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Quem Tem Pressão Alta Pode Comer Gengibre?

O gengibre é um dos produtos naturais mais conhecidos e usados por aí. Porém, há quem ache que existam restrições no consumo dele. Especialmente, no caso de pessoas com pressão alta, circula por aí a informação de que o gengibre precisa ser evitado. Mas, será que precisa mesmo? Descubra a seguir.

Benefícios do Gengibre

O gengibre é uma raiz que possui diversas propriedades medicinais. Uma dessa propriedades é ajudar na perda de peso, já que o gengibre acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura no corpo. Fora que existem dois compostos nele (o 6-gingerol e o 8-gingerol) que aumentam a produção de calor e suor no organismo, ajudando na perda de peso, especialmente se você faz atividades físicas regulares.

Outro benefício muito bom dessa raiz é que ela ajuda a combater a azia e os gases intestinais que tanto incomodam a vida de alguns. Só que para o gengibre fazer esse tipo de efeito, é preciso que ele seja consumido na forma de chá, na proporção e uma colher de sopa de gengibre para cada xícara de água. A recomendação é tomar 4 xícaras desse chá ao dia.

O gengibre também atua como anti-oxidante, e anti-inflamatório, o que acaba fazendo com que ele seja bastante útil no combate a enfermidades como gripes, resfriados e até mesmo contra o envelhecimento precoce, sem contar que a ação anti-inflamatória dessa raiz ajuda contra artrites, dores musculares em geral e doenças respiratórias como um todo.

Esse produto natural também faz melhorar sintomas como náuseas e vômitos, muito por conta de sua propriedade antiemética. Esses sintomas são bastante comuns em casos de gravidez, tratamentos de quimioterapia ou mesmo nos primeiros dias após uma cirurgia. Pra aliviar esses problemas, é recomendado o consumo de 0,5 g de gengibre durante 4 dias, preferencialmente no período da manhã.

Pra terminar, podemos dizer que o gengibre é um excelente aliado no combate a úlceras, ao câncer de cólon-retal e na regulação da pressão arterial. Neste último caso, isso é possível porque essa raiz inibe a produção de placas de gordura nos vasos sanguíneos, dilatando-os, e facilitando bastante o funcionamento do sistema circulatório.

Mas, Afinal, O Gengibre Faz Mal Para Hipertensos?

Quando o assunto é regulação da pressão arterial, muita gente se confunde a respeito do consumo do gengibre, pois, de fato, trata-se de um alimento que pode ser útil para os hipertensos, já que ele ajuda a dispensar o sal no preparo dos alimentos. Isso mesmo: temperar comidas em geral com essa raiz é bastante proveitoso para a saúde, da mesma forma que usar outros temperos naturais á altamente recomendável, como salsinha, tomilho e grãos de mostarda.

A questão é que o gengibre é um alimento termogênico, ou seja, daquele tipo que faz o corpo queimar muitas calorias durante o processo de digestão. Em suma, ele também consegue acelerar o metabolismo, o que, em tese, também ajuda no aumento da pressão.

Hipertensos
Hipertensos

De um modo geral, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desaconselha o consumo de gengibre para quem tenha histórico de pressão alta, o que não quer dizer que quem seja hipertenso não possa consumir essa raiz de maneira alguma. Até mesmo porque, em estudos recentes, constatou-se que, em pequenas doses, o gengibre não altera drasticamente os índices depressão arterial.

Especialistas no assunto do mundo inteiro, por enquanto, tratam a questão da alteração da pressão arterial provocada pelo gengibre como sendo, de certa forma, incerta. O que se sabe é que, de acordo com pesquisas atuais, o gengibre pode auxiliar na redução do colesterol ruim, além de prevenir a coagulação sanguínea, mas nada de tão conclusivo assim.

Qual a Conclusão Disso, Então?

O que se sabe de certo, mesmo, é que o gengibre pode, sim, fazer mal para pessoas com problemas cardiovasculares caso seja ingerido em doses elevadas na forma de chás. Por ser uma condição cardiovascular, a pressão alta é algo que precisa passar longe desse alimento (pelo menos, em quantidades muito altas).

Afinal, é bom ressaltar novamente que o gengibre ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a inibir a produção de placas de gordura, mas não existe nenhuma comprovação clara de que essa raiz traz algum grande benefício para quem seja hipertenso. Portanto, que possui esse problema, o mais recomendado é que trate a hipertensão através de outros meios.

Inclusive, quem tem pressão baixa também deve ficar afastado de consumos elevados de gengibre, já que ele pode baixar a pressão a níveis preocupantes a depender da condição e saúde da pessoa. Em todo caso, sempre é melhor falar com um médico para saber em que nível está o problema de sua pressão, e constatar se até pequenas doses de gengibre podem fazer mal.

Meios Eficazes De Controlar a Pressão Arterial

Ok, se mesmo o gengibre, que é um produto natural, pode, eventualmente, fazer mal pra quem tem pressão alta (e, em alguns casos, quem tem pressão baixa também), como combater de maneira correta esse problema?

Bem, primeiro de tudo, perder peso. Quando você reduz a quantidade de gordura corporal, você automaticamente está ajudando no controle de sua pressão. Importante lembrar que essa perda de peso também tem a ver com a diminuição da circunferência abdominal.

Perder Peso
Perder Peso

Outra questão ajuda no combate à hipertensão é ter uma dieta equilibrada, que seja bastante rica em frutas, verduras, cereais integrais e derivados do leite (como é o caso de iogurte natural e vários tipos de queijos brancos). Em contrapartida, a dieta precisa evitar o consumo de gordura, açúcares e todo tipo de carne vermelha, além de alimentos enlatados, em conserva ou congelados prontos.

Importante também reduzir ao máximo o consumo diário de sal, a uma quantidade de até 6 g por dia. Pra ajudar, evite temperar a comida com sal, preferindo especiarias como, por exemplo, cominho, alho, cebola, salsinha e pimenta.

Pimenta
Pimenta

Praticar exercícios regulares (com duração de 30 minutos a 1 hora por dia) e abandonar o cigarro também são peças-chaves para se combater a hipertensão de maneira adequada, bem como tentar diminuir, ao máximo, os níveis de estresse.

Com essas dicas, de fato, não será preciso consumir uma grama de gengibre sequer, já que os benefícios dele são perfeitamente encontrados nesses outras atividades.

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