Home / Natureza / Curiosidades Sobre A Raposa E Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre A Raposa E Fatos Interessantes

Existe cerca de 40 espécies de raposas no mundo inteiro, exceto pela Antártida, não obstante as raposas-falsas distribuídas pela América do Sul.

As raposas consideradas verdadeiras, fazem parte do gênero Vulpes, da família dos Canidae, onde a raposa-vermelha é o tipo de raposa mais comum. Das raposas verdadeiras, apenas 12 compõe o grupo, sendo o resto as raposas-falsas.

As raposas falsas são chamadas de raposas devido ao fato de se assemelharem fisicamente e terem comportamentos parecidos com as raposas-verdadeiras.

Somente a raposa-vermelha possui cerca de 47 subespécies, e isso indica que elas estão fora de extinção, pois sua reprodução e distribuição são bem nítidas.

Alguns Países no mundo, principalmente na América do Norte e na Europa, liberam temporadas de caça às raposas, pois elas se reproduzem em um número muito alto, e podem ser consideradas uma espécie invasora em determinados locais.

Na família dos Canidae, a raposa é um canídeo pequeno quando comparado a outros membros, como os lobos ou as hienas.

Inclusive, o menor canídeo existe no mundo é a Raposa-do-Deserto ou Feneco.

Para que você saiba mais sobre as raposas, confira tudo sobre elas em nosso site.

Fatos Interessantes Sobre A Raposa

A raposa é um animal muito sociável, e pode se comportar como um cachorro se for domesticada. Inclusive, na Eurásia em geral, principalmente na Rússia, é muito normal que pessoas tenham as raposas como animais de estimação.

Elas também possuem as medidas iguais a de um cachorro de porte-médio, chegando a pesar até 15kg, no máximo. O menor exemplar da raposa foi citado anteriormente, que é o feneco, não chega a superar as medidas de um gato doméstico, por exemplo.

A raposa-do-deserto é comumente vendida como animal de estimação e até mesmo na Europa muitas pessoas possuem essa espécie como pets.

A raposa é um animal altamente adaptável, podendo virar em florestas densas ou encostas de montanhas e até mesmo em regiões desérticas.

Desde que haja alimentos por perto e um lugar para a mesma cavar um buraco para se esconder, a raposa pode viver durante anos em um mesmo ambiente.

Os buracos que a raposa cava sempre são em forma de túnel, com saída e entrada, dessa forma elas conseguem evadir facilmente de ataque depredadores.

Informações Importantes Sobre A Raposa

A raposa, como dito anteriormente, é muito sociável, e isso pode ser demonstrado, também, pelo fato delas sempre viverem em grupos, chamada muitas vezes de raposadas.

Elas são muito ligadas aos membros de suas famílias e dificilmente se separam, onde os filhotes permanecem perto de seus pais, os irmãos ficam juntos, independente de idade, e raposas mais velhas ficam também na presença de raposas novas.

A raposa é um mamífero carnívoro, e possui hábitos noturnos, na maioria das vezes, o que indica que elas passam o dia inteiro dormindo em tocas ou troncos ocos.

Porém, em áreas em que não há um número significativo de predadores, é comum que as raposas andem e cacem também durante o dia.

Os olhos da raposa brilha bastante durante a noite, e isso indica que elas possuem uma visão tão boa quanto aos dos felinos.

Apesar de serem canídeos, as raposas possuem bastante características de felinos, como a visão e astúcia, dando grande saltos para pegar presas ou frutas e também sendo extremamente veloz na corrida e em seus reflexos.

A raposa é um animal omnívoro, o que significa que elas comem variados tipos de comida, não se abstendo a apenas uma dieta, como os carnívoros ou os herbívoros.

Confira Algumas Curiosidades Sobre as Raposas

A raposa pode comer qualquer animal que seja de pequeno porte, e se alimenta exclusivamente de roedores, pois são mais fáceis de serem predados.

Compõe a alimentação da raposa, os seguintes animais: rato, suricate, tatu, cágado, castor, esquilo, peixe, caranguejo, galinha, ovos, filhotes, grilos, aranhas, cobras, corujas, pássaros em geral, filhotes de pássaros e de qualquer outro animal.

Entretanto, a raposa pode até mesmo comer cobras e aves, principalmente corujas, que possuem hábitos noturnos, período esse em que a raposa prefere caçar.

As raposas só caçam outros animais quando há escassez de frutas, por exemplo, pois é muito mais comum que elas comam frutas do que outros animais.

Em regiões costeiras, a raposa pode comer qualquer tipo de peixe e de crustáceo.

Na escassez de comida, elas podem comer até mesmo restos de animais em decomposição ou ir para áreas habitadas por pessoas para revirar latas de lixo.

Quando satisfeita, a raposa procura um buraco para dormir e descansar, e também é comum ver que a raposa esconde seus alimentos que sobram debaixo de folhas ou carregam, quando possível, para suas tocas.

Não Deixe de Conferir Esses Aspectos Exclusivos da Raposa

Diferentemente de outros canídeos, a fêmea não costuma marcar território quando está no período de acasalamento, mas chama os machos através de uivos.

Após formar um casal, o macho e a fêmea fazem um ninho dentro de suas tocas para botarem os filhotes, e o macho irá assegurar a toca e a alimentação da prole e da fêmea, até essa poder sair e caçar também.

Esse fato faz com que a raposa seja considerada um animal monogâmico, isto é, terão apenas um parceiro para o resto da vida.

A expectativa de vida da raposa é bem curto quando comparado com outros canídeos, principalmente os cachorros, pois elas podem viver apenas cerca de 3 a 5 anos na natureza.

Confira as espécies e gêneros da raposa:

Espécie: Cerdocyon thous

Genus: Lycalopex

  • Lycalopex culpaeus (Raposa-andina)
    Raposa-Andina
    Raposa-Andina
  • Lycalopex fulvipes (Raposa-de-Darwin)
    Raposa-de-Darwin
    Raposa-de-Darwin
  • Lycalopex griséus (Raposa-cinzenta-Argentina)
    Raposa-Cinzenta-Argentina
    Raposa-Cinzenta-Argentina
  • Lycalopex gymnocercus (Graxaim-do-Campo)
    Graxaim-do-Campo
    Graxaim-do-Campo
  • Lycapolex sechurae (Raposa-de-Sechura)
    Raposa-de-Sechura
    Raposa-de-Sechura
  • Lycalopex vetulus (Raposa-do-Campo)
    Raposa-do-Campo
    Raposa-do-Campo

Espécie: Otocyon megalotis

Genus: Urocyo

  • Urocyon cinereoargenteus (Raposa-cinzenta)
  • Urocyon littoralis (Raposa-das-Ilhas)

Genus: Vulpes

  • Vulpes bengalensis (Raposa-de-Bengala)
    Raposa-de-Bengala
    Raposa-de-Bengala
  • Vulpes cana (Raposa-Afegã)
    Raposa-Afegã
    Raposa-Afegã
  • Vulpes chama (Raposa-do-Cabo)
    Raposa-do-Cabo
    Raposa-do-Cabo
  • Vulpes corsac (Raposa-das-Estepes)
    Raposa-das-Estepes
    Raposa-das-Estepes
  • Vulpes ferrilata (Raposa-do-Himalaia)
    Raposa-do-Himalaia
    Raposa-do-Himalaia
  • Vulpes lagopus (Raposa-do-Ártico)
    Raposa-do-Ártico
    Raposa-do-Ártico
  • Vulpes macrotis (Raposa-do-Deserto)
    Raposa-do-Deserto
    Raposa-do-Deserto
  • Vulpes pallida (Raposa-Pálida)
    Raposa-Pálida
    Raposa-Pálida
  • Vulpes rueppellii (Raposa-de-Rüppel)
    Raposa-de-Rüppel
    Raposa-de-Rüppel
  • Vulpes velox (Raposa-Veloz)
    Raposa-Veloz
    Raposa-Veloz
  • Vulpes vulpes (Raposa-Vermelha)
    Raposa-Vermelha
    Raposa-Vermelha
  • Vulpes zerda (Raposa-do-Deserto)
    Raposa-do-Deserto
    Raposa-do-Deserto

Veja também

Qual é a Importância dos Fungos Para a Medicina?

Os fungos incluem centenas de espécies que são de tremenda importância econômica para o homem. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *