Home / Plantas / Mamão Benefícios e Malefícios

Mamão Benefícios e Malefícios

O mamão é simplesmente comido fresco ou seco como um lanche. Suas pequenas sementes pretas têm um sabor levemente apimentado. Rico em fibras, é uma fruta altamente vitaminada que contém várias substâncias antioxidantes.

Diversos estudos prospectivos e epidemiológicos mostraram que o alto consumo de vegetais e frutas diminui o risco de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e outras doenças crônicas. A presença de antioxidantes em vegetais e frutas pode desempenhar um papel nesses efeitos protetores. E adivinha só? Tudo isso inclui o mamão.

Breve Resumo do Mamão

Papaia ou mamão, tanto faz, pois essa fruta de clima tropical já é muito conhecida. Sua cor alaranjada vibrante da polpa, seu sabor adocicado e o grande potencial de benefícios a saúde advindos do mamão já fizeram essa fruta conquistar o mundo. Considerada uma fruta exótica, o mamão já tem estado disponível na maioria das épocas do ano. E a forma de consumi-lo tem se diversificado.

O mamão é uma fruta doce e carnuda que pode ser usada em uma ampla variedade de métodos culinários. Aqui vamos explorar mais sobre os benefícios de saúde, usos, como incorporar mais em sua dieta e quais são os valores nutricionais de mamão.

O mamão é nativo do México. No entanto, cresce naturalmente no Caribe e na Flórida também. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Índia produz a maioria das plantações de mamão, com cerca de 6 milhões de toneladas segundo estatísticas.

O que o Mamão Contém?

Os principais compostos fenólicos (uma ampla família de antioxidantes) que o mamão contém são catequinas. O alto consumo de catequinas está associado a um menor risco de morte por doenças cardiovasculares. Os efeitos específicos das catequinas no mamão ainda não são bem conhecidos.

O mamão contém beta-criptoxantina, um antioxidante da família dos carotenoides que dão em frutas e legumes de cor amarela ou laranja. O mamão é uma fonte importante deste carotenoide que é um precursor da vitamina A (que quer dizer que o corpo converte carotenoides em vitamina A, conforme necessário).

Além disso, o consumo regular de mamão pode aumentar a concentração sanguínea de beta-criptoxantina em humanos. Esse carotenoide também possui atividade anticarcinogênica observada in vitro e em animais. Também pode reduzir o risco de aterosclerose em humanos.

O mamão também contém licopeno, outro pigmento da família dos carotenoides, sendo este vermelho. Dentre as frutas, o mamão é o que contém uma elevada quantidade de licopeno. Vários estudos indicaram que um aumento no consumo de alimentos ricos em licopeno diminui o risco de câncer de próstata.

O mamão fresco e como suco seriam melhores fontes de carotenoides biodisponíveis do que como mamão seco, embora o mamão seco ainda permaneça sendo uma fonte interessante. O mamão também é uma fonte de fibra alimentar (2,7 g de fibra para ½ fruta) e pode ajudar a satisfazer o apetite, proporcionando uma sensação rápida de saciedade.

Uma dieta rica em fibras está associada a um menor risco de câncer de cólon. Recomenda-se a consumir 25 gramas de fibra por dia para mulheres com idades compreendidas entre 19 a 50 anos, e 38 g por dia para os homens do mesmo grupo etário.

Mamão é uma excelente fonte de vitamina C. O mamão é uma fonte de vitamina A para a mulher , mas não para o homem. Mamão é uma fonte de vitamina B5, de vitamina B9, de vitamina E e uma fonte de potássio.

Benefícios do Mamão

A zeaxantina, um antioxidante encontrado no mamão, filtra os raios nocivos da luz azul; Acredita-se que desempenha um papel protetor na saúde dos olhos e pode prevenir a degeneração macular. O risco de desenvolver asma é menor em pessoas que consomem uma quantidade elevada de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o beta-caroteno, que é encontrado em alimentos como mamão.

Outro nutriente importante que pode minimizar o câncer e seus efeitos e é encontrado com bons níveis no mamão é o beta-caroteno antioxidante. Isso é especialmente valioso e importante para os homens pois este composto no mamão tem se revelado excelente na redução do câncer de próstata.

O conteúdo de fibras, potássio e vitaminas no mamão ajuda a prevenir doenças cardíacas. Um aumento na ingestão de potássio com uma diminuição na ingestão de sódio é a mudança alimentar mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir o risco de doença cardiovascular.

O baixo consumo de vitamina K tem sido associado a um maior risco de fratura óssea. A ingestão adequada de vitamina K é importante para uma boa saúde porque melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a excreção urinária de cálcio, o que significa que há mais cálcio no corpo para fortalecer e reconstruir o cálcio. ossos.

Estudos mostraram que pessoas com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de açúcar no sangue, e pessoas com diabetes tipo 2 podem ter melhorado os níveis de açúcar no sangue, gordura e açúcar no sangue. insulina. Um pequeno mamão fornece cerca de 3 gramas de fibra, o que equivale a apenas 17 gramas de carboidratos.

Mamão contém uma enzima chamada papaína que ajuda na digestão; Na verdade, ele pode ser usado como uma carne tenra. Mamão também é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e promover a regularidade e um sistema digestivo saudável.

A colina é um nutriente muito importante e versátil encontrado no mamão que ajuda o corpo a dormir, movimentar músculos, aprender e lembrar. A colina também ajuda a manter a estrutura da membrana celular, ajuda a transmitir impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

Quando usada topicamente, o mamão esmagado parece ser benéfico na promoção da cicatrização de feridas e na prevenção da infecção de áreas queimadas. Os pesquisadores acreditam que as enzimas proteolíticas quimopapaína e papaína no mamão são responsáveis por seus efeitos benéficos. Os unguentos contendo a enzima papaína também têm sido usados para tratar úlceras de decúbito (úlceras de pressão).

O mamão também é ideal para o cabelo, porque contém vitamina A, um nutriente necessário para a produção de sebo, que permite manter o cabelo umedecido. A vitamina A também é necessária para o crescimento de todos os tecidos do corpo, incluindo pele e cabelo. Uma ingestão adequada de vitamina C, que o mamão pode fornecer, é necessária para a construção e manutenção do colágeno, que proporciona uma estrutura à pele.

Malefícios do Mamão

O mamão contêm enzimas chamadas quitinases, que pode trazer efeitos adversos a pessoas com alergia ao látex. O cheiro do mamão pode não agradar a todos (o que pode parecer absurdo pra outros), mas isso pode ser minimizado misturando a fruta com outras como o limão, por exemplo. Aliás, mamão em saladas de frutas é tudo de bom!

O mamão é um dos alimentos que podem alterar a concentração sanguínea de anticoagulantes. Muitos médicos recomendam, portanto, que as pessoas que tomam anticoagulantes diários não comam muito mamão.

Veja também

Como Podar a Planta Clúsia, Plantar e Cultivar Passo a Passo

Para quem ainda não conhece, clúsia é aquela planta com folhas arredondadas, em forma de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *