Home / Plantas / Agapanto Azul, Vermelho, Branco, Lilas E Outras Cores Com Fotos

Agapanto Azul, Vermelho, Branco, Lilas E Outras Cores Com Fotos

Quando temos a intenção de montar um jardim, prezamos por um local com extensa gama de espécies e, claro, com flores e plantas das mais diferentes cores e formas. Mas dependendo do local onde o montamos, no frio, por exemplo, nem sempre é possível cultivarmos certas espécies, pela necessidade de climas e temperaturas específicas. Mas existem espécies com uma beleza ímpar e que são famosas por suportar climas frios, como o Agapanto.

Características Gerais do Agapanto

O Agapanto, conhecido cientificamente por Agapanthus africanus, é uma planta da classe das Monocotiledôneas (Liliopsida), da ordem das Aspargales (Asparagales) e da família das Amarilidáceas (Amaryllidaceae), com ao todo, 80 gêneros. São suas parentes próximas, flores e frutos como:

  • Flor-sangue (Scadoxus multiflorus)
    Scadoxus Multiflorus
    Scadoxus Multiflorus
  • Alho Poró (Allium porrum)
  • Narciso-das-areias (Pancratium maritimum)
  • Cebola de calango (Zephyranthes sylvestris)
  • Flor-da-Imperatriz (Hippeastrum × hybridum)
  • Amarílis (Amaryllis belladonna)
  • Flor-de-lis (Sprekelia formosissima)
  • Clívia (Clivia miniata)
  • Lírio do amazonas (Eucharis amazonica)
  • Alho-bravo (Nothoscordum striatum)
  • Flor de narciso (Narcissus asturiensis)
  • Cebola (Allium cepa)
  • Crínio (Crinum moorei)
    Crínio
    Crínio

De seu gênero Agapanto (Agapanthus), saem 10 espécies de plantas com flor, que têm como características principais, suas cores diversificadas e pétalas bulbosas. São parentes diretas do Agapanthus africanus as espécies:

  • Agapanthus coddii
  • Agapanthus orientalis
  • Agapanthus inapertus
  • Agapanthus praecox
  • Agapanthus dyeri
  • Agapanthus nutans
  • Agapanthus walshii
  • Agapanthus caulescens
  • Agapanthus campanulatus
  • Agapanthus comptonii

Todas elas são espécies-chave do gênero. Várias espécies híbridas podem ser geradas a partir delas.

Origem e Morfologia do Agapanto

Agapanto no Vaso
Agapanto no Vaso

Os Agapantos são plantas originárias do continente africano, especificamente de países como Moçambique, Lesoto, África do Sul e Suazilândia; mas podem ser difundidas em lugares de clima temperado, tropical (como o Brasil) ou subtropical. 

No Brasil, ela foi popularizada nos anos 50, pelo então paisagista famoso Roberto Burle Marx, sendo comumente inserida nas serras de algumas cidades frias do Rio de Janeiro (como Teresópolis e Petrópolis). O nome do gênero agapanto (ou Agapanthus), significar “a flor do amor”, e podem ser conhecidas como Lírios-do-Nilo.

Suas hastes, de coloração verde-escura, podem medir até de 1 a 1,2 m de altura, e em torno de 1 em comprimento. Apresenta também folhas prolongadas, da cor verde-escura, com a formação em lâmina. Já a floração desta planta dá todo o charme: suas pétalas – com a aparência suculenta e globosa -, podem ter a coloração azul, vermelho, branco, lilás ou roxa. Normalmente nascem em grupos de 5 a 6 pétalas.

Como Plantar e Cultivar o Agapanto

Plantando o Agapanto

Cultivo de Agapanto no Canteiro
Cultivo de Agapanto no Canteiro

As plantas de Agapanto são muito fáceis de se realizar o plantio e acompanhar o cultivo, porém, como todo ser vivo, requer alguns macetes e cuidados para que tanto plantio, quanto cultivo ocorram da forma correta. Primeiramente, antes de plantar, é preciso escolher a forma: através da semeadura ou por divisão (estaquia). 

Caso seja por semeadura, coloque as sementes em vasos propícios para germinação, coloque um bocado de terra enriquecida com material orgânico e regue em pequenas quantidades uma vez por dia. Ela germina por volta de 3 meses, porém, crescerá na forma de muda em torno de um ano. Após o crescimento, transplante-a para o local de escolha do cultivo.

Já se a escolha for pelo plantio da estaquia, escolha recolher a divisão de um Agapanto já maduro. Esta é a forma mais comum para o plantio do Agapanto. Ao colocar a divisão no jardim, esteja atento se o local tenha bastante espaço para que o Agapanto cresça. Apesar de lidar bem com locais de sombra parcial, escolha um local que tenha sol pleno a maior parte do dia. O solo para seu plantio deve ser rico em matéria orgânica e do tipo argiloso. Ao estabelecê-lo na terra, regue em abundância.

O Agapanto começa a florescer após um ano do plantio da muda. Se o plantio ocorreu na época correta, as flores crescem entre o começo da primavera e o final do verão.

Cultivando o Agapanto

A planta Agapanto é conhecida por ser uma planta sinônimo de resistência e adaptação. Além de aguentar período de estiagem, consegue enfrentar climas de baixas temperaturas, e até mesmo, épocas de geadas. Ainda que seja resistente, é preciso que seja bem cuidada durante seu crescimento, para que atinja seu estado perene natural.

Sua fertilização deve acontecer uma vez ao ano, mas certifique-se que a faça no período correto: sempre no fim dos invernos ou início das primaveras. Pode ser utilizada uma fórmula própria para o agapanto ou, a fórmula comum para plantas que florescem e/ou frutificam: NPK com traço 4-14-8, como é conhecido no meio.

Na fórmula, é necessário que haja 4 partes do nitrogênio (N), 14 partes de fósforo (P) e 8 de potássio (K). Ainda assim, é preciso cuidado na quantidade de adubo: pode ocasionar o crescimento acima do normal das hastes; a produção de limo próximo à base da haste (que faz murchar a planta); as pétalas podem ficar de um tom amarronzado; ou a planta pode acabar morrendo.

Agapanto Branca
Agapanto Branca

Outra importante ação no processo de cultivo do Agapanto são as podas. É necessário o recorte constante de botões para que a planta retenha maior quantidade de energia, fazendo com que a próxima gama de inflorescências cresçam mais fortes que a anterior. Além disso, é importante eliminar caules e folhas mortas, pois estes impedem o crescimento sadio do vegetal.

Jardinagem e Paisagismo com o Agapanto

Além de ser uma planta reconhecida por sua resistência a climas frios e pela facilidade em seu cultivo, o Agapanto é também reverenciado entre os profissionais da jardinagem por ser uma planta muito bonita, com um formato único em seu conjunto de flores. Por isso, é constantemente utilizada em muitos jardins e projetos de paisagismo, que abusam do natural nos ambientes de forma pouco convencional.

Apesar de existirem espécies de várias cores (como os raros Agapantos vermelhos); os Agapantos mais comuns são os lilases, brancos e azuis. Com sua floração longa em formato globoso, é um ótimo candidato para funcionar como planta de corte e assim, se tornar uma escolha certeira para presentes em forma de buquê.

Estas plantas herbáceas podem ser aplicadas como bordaduras, de forma a margear um jardim colorido. Ou até mesmo, compor o local com seus globosos maciços exuberantes, gerando um efeito interessante no visual, quando em contraste com o gramado verde.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *