Home / Plantas / Alpinia Variegata: Características, Nome Cientifico, Cuidados e Fotos

Alpinia Variegata: Características, Nome Cientifico, Cuidados e Fotos

Alpinia variegata é um gênero de plantas da família zingiberaceae, cultivadas ao ar livre em jardins e dentro de casa.

Alpinia Variegata: Características, Nome Cientifico E Fotos

Alpinia variegata é uma espécie de planta perene nativa da Ásia Oriental. Elas podem crescer de 2,4 a 3,0 m de altura e produzir flores coloridas em forma de funil. Elas são cultivados como plantas ornamentais e suas folhas são usadas na culinária e na medicina tradicional.

Folhas estreitamente elípticas, com até 70 cm de comprimento e 10 cm de largura, ápice acumulado, base de cuneato, glabroso a denso e freqüentemente púberes.

Inflorescente, um aglomerado ou pêndulo floral de até 40 cm de comprimento e 10 cm de largura, estames com 1 a 3 flores, brácteas ausentes, bractéolas amplamente elípticas, 20 a 30 mm de comprimento, hirsuto densamente ferruginoso, branco com ápice vermelho, pedicelos com até 3 mm de comprimento.

Cálice de 15 a 20 mm de comprimento; corola de 40 a 50 mm de comprimento, quase glabra, branca com ápice vermelho; lóbulos de 40 a 60 mm de comprimento, com riscas amarelas com pequenos estames laterais vermelhos.

As flores têm periantos brancos ou rosa com lábio amarelo com manchas e listras vermelhas. Possui três estames, mas apenas um possui pólen. A fruta é globosa com muitas estrias. Sob condições típicas, atinge 1,2 a 2,4 m de altura no jardim e 0,91 a 1,22 m de altura, como planta interna.

Alpinia Variegata: Usos E Cuidados

Alpinia variegata é melhor cultivada em um meio rico em umidade, que umedece solos bem drenados em pleno sol em sombra parcial. A sombra é recomendada à tarde em climas quentes de verão. No interior, a planta deve ter condições de luz e umidade brilhantes. A floração ocorre raramente antes do segundo ano.

Suas flores rosa individuais, especialmente quando estão em brotamento, lembram conchas do mar. As folhas longas das folhas dessa planta ainda são usadas para embrulhar o Zongzi. Em Okinawa, Japão, ela é conhecida no dialeto local como sannin ou no japonês como getto.

Suas folhas são vendidas como chá de ervas e também são usadas para macarrão e embrulhar bolos de arroz mochi. Seu chá possui propriedades hipotensoras, diuréticas e anti-úlceras. A decocção das folhas foi usada durante o banho para aliviar a febre.

As folhas e rizomas demonstraram ser eficazes contra as enzimas do HIV-1, e também demonstraram efeitos antidiabéticos por inibições da formação de produtos finais de glicação avançada. Além disso, foram relatadas atividades antioxidantes de diferentes partes de alpinia variegata.

Como Cuidar De Alpinia Variegata

Alpinia Variegata no Jardim
Alpinia Variegata no Jardim
  • Localização: em climas amenos, você pode estar ao ar livre, tanto em pleno sol quanto em meia sombra; por outro lado, se ocorrerem geadas, será melhor instalá-lo em ambientes fechados, em uma sala com muita luz natural e protegida contra correntes de ar.
  • Rega: frequente no verão e um pouco mais escassa no resto do ano. É aconselhável regar cerca de 3 vezes por semana durante os meses quentes e 1 a 2 vezes por semana o resto.
  • Solo ou substrato: deve ser fértil e ter boa drenagem. Se você quiser tê-lo no jardim, é conveniente misturar o solo com 20% de perlita; por outro lado, se você optar por usar um vaso, use um substrato de cultura universal misturado com 20% de perlita e 10% de fertilizante orgânico, como húmus de minhoca ou estrume.
  • Fertilização: durante toda a estação de crescimento (primavera e verão), deve ser pago com fertilizantes orgânicos líquidos, como o guano, seguindo as instruções especificadas na embalagem.
  • Poda: para que fique sempre bonita e evite a proliferação de fungos e outros problemas, deve-se cortar folhas secas e flores murchas.
  • Multiplicação: por divisão, na primavera.
  • Rusticidade: suporta até -1ºC, desde que pontuais e de curta duração.

Resumão De Descrição E Cuidados Para Alpinia Variegata

https://www.youtube.com/watch?v=0XoZPwzhJUc

É uma planta com folhagem densa de folhas grandes e lanceoladas, dispostas alternadamente e oposta ao longo do caule. Em um ambiente natural, pode crescer até 3 m de altura, enquanto na estufa pode reduzir sua altura pela metade. As flores são pequenas e agrupadas em cachos no final do caule, que são combatidos com o seu peso.

Eles são perfumados e cerosos, branco ou rosa, com uma garganta laranja e bordas amarelas com toques dourados. A floração ocorre a partir do segundo ano de vida. A fruta é uma cápsula globular vermelha, semelhante a lanternas com uma grande abundância de sementes no interior.

Alpinia variegata é uma planta excepcional de beleza incomparável. Pode ser encontrada em jardins ornamentais, jardins e plataformas. Precisa de um solo rico em matéria orgânica, úmido e com boa drenagem. A rega deve ocorrer a cada 2 dias no verão e de 4 a 5 dias no resto do ano. Use água da chuva ou sem cal.

É sensível ao frio, portanto, você precisa de proteção se a temperatura cair para 0°C. Não é capaz de suportar o frio abaixo de 10°C. O tempo de transplante é na primavera. O fertilizante deve ser durante a primavera e o verão com um fertilizante guano na forma líquida, desde que sejam seguidas as instruções do fabricante. E então, uma vez por mês, o resto do tempo.

Pode ser plantada em um local ensolarado, embora exija algumas horas de sombra (especialmente na parte central). Quando tem uma altura importante, é necessário colocar algumas guias nas hastes para que elas permaneçam eretas. As guias protegerão contra o perigo do vento forte que pode danificá-lo.

Para sua reprodução, o rizoma da planta pode ser dividido ou tirar proveito dos novos rebentos. Tendo um relacionamento com o gengibre, o rizoma tem um certo aroma nessa raiz. É espalhada por meio de sementes ou divisão de rizoma que é feita na primavera e depois plantada no local final.

Gênero Alpinia E Suas Variedades

O gênero alpinia é formado por mais de 200 espécies de plantas rizomatosas, nativas das regiões tropicais da Ásia. As principais espécies são: alpinia purpurata, alpinia zerumbet (sinonímia de alpinia variegata), alpinia speciosa, alpinia galanga, alpinia officinarum.

Não há muita riqueza de dados sobre as espécies do gênero, mas esperamos que tenha agradado o leitor com o pouco de informação que conseguimos reproduzir aqui. Deixe abaixo qualquer comentário ou nova informação que considerar pertinente.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *