Home / Plantas / Qual A Produção De Soja No Brasil? Como Ela Veio Pra Cá?

Qual A Produção De Soja No Brasil? Como Ela Veio Pra Cá?

A soja é um dos principais produtos responsáveis pela economia brasileira. É uma planta muito antiga, e hoje é produzida em vários países, e utilizada para diversos fins. Mas, afinal, qual é a produção desse grão aqui no Brasil? E como ela foi trazida para cá? Essa e outras dúvidas você vai esclarecer aqui, confira.

Soja e Suas Origens

A soja tem suas origens na China, mais especificamente de uma região conhecida por Manchúria, no nordeste da China. Ela pertence à família Fabaceae, mesma da lentilha, feijão e ervilha. Seu nome deriva da palavra japonês shoyu e trata-se de um grão, rico em proteínas, vitaminas e sais minerais.

No século XVII, durante os períodos das navegações, o grão foi levado para a Europa, sendo considerado apenas uma curiosidade botânica, presente nos jardins botânicos das cortes. Somente a partir de 1980 a soja veio para a América, nos Estados unidos. Depois, nos anos de 1940 foi levada ao Paraguai e na década de 1950 para México e Argentina. Os primeiros registros de cultivo no Brasil datam de 1882, na Bahia.

Soja no Brasil

Ao ser introduzida no Brasil, em 1882, pelos Estados Unidos, a soja foi estudada por um professor da Escola de Agronomia da Bahia, chamado Gustavo Dutra. Dez anos depois, em campinas, o Instituto Agronômico de Campinas passou a estudar a soja, a fim de cultivá-la.

Na época, a planta não se adaptou as condições climáticas da Bahia, já em São Paulo, apresentaram um melhor desempenho. Entretanto, a soja era usada como forrageira e também na rotação das culturas, não sendo o grão tão valorizado. Inclusive, o grão de soja era destinado a alimentação dos animais, visto que a indústria ainda não o utilizava para nenhum fim.

Somente em 1914, no Rio Grande do Sul, é que a cultura foi introduzida oficialmente no país. Considerada como a região pioneira do cultivo, apenas em 1924 é que foi iniciado o plantio com fins comerciais. Desde essa época até a década de 1970, a região sul do Brasil foi considerada a região com maior produção do país, principalmente no Paraná e no Rio Grande do Sul, que são até hoje grandes produtores.

A partir de 1980, a soja ganhou espaço no cerrado, sendo bastante produzida em Minas Gerais, Mato grosso e Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Maranhão e de Piauí, Tocantins e oeste da Bahia. Assim, essa região se tornou a maior produtora, sendo que até hoje, o Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil.

Produção

Atualmente o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que foi o primeiro país a produzir a soja para comercializar. Além disso, a partir do século XX, a produção expandiu-se de tal maneira que passou a ocupar lugar e grande destaque no mundo dos agronegócios.

Entretanto, dentre os maiores produtores, o Brasil é que mais possui potencial de expansão de cultivo, podendo até duplicar sua produção. Desse modo, o Brasil pode se tornar o maior produtor e exportador de soja do mundo, marco esse que pode ser alcançado ainda na safra 2019/2020, onde o Brasil deve ter um aumento de 5,5% na produção, comparado a safra de 2018/2019.

Hoje, segundo dados da Conab, a produção mundial de soja é de cerca de 362 milhões de toneladas. Dessas, pouco mais de 123 milhões são produzidas nos Estados Unidos e cerca de 115 milhões no Brasil.

No Brasil, os maiores produtores, são:

  • Mato Grosso: produção de 32 milhões de toneladas, em 9.700 milhões de hectares.
  • Paraná: produção de 16 milhões de toneladas, em 5.438 milhões de hectares.
  • Rio Grande do Sul: produção de 19 milhões de toneladas, em 5.778 milhões de hectares.
  • Goiás: produção de 11 milhões de toneladas, em 3.476 milhões de hectares.
    Produção de Soja Pelo Mundo
    Produção de Soja Pelo Mundo

Toda essa produção e a possibilidade de progresso se devem, especialmente aos melhoramentos genéticos feitos no grão de soja. Um exemplo desse trabalho está na Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – que realiza diversas pesquisas tanto do grão como do solo onde é cultivado. Assim, atuam no desenvolvimento de sementes que se adaptam a climas, são imunes a pragas e ainda são mais produtivas.

Utilização Da Soja

A soja é consumida diretamente, principalmente nos países asiáticos, que produzem o grão há mais de três mil anos. No Brasil, cerca de 3,5% da produção é destinada para consumo direto. Do restante, cerca de 7% é usada nas indústrias veterinária, farmacêutica, em adubos, adesivos, revestimentos, plásticos e tintas, mas principalmente na fabricação de produtos alimentícios.

Aproximadamente 49% da produção nacional é destinada a fabricação de farelo e óleo, que são exportados e também usados aqui, principalmente para alimentação animal e humana e também na produção de biodiesel. O restante é exportado in natura, principalmente para China.

Alguns exemplos de produtos feitos com soja são:

  • Óleo de soja
  • Leite de soja
  • Pasta de soja ou missô
  • Lectina de soja
  • PTS (Proteina texturizada de soja)
  • Farinha de soja

Ainda diversas industrias alimentícias realizam testes para criação de novas combinações de alimentos de soja, como o macarrão, por exemplo. Por ser um produto com muita proteína e nutrientes, a soja é considerada um bom alimento, que contribui para a saúde, pois tem grande valor nutricional.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *