Home / Natureza / Roseiras: Como Fazer Mudas? Qual A Melhor Lua?

Roseiras: Como Fazer Mudas? Qual A Melhor Lua?

Afinal, qual o propósito em se ter umas roseiras e várias mudas de rosas? Bem, isso vai do gosto da pessoa, que pode usar as roseiras para ornamentar e enfeitar a casa, assim como usar fora de casa para criar um jardim lindo que enche os olhos de vida.

Muitas pessoas que pensam em fazer um jardim, recorrem às plantas e flores mais bonitas a serem utilizadas, para garantirem aspectos de cores e formas ideais, e então essas pessoas vão excluindo aquelas flores que são muito sensíveis, que não irão sobreviver e assim por diante.

É nessa seleção que as roseiras aparecem como uma opção extremamente viável, já que são flores extremamente belas e resistentes, garantindo beleza e vigor ao ambiente em que estão inseridas, bastando pequenos cuidados diários para que mesma venha a atingir sua plenitude e dar muitas outras mudas.

As roseiras podem ser compradas prontas, mas os valores podem ser bem salgados, e por isso é importante saber como fazer mudas e criar o próprio roseiro, já que essa não é uma atividade difícil e que exigirá altos investimentos.

Hoje nós iremos falar sobre como é criar uma roseira e como fazer mudas, além de discutir o melhor período lunar para que as mesmas possam se desenvolver de forma mais completa.

Já conhece nossos outros artigos sobre rosas e roseiras aqui no site Mundo Ecologia?

Aproveite e confira:

Como Eliminar Pragas Em Roseiras
Jardim Pequeno Com Mini Rosas
Como Plantar Mudas De Rosas Em Vasos?
Nomes De Rosas Com Fotos
Tipos de Rosas E Espécies Representativas
Rosas Exóticas: Nomes e Fotos
A Rosa De Cem Pétalas

Aprenda A Fazer Muda De Rosa: Passo A Passo

Fazer Muda De Rosa
Fazer Muda De Rosa

Método De Muda Por Estaquia (recebe esse nome porque é feita a partir de pedaços em forma de estaca retirados do caule das rosas, já que as mesmas não possuem raízes).

Passo 1:

Antes de tudo, é preciso saber se você quer ter a muda no solo ou em um vaso, e assim preparar esse solo para receber a muda para formar a roseira.

Esse solo deve ser um solo rico e afofado, com fundo que propicie a drenagem da água, pois caso contrário, a água ficará acumulada e roubará todo o oxigênio do solo, levando as flores à morte.

Essa terra precisará de pequenas camadas de compostos orgânicos, que podem ser encontrados em floriculturas, chamados por compostos enraizadores, que é um fertilizante que irá estimular as raízes a se desenvolverem melhor.

Esse composto enraizador pode ser feito de forma orgânica também, onde lentilha e casca de banana podem ficar em água por 30 minutos, cuja água será utilizada para servir como recipiente das raízes.

Juntamente com o passo número 1, você precisará escolher o local adequado para plantar a roseiras, especialmente se for direto no solo, pois as rosas precisam de local com incidência de sol e bastante presença de sombras.

Passo 2:

Podando Roseira
Podando Roseira

Para criar uma roseira com as rosas que você deseja, você precisará utilizar partes de um rosa saudável, onde haverá a necessidade de cortar o caule dessa rosa, depois picotá-lo em pedaços de 10 cm, remover folhas e espinhos e então enterrar esses pedaços do caule, que devem estar verdes e úmidos por dentro, na terra.

Um detalhe de extrema importância é que você deve remover os espinhos com delicadeza para não ferir o caule, e deixar os galhos mais superiores intactos, sem a necessidade de removê-los, para que assim haja melhor captação de luz e água no processo de desenvolvimento da rosa.

Passo 3:

Apesar de haver só terra, haverá necessidade de rega constante, variando 100 ml duas vezes ao dia. Se a área for muito seca, o solo precisará ser regado constantemente, sem exageros para não criar poças.

Regando Roseira
Regando Roseira

Passo 4:

Dentro de algumas semanas, pequenos brotos surgirão, e os mesmos precisam ser estimulados através da rega, da exposição ao sol matutino e vespertino, com sombras nos períodos de sol intenso.

Após os brotos vigorarem, basta aguardar alguns meses (cerca de 4 ou 6 meses) para que belas rosas comecem a brotar, formando seu roseiro ideal.

Qual A Melhor Época Para Criar Muda De Rosa? Melhor Lua Para Criar Muda de Rosa Existe?

Para muitas pessoas, quando se fala em lua ideal, a ideia é de que a lua venha a influenciar de maneira espiritual ou de maneira supernatural sobre a terra, fato esse que não possui base científica.

A lua, assim como o sol, é essencial para a vida dos organismos no planeta Terra, pois a mesma exerce função de refletir o calor e a luz solar durante um período de ausência do mesmo, além de possuir forte influência sobre a gravidade, que está intrinsicamente relacionada ao movimento de toda a água que paira no planeta.

Dependendo da posição da lua, as plantas ficam mais aptas ou menos aptas a captação da mesma.

Afinal, qual fase da lua é a fase ideal para criar mudas de rosas? A minguante, a Nova, a Crescente ou a Cheia?

Cada fase da lua possui 7 dias, e como as plantas respondem a essas semanas de estágios da lua? Acompanhe conosco e descubra mais sobre esse assunto!

A fase minguante da lua, que se apresenta de forma menos intensa sobre a terra, a água demonstra não ser consumida com vigor pelas plantas, já que a gravidade não exerce tanta influência como em outras fases. Essa fase é boa para tubérculos, que são as raízes, e não para as rosas que crescem para cima, e não para dentro da terra.

A fase da lua nova é indicada para fazer as mudas das rosas porque ela influencia a movimentação da água no solo, incentivando assim o crescimento dos brotos.

A lua crescente começa a exercer mais influência sobre a terra e sobre a água, sendo indicada, exclusivamente, para a poda das rosas, com o intuito de fazê-las ficarem mais alongadas e mais expostas, abrindo de maneira mais evidente e ficando mais resistentes e grossas.

A lua cheia é a lua ideal para as roseiras, pois as mudas de rosas irão sofrer uma forte influência, sendo instigadas a se desenvolverem mais rapidamente.

A germinação das rosas demonstra ser mais eficaz com a lua cheia, dando origem a flores mais resistentes.

Veja também

Animais Estranhos Encontrados Recentemente

Soa um pouco estranho falar sobre animais encontrados recentemente, quando parece que o ser humano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *