Home / Plantas / Fruto da Alamanda, Sementes: Benefícios, Usos e Onde Encontrar

Fruto da Alamanda, Sementes: Benefícios, Usos e Onde Encontrar

Allamanda é um gênero da família apocynaceae, nativo da América Central e da América do Sul. São arbustos, com folhas enroladas ou opostas, persistentes. As flores infundibuliformes (em forma de funil) podem ser amarelas, lilás, arroxeadas, rosa alaranjadas ou creme esbranquiçadas. Conheçamos um pouco das características e cuidados básicos para esta planta cada vez mais valiosa para fins ornamentais de escalada.

Alamanda Descrição: Frutos, Sementes E Onde Encontrar

De todas do gênero, allamanda cathartica é a mais conhecida, um arbusto nativo da América do Sul tropical e amplamente cultivado para ornamentação nos trópicos. Nas Índias Ocidentais é conhecido, entre outros nomes, como allamanda amarela ou liana de leite. Em Reunião (país latino americano), além do termo allamanda, é chamado comumente de trombeta copo de ouro ou monette.

É um arbusto que desenvolve ramos longos e sem pêlos, de cor púrpura invariavelmente. Todas as peças contêm um látex branco cáustico. As folhas sempre verdes são dobradas triplas ou quádruplas. São lanceoladas para obovar e têm até 20 cm de comprimento. A allamanda floresce o ano todo. O principal interesse da planta reside em sua brilhante floração em grandes trombetas amarelas com 12 cm de diâmetro.

As flores serão seguidas por frutas em cápsulas espinhosas. A corola do funil é um amarelo brilhante muito proeminente, com um tubo de 2 a 5 cm, sem abaulamento na base. Os 5 lóbulos arredondados e refletidos estão aninhados no sentido anti-horário. A fruta é uma cápsula espinhosa, zoocórica. Aparece apenas em um ambiente muito quente.

Este arbusto é nativo do Brasil e das Guianas. Cresce em ambientes muito ensolarados e úmidos. É uma planta ornamental cultivada em todos os países tropicais. A planta inteira contém um látex cáustico branco, que pode causar diarreia se ingerido.

As folhas contêm triterpenos esterificados, plumericina, isoplumericina, ácido ursólico, β-amirina e β-sitosterol. As raízes contêm lactonas iridoides (allamandin, allamandicin e allandin) e lactonas triterpenas (fluvoplumeirine, plumericin, etc). A flor contém flavonoides (quercetina e kaempferol).

Fruto Da Alamanda: Benefícios E Usos

Na Colômbia, o látex foi usado como emético e vermífugo. Em Cuba, a infusão das folhas serviu como emético e purgativo. A planta inteira é fotodinâmica; causa irritação na pele e é cáustico para os olhos. A ingestão causa náusea, vômito e ressecamento da boca.

O extrato de raízes e folhas causa hipotensão em gatos. Allamanda exibe atividade antileucêmica. O extrato aquoso de allamanda facilita a cicatrização de feridas.

Sementes Allamanda: Cuidado E Cultivo

Allamanda é uma planta de crescimento vigoroso que pode crescer até vários metros. É usado para formar sebes espetaculares, manchadas com lindas flores amarelas brilhantes. O cheiro que liberta é frutado e delicado.

A planta não tolera sombra, geada, solo sujo ou alcalino. Além dessas restrições, é uma planta robusta que cresce rapidamente nas condições certas. Corte, é preciso ainda para lhe conferir mais força.

Allamanda agora está espalhada em todas as áreas tropicais do globo. É frequentemente visto ao longo das estradas ou usado para cobrir superfícies ou paredes do piso. Em algumas áreas, é até considerada uma planta invasora e prejudicial (por exemplo, no estado de Queensland, na Austrália).

Manutenção: muita rega leve e frequente (2 a 3 vezes por semana) com água não calcária. Eventualmente, pulverize a folhagem durante a estação quente e traga um fertilizante a cada 15 dias. Em áreas temperadas, o inverno protege contra geadas, reduz a frequência de rega e poda antes de retornar da estação quente.

Plante-a bem ao abrigo do sol, aos pés de uma parede que restaurará o calor da noite. O solo deve ser bem drenado, mas fértil e levemente ácido, porque esta planta não gosta de solos calcários. A semeadura é outro método de propagação praticado na primavera em uma mini estufa aquecida a 21°C.

As sementes são semeadas em uma mistura de solo composta de quantidades iguais de areia e turfa. Durante o tempo decorrido desde a semeadura das sementes de laxante allamanda até a germinação, a temperatura do solo deve ser mantida em cerca de 25 graus, deve ser pulverizada e aerada regularmente. Sob tais condições, as sementes germinam em cerca de um mês e meio.

Não negligencie a rega em tempos de crescimento, porque é muito ganancioso na água. Crescerá exuberantemente! No outono, pique o pé para proteger a planta do frio. Um tamanho de limpeza pode ser feito no início da primavera para remover madeira morta e caules atrofiados ou doentes.

Resumão Descritivo E Cuidados De Allamanda

Floração: maio a setembro, mas apenas em condições naturais.
Iluminação: a luz do sol.
Temperatura: no verão entre 20 a 25 ºC, no inverno entre 15 a 17 ºC.
Rega: na primavera e no verão abundante, no outono, as regas são gradualmente reduzidas; no inverno, é regada após o solo secar de 3 a 4 cm de profundidade.
Umidade: aumentada. A planta requer pulverização regular. A flor é mantida em um palete com argila molhada ou seixos.
Cobertura: fertilizantes minerais e orgânicos uma vez a cada três semanas durante a estação de crescimento. No período de descanso não alimente.
Período de descanso: do final do outono ao início da primavera.
Fertilização: na primavera: plantas jovens em todos os anos, quando adultos apenas conforme necessário, a cada 2 ou 3 anos.
Rolamento: A planta precisa de apoio, que é colocada em uma panela durante o transplante. Pode ser um arco ou uma escada.
Substrato: 2 partes de solo arborizado, 5 partes de húmus, parte de turfa, areia e turfa.
Corte: No final da estação de crescimento, os rebentos da planta são cortados pela metade. No período de crescimento ativo, remova regularmente brotos fracos.
Reprodução: sementes quase lignificadas e mudas de caule.
Pragas: nematodes, moscas brancas, pulgões e ácaros.
Doenças: podridão do caule e raízes.
Propriedades: allamanda tem suco tóxico. Cuidado! O suco da planta allamanda é mesmo tóxico! Depois de trabalhar com esta planta, você deve lavar as mãos com água e sabão. Existe um grande risco de que o suco caia sobre a pele durante o transplante e a reprodução da allamanda.

Existem 15 espécies de Allamanda , assim nomeadas por Linnaeus em homenagem ao médico e botânico suíço Dr. Frederic-Louis Allamand (1735-1803), que visitaram a Guiana no início do século XVIII.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *