e isoflavonas – possuem uma poderosa ação antioxidante, tornando-os potencialmente capazes de reduzir os processos de aterosclerose e melhorar o tônus ??dos vasos sanguíneos.

Finalmente, a proteína de soja tem um efeito limpo e acentuado na redução do colesterol ao ativar os receptores LDL (colesterol ruim).

Reduz a Inconveniência Da Menopausa?

Isto não está decidido. Os estudos mostram uma pequena redução nas ondas de calor apenas. Mas os resultados não são espetaculares e, acima de tudo, não dizem respeito a todas as mulheres. Parece que existem pessoas mais ou menos receptivas às isoflavonas, dependendo da composição de sua microbiota intestinal.

Em relação à osteoporose, a multiplicidade de estudos e pesquisas vai na direção de uma certa eficiência do consumo de isoflavonas – durante a menopausa, mas também antes – na prevenção da perda óssea associada à supressão da síntese de estrogênio no a mulher na menopausa.

Mulher Com Menopausa
Mulher Com Menopausa

No entanto, em seu relatório de 2005 *, a AFSSA (atual ANSES, Agência Nacional de Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Trabalho) enfatizou que, para alcançar esse efeito, é necessária uma exposição mínima, pelo menos equivalente ao alcançado pelas populações asiáticas e concluiu que “os fitoestrogênios abrem perspectivas interessantes para o tratamento preventivo da osteoporose em mulheres na pós-menopausa.

A Soja E Isoflavona Têm Uma Ação Protetora Contra O Câncer?

Enquanto, até o início dos anos 2000, os fitoestrogênios de soja eram suspeitos de estimular o tumor no câncer de mama dependente de hormônios e promover a recorrência, vários estudos desde então levaram os cientistas a voltar a trás.

Nas mulheres que consomem soja ao longo da vida, especialmente na infância e adolescência, o risco de câncer de mama parece reduzido. Nas mulheres na pós-menopausa com esse tipo de câncer, em tratamento ou com esse tipo de câncer, o risco de mortalidade e recorrência também é menor. Em comparação com os dados mais recentes, não podemos mais ter uma atitude de dúvida.

De fato, embora as isoflavonas de soja sejam estruturalmente semelhantes ao estrogênio, elas agem de 1.000 a 10.000 vezes menos e não têm as mesmas consequências no corpo, porque não se ligam aos mesmos receptores que o estrogênio.

No seio, a ativação dos receptores aos quais eles se ligam preferencialmente inibe a estimulação e a proliferação de certas células (especialmente células cancerígenas) favorecidas por outros receptores de estrogênio.

Os resultados dos estudos mais recentes são tão convincentes que levaram várias sociedades americanas a mudar suas recomendações em 2012, indicando a ausência de risco de consumir soja após o câncer de mama e um provável efeito preventivo, particularmente em mulheres na menopausa.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *