Home / Natureza / Folhas Da Roseira Meladas Ou Amarelas: O Que Fazer?

Folhas Da Roseira Meladas Ou Amarelas: O Que Fazer?

O amarelar das folhas da roseira pode ser causado por um processo natural, ou pode ser causado por um ataque de fungos, mas a partir do momento em que ela demonstra queda e aspecto meloso, há de garantir que algo está bastante errado, e medidas precisam ser tomadas para que o processo pare ou seja revertido. Confira conosco algumas dicas importantes para prevenir ou remediar sua roseira com folhas meladas ou amareladas.

Quando a folha da roseira ficar amarela ou melada, há indícios de que fatores externos estão atuando de forma negativa à planta, ou que a mesma está sob efeitos vis de fungos e ácaros, ou até mesmo se insetos que estão consumindo a planta pouco a pouco.

1. Melosidade: Possível Causa: Fungos Presente Nas Ramificações Da Roseira

Um tipo de fungo muito comum que atacam as roseiras, são pequenos círculos pretos que aparecem pelas folhas e pelos caules, deixando-as amarelas e meladas, sem contar que fazem com que as folhas caiam demasiadamente.

A partir do momento em que o fungo se instalar, o mesmo vai parecer ser apenas uma pequena sujeira, mas dentro a pouco, crescerá e se espalhará.

Esses fungos são comuns e estarão presentes em quaisquer roseiras, e é por isso que as roseiras precisam de atenção constante, pois esse tipo de situação precisa ser evitada ou cuidada.

Sendo esse um dos principais motivos que amarelam e melam as folhas das roseiras, é necessário que haja uma constante limpeza das roseiras com sprays antifúngicos, que podem ser preparados de forma natural e caseira, ou podem ser comprados na internet ou em lojas de jardinagem.

2. Melosidade: Queimaduras Podem Deixar Algumas Folhas Meladas

Algumas folhas, ao sofrerem queimaduras causadas pelo sol, irão se tornar quebradiças e algumas podem começar a melar, e nesse momento é importante remover essa folha para que ela não seja um fardo para a roseira.

Folha de Roseira Queimada e Melada
Folha de Roseira Queimada e Melada

Muitas vezes, a melosidade ocorre devido a excessiva transpiração de uma folha, que em um esforço final para se manter viva, exsuda ao máximo, garantindo algumas horas a mais de vida, e quando morrem, tal suor transparece formando o tal aspecto meloso.

1. Amarelamento: Preste Atenção No Ambiente Em Que A Roseira Está Inserida

Ação Fúngica: O amarelamento das folhas da roseira é bem mais comum do que o aspecto meloso, que é causado por ácaros, fungos ou bactérias presentes na planta, enquanto o amarelamento pode ser causado por inúmeros fatores, onde o principal deles são os agentes externos que podem levar a folha a perder o vigor.

O que mais faz a folha da roseira ficar amarela é o calor, ou seja, não é indicado que a roseira fique debaixo do sol constante, principalmente os inverossímeis verões tropicais, como o do Brasil.

A roseira necessita de locais frescos com bastante luz solar, isto é, locais com sombras e bastante vento, para ficarem arejadas e assim se desenvolverem de forma mais fácil.

E por que ocorre o amarelamento das folhas devido ao calor? Essa é uma ação de autodefesa da roseira, cujo sistema, mediante o calor intenso, fará com que a mesma canalize a absorção de água e nutrientes para suas regiões mais importante, que é onde estão os brotos e as flores, eliminando assim suas extremidades, que terminam nas folhas. Essa ação também faz com que a roseira fique mais resfriada e hidratada nesses ambientes quentes.

2. Amarelamento: Conheça As Causas Mais Comuns

Excesso ou Falta de Água

Quando a roseira recebe muita água, a mesma começa a perder oxigênio, o que faz suas folhas começarem a secar, onde as primeiras começarão a ficar amarelas.

Quando a roseira não recebe água o suficiente, a mesma irá se desfazer de várias folhas para garantir que suas principais artérias sejam preenchidas com a água adquirida. As folhas, antes de cair, ficam amarelas.

Processo Natural Da Roseira

Nem sempre as folhas amarelas podem ser causadas por aspectos negativos, pois o amarelamento das folhas acontecerá com todas as folhas quando as mesmas ficam mais velhas, quando caem, para assim adubar o solo e promover a existência de novas folhas.

Aquecimento ou Resfriamento Excessivo

O aquecimento está relacionado a falta de água e à exsudação da planta, que além do amarelamento, provoca a melosidade, como explicado anteriormente.

O frio excessivo, geralmente causado por frentes-frias relevantes, fazem com que algumas folhas venham a cair prematuramente, pendoando-as.

Falta de Luz

O amarelamento por falta de luz é bastante comum e fácil de ser percebido, pois apenas as folhas que estão obnubiladas irão assumir o aspecto amarelo, enquanto as abastadas de luz crescerão vivamente.

Falta de Nutrientes

A má gestão da distribuição correta de adubos para a roseira pode comprometer a mesma e deixa-la morrer mais brevemente, com folhas amarelas se tornando cada vez mais comum.

Para identificar uma planta que está ficando com folhas amarelas devido à falta de nutrientes, bastante verificar as ramificações, ou veias, da folha, pois se estiverem escuras e saudáveis, indica-se que a roseira não está recebendo nutrientes o suficiente, pois as veias estão colhendo os nutrientes apenas para subsistência.

Considerações Finais Sobre As Roseiras Com Folhas Meladas E Amarelas

A melosidade não se apresenta com tanto afinco nas folhas das roseiras, mais ainda assim é plausível de acontecer, como em quaisquer outras plantas, mas essas folhas meladas aparecem com mais frequência em plantas babosas, cujas propriedades apresentam muita mais água que as roseiras, por exemplo.

Assim como as razões para que as folhas fiquem amarelas, que são inúmeras, e tudo deve ser observado de perto, pois nem sempre uma folha amarela quer dizer que ela está doente, pois às vezes ela simplesmente pode estar velha, enquanto ao mesmo tempo ela pode estar carecendo de luz, e não de água.

Ter uma roseira exige constante atenção, e é por isso que nós temos um acervo incrível de artigos para ajudar todos os criadores de roseiras a criar as melhores roseiras possíveis. Com isso em mente, aproveite para acessar mais artigos nossos que tratam sobre as roseiras:

 

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *