Home / Plantas / Como Cultivar Nespera em Vaso em Apartamento?

Como Cultivar Nespera em Vaso em Apartamento?

Veja O Passo a Passo Para Cultivar a Planta Frutífera Em Seu Apartamento

Você Conhece a Nespereira?

A Nêspera ou Ameixa amarela, como é conhecida popularmente, é o fruto da árvore Nespereira (Eriobotrya japonica Lindl.). Uma fruta originária do Sudeste da China que posteriormente passou a ser cultivada no Japão.
Aqui no Brasil, apenas em São Paulo, produzimos mais de 18,5 mil toneladas por ano. Hoje o país está entre os principais produtores do mundo, perdendo apenas para o Japão e para Israel.

Muitas pessoas procuram essa fruta, não apenas pelos benefícios que ela oferece e que são muitos, como sua fonte de vitamina A, Potássio e muitas fibras alimentares, mas também procuram a Planta Frutífera para decorarem o interior de suas casas. A “ameixa amarela” produz grandes quantidades de flores brancas que traz delicadeza e elegância para o seu lar.

Se engana quem pensa que plantas frutíferas só podem ser cultivadas em quintais grandes, você pode saborear a fruta do pé dentro do seu próprio apartamento ou casa, sentadinho no sofá. O importante é ter muito carinho e cuidado com a sua planta.

Cultivo da Nespereira

A melhor forma de adquirir a planta seria comprar uma muda já preparada para o plantio, mas caso você goste de ter contato com a natureza, assim como nós, iremos te mostrar como cultivar passo a passo essa planta em sua casa ou apartamento.

1º Passo – Criando as mudas

Para a produção da muda iremos utilizar as sementes da própria fruta já madura. Lave-as e deixe-as secar na sombra.

Em uma sementeira ou até mesmo em um recipiente de frutas, coloque o substrato para muda neutro e logo após enterre as sementes coletadas.

Para manter a umidade da planta, coloque 30% de vermiculita.

2º Passo – Cuidando da muda

Mantenha o substrato sempre úmido, mas sem encharcar. As mudas devem ficar preferencialmente em lugares meio-sombreados, podem pegar sol pela manhã e devem seguir esse processo até que o primeiro broto nasça.

3º Passo – Local definitivo

Assim que você observar o nascimento do primeiro broto, plante a muda em um local definitivo. Para plantas frutíferas como a Nespereira o ideal é utilizar um vaso de no mínimo 10 litros para que planta possa se desenvolver adequadamente.

4º Passo – Germinação e cuidados

Entre 20 e 30 dias após o início do plantio a germinação poderá ocorrer.

Não é necessário podar a Nêspera, basta retirar os galhos doentes e secos da planta após a retirada dos frutos.

Em condições naturais a Nespereira pode atingir até 10 m, mas, sendo plantada em casa ou em apartamento, ela poderá chegar em um pouco mais de 2 m. Ao atingir 1,5 m é necessário ensacar os seus frutos para evitar o surgimento de pragas.

A Nêspera começa a produzir no inverno de março a setembro, tendo sua melhor produção em junho e julho.

Tenha cuidado! A planta é muito sensível ao calor, exige pouco uso de defensivos e não requer tratamento de inverno.

A nespereira é considerada excelente opção para o cultivo orgânico e produz comercialmente a partir do segundo ano estendendo-se por mais de 20 anos.

Benefícios da Fruta

Considerada uma fruta exótica, a nêspera possui benefícios poderosos para a nossa saúde e bem-estar. A fruta tem ação anti-inflamatória e adstringente, ajuda a melhorar nossa imunidade e auxilia na limpeza da pele. Também contribui para a saúde dos olhos, controla o colesterol e regula as funções intestinais.

Fruto da Nespereira
Fruto da Nespereira

Ela também é um forte remédio terapêutico, trata estomatite e dores de garganta além de ter poucas calorias e nos ajudar com a perda de peso.

Segundo o Médico especialista em diabetes, Dr Moacir Rosa, frutas sempre serão a melhor opção para quem precisa modificar sua dieta e evitar uma grande quantidade de açúcar no sangue. Assim como a Maçã, a Nêspera é recomendada para pacientes diabéticos por ter uma grande quantidade de fibras e ajudar a manter o intestino saudável.

Não é somente a fruta que oferece esses benefícios, o chá feito a partir de suas folhas, também ajuda no emagrecimento, doenças respiratórias, no combate à retenção de líquidos, fortalece os ossos e previne doenças do coração.

Consumo

A fruta é vista como mal-amada, e esse apelido não se deu por conta do sabor ser ruim, pelo contrário, a Nêspera possui um gosto semelhante ao da maçã, um pouco azeda, um pouco doce. O seu aroma também é bastante elogiado por gastrônomos de sucesso. mas então por que mal-amada? Bom, pelo simples fato de muitas pessoas não saberem como consumi-la.

Comendo Ameixa Amarela Apanhada para Comer
Comendo Ameixa Amarela Apanhada para Comer

“O melhor talher para as nêsperas são as mãos”. Afirma o Gastrônomo Virgílio Nogueira.

Assim como podemos saboreá-la in natura, também podemos combiná-la com saladas, doces, bolos, bebidas e molhos.  Também podemos fazer licores e óleos a partir de suas sementes.

“Comam fruta pela vossa saúde. E aproveitem na época naturalmente produzida. Percam a timidez de a pedirem nos restaurantes”. conclui o Gastrônomo.

Veja também

Begonia Elatior no Vaso

Begonia Elatior: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Você gostaria de ter um jardim colorido e original, mas não sabe por onde começar? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *