Home / Natureza / Amendoim Preto: Características, Nome Científico e Fotos

Amendoim Preto: Características, Nome Científico e Fotos

O amendoim preto é nativo da América do Sul e pode ser encontrado em diversos países do continente. Possui o nome científico de Arachis hypogaea e é considerada uma leguminosa muito consumida no continente latino-americano. Confira suas características, como cultivar e forma de consumo do amendoim.

Características do Amendoim Preto

O amendoim preto é cultivado há pelo menos dois mil anos em países como Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai e também é conhecido como “cacahuete negro”. Alguns historiadores destacam que esse tipo de amendoim pode ter sido usado pelos escravos africanos como uma espécie de afrodisíaco natural. É um alimento muito rico em proteína e pode ser consumido in natura, torrado e em diversos tipos de doces.

O amendoim cresce em um arbusto que se desenvolve sob o solo e costuma não se adaptar bem em climas muito frios. Podem ser plantados em vasos e necessitam de muito sol para apresentar os primeiros frutos.

Como Plantar Amendoim Preto

Utilize um solo arenoso e com muita matéria orgânica para plantar os amendoins. Lembre-se de plantar as sementes com pelo menos quinze centímetros de distância entre uma e outra e capriche na rega durantes as primeiras semanas. Ao iniciar o florescimento, você deve diminuir o número de regas, já que umidade demais pode gerar vagens vazias.

É indicado que a planta esteja exposta aos raios solares para que possa se desenvolver. Com aproximadamente 120 dias após o plantio das sementes já é possível que apareçam as primeiras vagens. Fique atento para que elas não sejam colhidas prematuramente e ainda verdes.

Retire as vagens e deixe secar por alguns dias em um ambiente ventilado e longe da chuva e da umidade. Depois de aproximadamente quatro dias você pode tirar os amendoins das vagens. Prontinho! Agora é só saborear o amendoim ou utilizá-lo em uma receita bem saborosa.

As sementes do amendoim preto são mais raras, porém, podem ser encontradas em diversos site de compra e venda da internet.

Benefícios do Amendoim

Esse fruto oleaginoso pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Assim como as castanhas, nozes e avelãs, os amendoins possuem grande quantidade de gorduras saudáveis que podem ajudar a proteger o coração.

Ele pode ser benéfico para prevenir doenças como aterosclerose e câncer por possuir nutrientes fundamentais para o desenvolvimento da nossa saúde. Outro ponto positivo do consumo do amendoim é a prevenção do envelhecimento precoce devido aos seus antioxidantes.

Os sais minerais da sua composição podem ajudar a proteger os músculos  e podem ser indicados como fonte de energia para aquelas pessoas que praticam atividades físicas intensas. Paras as grávidas, o consumo de amendoim é liberado já que contém concentrações de ácido fólico, essencial para desenvolvimento saudável do bebê.

Como Consumir o Amendoim

O amendoim é amplamente utilizado na culinária brasileira. Durante as tradicionais festas juninas o que não faltam são pratos que utilizam ele como matéria-prima. Assim, essa oleaginosa possui uma importância relevante na indústria de produção de alimentos, como por exemplo, na produção de óleos.

O amendoim é amplamente consumido em forma de pastas, manteigas ou como tira-gosto podendo ser torrado, cozido e salgado. Afinal, ele combina muito bem com uma cervejinha bem gelada! Além disso, pode compor receitas de doces famosos como o pé de moleque, bolos e outras guloseimas.

Diversas Formas de Consumo
Diversas Formas de Consumo

Ele poder ser também utilizado, ainda, para a produção de uma farinha e de óleos amplamente utilizados em várias receitas. Para os amantes de atividade física intensa, o amendoim é um queridinho pois a sua pasta pode ser combinada com alguns suplementos de proteína. Assim, podemos destacar que o amendoim é um alimento muito versátil e que pode ser utilizado de diversas formas

Os maiores produtores de amendoim no nosso país são os estados nordestinos de: Sergipe, Paraíba, Bahia e Ceará. É um produto que também é cultivado na região sudeste e boa parte da produção é direcionada para a exportação.

Nutrientes do Amendoim

O amendoim é rico em sais mineiras, ácidos graxos, vitaminas, além de proteínas. Ele é usado frequentemente como um substituto da carne em receitas veganas e vegetarianas.

Lembre que esse alimento é bem calórico e apenas 100 gramas de amendoim poder ter mais de 500 calorias. O recomendado pelos nutricionistas é que o consumo não deve passar de um punhado cheio para que não interfira no emagrecimento. Além disso, o amendoim possui fibras que podem ser muito benéficas para quem sofre com prisão de ventre.

Nutrientes do Amendoim
Nutrientes do Amendoim

Algumas pessoas podem apresentar alergia ao amendoim. Caso note algum sintoma ao consumir o alimento, um médico deve ser procurado o mais rápido possível para realizar um diagnóstico mais preciso. Evite a automedicação.

Outro cuidado que deve ser tomado é com o amendoim industrializado, que recebe uma grande quantidade de sal em sua composição. Fique atento e evite o excesso de sódio, já que ele pode contribuir para a retenção de líquidos no corpo. De forma geral, o amendoim é um alimento muito bom para saciar a fome e melhorar o bom humor. Estudos indicam, ainda, que ele possui ação anti-inflamatória, cicatrizante pode ajudar a prevenir a fadiga.

A medicina popular também aponta mais uma utilização do amendoim: uso como afrodisíaco. Não existem estudos que comprovem essa utilizada, mas a sabedoria do povo afirma que ele pode ajudar a melhorar o desempenho sexual.

Mulher Fazendo Dieta com Amendoim
Mulher Fazendo Dieta com Amendoim

Agora que você já conhece todas as propriedades e benefícios do amendoim, que tal incluí-lo na sua dieta? Devido a sua versatilidade você poderá utilizá-lo de formas variadas.

Não esqueça de deixar um comentário nos contando sua experiência com o amendoim, ok?

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *