Home / Natureza / O Que São Infecções de Repetição?

O Que São Infecções de Repetição?

As crianças são muito propensas a apresentarem problemas de saúde, já que nessa fase da vida qualquer problema pode se tornar algo grave. Assim, as crianças ainda não possuem um sistema de defesa plenamente formado e capacitado para impedir a entrada de patógenos causadores de doenças. Por isso, por exemplo, existe uma vasta gama de vacinas para as crianças, já que dessa forma se torna mais fácil impedir que as doenças mais graves e corriqueiras atinjam os pequenos.

Aliás, com a recente onda de pais que não dão a devida atenção às vacinas, é importante ter mente e alertar sempre que a vacina salva vidas e que uma criança correta e totalmente vacinada possui até 50% menos chances de contrair problemas de saúde graves.

Portanto, é muito importante que as crianças recebam as vacinas de forma correta, nos intervalos determinados, sem atrasos ou faltas, pois só assim será possível diminuir o número de crianças com problemas em todo o Brasil.

Dessa forma, como explicado, as doenças podem ser muito mais graves em crianças. Assim, mesmo que as vacinas possam evitar alguns problemas, nem todos poderão ser evitados pela simples injeção da vacina nas veias de uma criança, o que torna necessário estar sempre totalmente atento às variações de humor ou reclamações de dor que uma criança pode fazer, por exemplo.

Esse é o caso das infecções de repetição, quando uma infecção se torna crônica ou quase crônica e faz com que a pessoa afetada sinta com frequência os problemas decorrentes dessa infecção.

Embora isso possa acontecer em qualquer idade, com qualquer pessoa, as crianças são as mais afetadas por tais problemas de infecção. Logo, como já dito, é de extrema importância que os pais estejam atentos à saúde dos filhos, pois um diagnóstico precoce por impedir que vários problemas aconteçam com as crianças.

O Que São Infecções de Repetição?

Mas, antes de ir mais a fundo nessa questão, é necessário explicar o que são as infecções de repetição e como se dá esse problema. Um quadro de infecção de repetição acontece quando uma doença não é plenamente tratada, em geral com crianças, levando esse problema a outros estágios e níveis mais complexos. Dessa forma, uma infecção que antes era simples e poderia ser tratada até mesmo com cuidados básicos, pode rapidamente se tornar um problema crônico quando não é tratado de maneira adequada.

Assim, dá-se o nome de IDP (Imunodeficiência Primária) a esse problema, quando o sistema de defesa do corpo já está tão comprometido que um problema pode se tornar crônico e transformar a vida da pessoa afetada em um grande problema. Esse problema costuma ser desencadeado pela falta de diagnósticos, fazendo com que a infecção demore a ser tratada da forma correta, mas também pode ser iniciado pela falta de vacinação correta e também pela desatenção em relação aos primeiros sintomas de uma infecção, por exemplo.

Dessa forma, há alguns problemas que podem indicar que uma pessoa, sobretudo uma criança, possui ou não esse tipo de problema, facilitando o diagnóstico caseiro, para que então a pessoa seja levada aos cuidados médicos.

Sinais de IDP

Há alguns sinais muito eficientes que podem indicar se uma pessoa possui a IDP ou se os problemas de saúde estão ligados a outros problemas. Isso porque a IDP apresenta certa consistência nos sintomas, sendo que algumas infecções especiais são muito comuns em pessoas que possuem esse tipo de problema.

Assim, é possível dizer, por exemplo, que a pneumonia repetitiva, aquela que demora a curar e teima em voltar, pode ser um sinal claro de que a pessoa possui problemas ligados à IDP.

Isso porque a ocorrência frequente de pneumonia mostra que a pessoa não está com o sistema de defesa do corpo totalmente fortalecido, o que faz com que qualquer novo patógeno seja capaz de criar inúmeros problemas. Outro sinal da IDP, portanto, é a ocorrência frequente de problemas ligados ao ouvido, em particular a otite.

IDP
IDP

Novamente, esse tipo de problema indica que a pessoa afetada não está com o sistema de defesa plenamente preparado para lutar contra infecções, o que leva a dores muito frequentes. Por fim, a aparição de estomatites repetidas também é um sinal claro de problemas relacionados à IDP.

IDP é Algo Genético? Existem Outros Sinais de IDP?

A IDP pode ou não ser genética, havendo casos em que já existia um anterior histórico familiar de problemas relacionados e também aqueles casos em que a IDP surge sem qualquer tipo de histórico anterior. Em ambos os casos, o mais indicado é procurar os médicos o mais rápido possível, para evitar novos problemas e fazer com que a IDP não se torne algo ainda mais perigoso para a pessoa afetada.

Dessa forma, se os pais de uma criança tiveram ou têm problemas ligados à IDP, é importante estar atento e realizar exames regulares nos primeiros anos de vida dessa criança. Dessa forma, além dos sintomas já explicados e citados, existem ainda outros que podem indicar a presença de IDP. Entre eles está a diarreia crônica, uma condição na qual a pessoa evacua com muita frequência e acaba por perder o controle sobre o próprio intestino, já não sendo mais capaz de determinar quando vai ou não ao banheiro.

Ademais, casos graves de asma e de outros problemas respiratórios também podem indicar a presença de IDP, sendo preciso ter atenção às dores mais frequentes no corpo.

Semana Mundial de IDP

Entre os dias finais do mês de abril, é possível ter acesso a diversos conteúdos relacionados à IDP, sendo essa semana conhecida como a semana da doença.

Além de eventos que visam passar informações aos médicos, para que seja possível formular novas soluções para o problema e entender ainda melhor o que está acontecendo em todo o mundo, há ainda como as pessoas afetadas pela IDP trocarem informações e se comunicarem para entender mais ainda sobre o problema de saúde que possuem.

O evento costuma ser realizado em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, mas também pode ser acompanhado pela internet em diversos locais de todo o Brasil.

Veja também

Uso de Drogas

Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quando se fala em drogas, logo pensamos nas drogas ilícitas que são fabricadas, vendidas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *