Home / Natureza / Gengibre Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Gengibre Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

O gengibre é um alimento que vem ganhando cada vez mais visibilidade pelas pessoas que gostam de consumir produtos naturais que apresentam diversos benefícios para o funcionamento do corpo, já que é exatamente isso que ele faz.

Dessa forma, está se tornando cada vez mais comum vermos pessoas comprando gengibre nos mercados e nas feiras para as mais diversas finalidades, que vão desde as estéticas até mesmo finalidades medicinais da planta pode ter.

Apesar disso, a verdade é que ninguém sabe tantas informações assim sobre o gengibre, e a maioria das pessoas apenas usa essa planta porque ela está sendo muito indicada por toda a internet para as mais diversas finalidades.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira descontraída sobre algumas curiosidades e fatos interessantes sobre o gengibre para que você aprenda mais sobre essa planta sem precisar de textos científicos muito complexos. Continue lendo para entender exatamente como essa planta é!

Origem do Gengibre

Como já dissemos anteriormente, o gengibre está se tornando cada vez mais famoso e consumido ao longo de todo o país, principalmente após ele ter se tornando famoso por toda a internet ao descobrirem que ele é um excelente alimento para aumento da imunidade do corpo.

Por essa razão, é comum que as pessoas acreditem que o gengibre é uma planta tipicamente brasileira, nascido em nosso território e consumido pelos nativos desde os primórdios do nosso país e da humanidade que habitava aqui.

Porém, a grande curiosidade com relação a essa planta é justamente o fato de que na verdade ela não é nativa do Brasil, e nem mesmo da América, mas sim de outro continente muito distante da gente: a Ásia.

O Consumo do Gengibre
O Consumo do Gengibre

Como já dissemos anteriormente, o gengibre está se tornando cada vez mais famoso e consumido ao longo de todo o país, principalmente após ele ter se tornando famoso por toda a internet ao descobrirem que ele é um excelente alimento para aumento da imunidade do corpo.

Por essa razão, é comum que as pessoas acreditem que o gengibre é uma planta tipicamente brasileira, nascido em nosso território e consumido pelos nativos desde os primórdios do nosso país e da humanidade que habitava aqui.

Porém, a grande curiosidade com relação a essa planta é justamente o fato de que na verdade ela não é nativa do Brasil, e nem mesmo da América, Marcinho de outro continente muito distante da gente: a Ásia.

A Mangarataia

Caso você leia os nossos textos com frequência, com certeza já percebeu que sempre explicamos a diferença entre o nome popular de um ser vivo e o seu nome científico. Nesse caso, é claro que o gengibre possui apenas um nome científico assim como todos os outros seres do mundo. 

Porém, a grande verdade é que dentro do Brasil ele possui mais de um nome popular, o que é extremamente comum já que temos uma variação de idioma muito grande dentro de nosso país, principalmente por conta de toda a sua extensão e variedade cultural.

Mangarataia - Nome Popular
Mangarataia – Nome Popular

Nesse caso, estamos falando de maneira mais específica sobre a região Nordeste do paí, já que é exatamente lá que o gengibre recebe uma nomenclatura diferente do resto do país. Isso porque na região Nordeste essa planta é conhecida popularmente como Mangarataia.

Dessa forma, caso você viaje para outros estados da região nordeste e queira comprar um gengibre, é interessante que você se lembre dessa diferença de chamado popular para acabar não confundindo o vendedor ou até mesmo se confundindo ao se deparar com a planta no mercado com outro nome.

Classificação do Gengibre

Classificar os alimentos entre raízes, vegetais, leguminosas e outras coisas pode ser uma tarefa muito difícil caso você não saiba exatamente quais são as características típicas de cada uma dessas classificações, o que é extremamente comum. 

Nesse caso, o gengibre pode ser considerado um vegetal na grande maioria das vezes, mas a verdade é que biologicamente falando ele possui uma outra divisão que é ainda mais forte na hora de classificar esse alimento. 

Isso porque o gengibre pode ser classificado na verdade como uma raiz, assim como outros alimentos parecidos com ele que consumimos no dia a dia, como por exemplo a mandioca que também é uma raiz.

Dessa maneira, é ainda mais interessante consumir essa raiz caso você precise justamente dos nutrientes que apenas as raízes podem oferecer para o seu corpo, e é exatamente por isso que o gengibre é considerado tão benéfico para o nosso corpo e tão diferente de todos os outros alimentos que temos disponíveis atualmente no mercado.

Portanto, agora você já sabe exatamente como classificar o gengibre entre todas essas classificações que confundem a maioria das pessoas, e é interessante que você passe esse conhecimento adiante para que todos saibam disso.

Agridoce

Como já dissemos anteriormente o gengibre possui diversas finalidades e uma delas é justamente a culinária. Nesse caso, esse alimento é tão versátil que até mesmo dentro da culinária ele pode ser considerado versátil, isso porque ele pode ser utilizado tanto para fazer alimentos doces quanto para fazer alimentos salgados.

Nesse caso, é interessante notar que ele também é uma excelente planta para se fazer pratos agridoces, o que mais uma vez comprova a sua origem no continente asiático, já que na Ásia os pratos agridoces são muito mais comuns do que na América do Sul.

Dessa maneira, podemos dizer que o gengibre é o ingrediente perfeito para quem está buscando uma experiência gastronômica diferente, além de ser extremamente saudável e apresentar diversos benefícios quando consumido com frequência. Que tal fazer um prato especial utilizando esse ingrediente?

Logo, essas são algumas curiosidades e fatos interessantes que você muito provavelmente ainda não sabia sobre o gengibre. Você já sabia alguma delas ou aprendeu todas agora com nosso artigo? Conte para a gente!

Quer aprender ainda mais sobre o gengibre que vem dando o que falar nas redes sociais nos últimos tempos? Ótimo, pois aqui sempre temos artigos de muita qualidade para você! Por essa razão, confira aqui mesmo em nosso site: Para Que Serve o Gengibre com Limão?

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *