Home / Plantas / Ciclo de Vida do Girassol

Ciclo de Vida do Girassol

Fácil de cultivar e muito resistente, os girassóis ( Helianthus annuus ) são uma marca registrada do verão para muitos jardineiros e amantes da natureza. Disponível em tons de amarelo e laranja brilhantes, essas plantas grandes atingem alturas de cerca de 9 pés com flores de até um pé de diâmetro.

Muitos desses belos gigantes morrem após a floração e atingem a maturidade no outono, então você terá que replantá-los a cada primavera, se quiser continuar a apreciá-los. Algumas variedades perenes existem, no entanto, incluindo o girassol Helianthus maximilliani e o girassol Helianthus angustifolius.

Girassol Sementes

Por um tempo, as sementes de um girassol permanecem dormentes, esperando pela estação de crescimento da primavera. Na natureza, essas sementes esperam o tempo frio no solo, enquanto as sementes que foram coletadas e pré-embaladas ficam em armazéns e nas prateleiras das lojas até que os jardineiros as liberem.

A dormência é interrompida e a germinação é desencadeada por uma combinação de temperatura do solo, água e luz, todos afetados pela profundidade do plantio. Ao cultivar girassóis a partir de sementes embaladas, a germinação ocorre em cerca de cinco a sete dias.

O que comumente chamamos de semente de girassol, o item de casca dura em preto e branco com o qual costumamos lanchar, é chamado de aquênio (fruto). A parede da fruta é a casca, e a parte interna mais macia é a semente real.

A semente contém mais nutrientes do que seu pequeno tamanho pode indicar. De fibra e proteína, a gorduras insaturadas, zinco, ferro e vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina B, todos podem ser encontrados na despretensiosa semente de girassol.

Para iniciar sua semente em seu caminho para o girassol adulto, a semente precisa ser plantada em um local ensolarado, onde receberá pleno sol durante todo o dia. Ele tolerará muitos tipos de condições do solo, mas não se dará bem na sombra ou mesmo na sombra parcial. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Uma vez que comece a crescer, as condições de seca farão com que ele murche e morra.

No Estágio de Broto e Muda

Uma vez que as condições de cultivo tenham sido satisfeitas e mantidas, a semente germinará e começará a crescer em seu próximo estágio, o broto. Este estágio é curto, pois amadurece rapidamente em uma muda.

Broto de Girassol
Broto de Girassol

Muitas pessoas mergulham suas sementes de girassol na água até que elas brotem. Isso em si é um alimento comestível conhecido como “brotos”. Semelhante a brotos de alfafa, eles são comidos como é, ou adicionados a saladas, sanduíches e pratos de carne.

Referido como um alimento vivo, os brotos de girassol são altamente nutritivos e têm menos calorias do que as próprias sementes, mas mais vitaminas e suplementos da semente seca.

A muda tem um longo caminho a percorrer para ser reconhecida como girassol. Iniciado em uma posição de pleno sol, ele precisará ser observado com cuidado para que não seque. Isso pode exigir rega diária, se não houver chuva. Ao atingir o estágio do jovem girassol, seu caule ficará mais robusto e espesso. Nesse ponto, a rega pode diminuir a cada dois dias.

O Girassol na sua Juventude

Uma vez que a planta atinge uma altura de 1 a 2 pés, ela começa a ser reconhecida como um girassol. Atinge o céu cada vez mais alto, enquanto no topo do caule o botão começa a se formar. A menos que a área esteja passando por uma seca, neste estágio o girassol pode contar com chuvas regulares para obter a umidade necessária.

Se você assistisse a girassóis durante esse estágio, veria as flores seguindo o sol. Eles começam o dia de frente para o leste enquanto o sol nasce. Em um processo conhecido como heliotropismo, o broto em desenvolvimento seguirá o sol de leste a oeste. De manhã, é novamente voltado para o leste, aguardando o nascer do sol.

A fase vegetativa da vida de um girassol começa após a germinação. A planta jovem é considerada uma muda nos primeiros 11 a 13 dias depois de romper o solo. A muda muda para a fase vegetativa quando forma a primeira folha. Depois disso, a planta jovem é considerada em vários estágios da fase vegetativa com base no número de folhas de pelo menos 4 centímetros de comprimento. À medida que o girassol progride nessa fase, forma mais folhas e cresce.

O Girassol na Fase Adulta e Reprodutiva

Uma vez que a planta começa a florescer, atingiu seu estágio adulto. O topo amarelo brilhante do girassol comum não é uma flor, mas uma cabeça. É composto de muitas flores bem juntas. As flores que compõem a cabeça são divididas em dois grupos.

As flores externas são chamadas de floretes de raios, enquanto as flores internas do centro circular são conhecidas como floretes de disco (disco). Essas florzinhas de discos amadurecerão no que comumente chamamos de semente de girassol. Esta parte, no entanto, é o fruto e a semente verdadeira é encontrada dentro.

A fase reprodutiva ocorre quando a planta de girassol realmente floresce. Esta fase começa com a formação de um botão floral. À medida que continua, a flor se abre para revelar uma flor grande. Quando a flor estiver totalmente aberta, ela cairá ligeiramente para baixo. Isso ajuda a própria flor a recolher menos chuva durante as chuvas para ajudar a prevenir infecções fúngicas na planta.

Cultivo de Girassol
Cultivo de Girassol

É durante esta fase reprodutiva que as abelhas visitam as flores e as polinizam, o que resulta na produção de novas sementes de girassol. Os girassóis podem tecnicamente fertilizar-se, mas estudos mostraram uma produção significativamente maior de sementes com polinizadores. Nesta fase adulta, o girassol florescente não segue o caminho do sol. O caule terá endurecido e a maioria dos girassóis ficará voltada para o leste, a cada dia aguardando o nascer do sol.

O girassol é considerado maduro e a fase reprodutiva termina no outono, quando a parte de trás da flor muda de verde para marrom e as pequenas pétalas de flores que cobrem as sementes caem facilmente da planta. Uma vez que as sementes se desenvolvam completamente, elas devem ser colhidas ou protegidas rapidamente das aves que irão atacar para remover e comer todas as sementes.

O Ciclo Chega ao Fim?

No outono, depois que o girassol completar sua fase reprodutiva, ele morrerá. Ao fazê-lo, a planta começa a murchar e se deteriorar, e as sementes caem da flor. Algumas das sementes que caem serão comidas por pássaros, esquilos e outros animais selvagens, mas alguns também se encontrarão cobertos de folhas e terra onde ficarão adormecidos e esperarão que a primavera germine para que o ciclo de vida possa começar de novo.

Se você quiser colher sementes para o replantio no próximo ano ou para um lanche saboroso, corte as flores da planta quando elas atingirem a maturidade completa, deixando cerca de 1 pé de tronco . Pendure as flores de cabeça para baixo pelas hastes em um lugar quente e seco, com boa ventilação. Quando as cabeças estão completamente secas, você pode facilmente remover as sementes esfregando duas flores juntas ou passando uma escova dura sobre elas.

Veja também

História do Barbatimão e Origem da Planta

Barbatimão deriva da palavra indígena Iva Timbó, que quer dizer “árvore que aperta”. Conhecida como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *