Home / Plantas / Quais São as Vitaminas da Romã? O Que Ela Tem de Bom?

Quais São as Vitaminas da Romã? O Que Ela Tem de Bom?

A romã é um fruto com muitas propriedades nutricionais e benéficas para o nosso corpo, cheia de vitaminas e que deveria ser bem consumida. Porém não exageradamente para evitar complicações, afinal, por mais benefícios que ela traga também trás contra-indicações.

Quais são as Vitaminas da Romã?

A romã é uma fruta típica do período de inverno que contém nutrientes importantes, como cálcio, ferro, potássio e vitamina C. Graças ao seu sabor doce com uma nota dura, presta-se bem à preparação de vários pratos, doces e salgados. É rico em antioxidantes e vitaminas, além de cálcio e água, o que o torna particularmente hidratante e desintoxicante. Mas quais são todos os benefícios e contra-indicações da romã? Vamos descobrir juntos no seguinte artigo.

A romã é rica em antioxidantes, vitamina C (uma fruta contém quase 20% das necessidades do homem adulto), vitamina K , potássio , carboidratos e gorduras. A romã também é rica em outros minerais, incluindo ferro, cálcio e magnésio.

Uma romã tem apenas 65 calorias por 100 gramas, é por isso que é um alimento particularmente recomendado para dietas de baixa caloria, não apenas pela pequena quantidade de calorias, mas também por seus excelentes valores nutricionais.

O que a Romã Tem de Bom?

A romã não é apenas uma fruta muito doce e excelente para comer, mas tem muitas propriedades e benefícios para todo o corpo, por dentro e por fora. Mas quais são todas as propriedades benéficas da romã? Vamos descobrir juntos.

A romã é conhecida por suas propriedades anticâncer: graças à grande quantidade de polifenóis e taninos, a romã desempenha uma poderosa ação preventiva contra o aparecimento de tumores, inibindo a proliferação de radicais livres. Estudos recentes mostraram efeitos contrastantes contra o câncer de mama e próstata.

Além disso, as antocianinas presentes no suco de romã têm uma ação protetora contra os raios UV prejudiciais, as principais causas do câncer de pele.

Os nutrientes presentes na romã protegem a saúde do coração: O suco de romã tem propriedades anticoagulantes e ajuda a reduzir o risco de aterosclerose. Essa propriedade também é útil como prevenção de doenças cardiovasculares.

O consumo diário de suco de romã ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue, promovendo a formação de colesterol HDL e melhorando a saúde geral do sistema cardiovascular.

Propriedades para o sistema digestivo: O suco de romã ajuda a combater náuseas, constipação e combater parasitas intestinais, como o verme solitário. Com as sementes picadas, uma decoção é preparada para ajudar a combater a diarreia e cólicas abdominais. Além disso, o suco de romã é útil em caso de falta de apetite em adultos e crianças.

Propriedades para pressão: A romã ajuda a manter o sangue com a fluidez correta, favorecendo a circulação sanguínea correta. O consumo regular de suco de romã ajuda a regular a pressão alta e, assim, reduzir o risco de ataques cardíacos, coágulos sanguíneos e derrames.

Propriedades para menopausa: O suco de romã também é útil contra os sintomas da menopausa, aliviando ondas de calor, estados depressivos e fortalecendo o sistema esquelético. Além disso, o suco de romã também é útil para acalmar os sintomas da síndrome pré-menstrual.

A romã é muito rica em antioxidantes: Os antioxidantes têm uma ação protetora nas células, bloqueando a proliferação de radicais livres, os responsáveis diretamente pelo envelhecimento celular e pelo aparecimento de células cancerígenas. Além disso, os antioxidantes impedem o acúmulo de colesterol ruim nas artérias.

Chá de Romã

Propriedades purificadoras: O suco de romã é uma excelente bebida purificadora, graças às vitaminas e minerais presentes. Para aproveitar os benefícios de suas propriedades purificadoras, é necessário consumir pelo menos n copo de suco de romã por dia.

Propriedades para os rins: Graças às suas propriedades purificadoras, a romã libera os rins e o trato urinário dos resíduos e toxinas que se acumulam nos alimentos, no ar, na água e no estresse. Graças a essa propriedade, a romã evita o aparecimento de patologias renais e infecções urinárias.

Propriedades para o sistema imunológico: A abundância de vitamina C contida na romã faz dele um alimento perfeito para fortalecer o sistema imunológico. No caso de resfriados, gripes, infecções virais e bacterianas, o consumo de romã fresca pode contribuir para a cura e prevenir futuros surtos.

Propriedades contra a doença de Alzheimer: Estudos recentes mostraram que beber regularmente um copo de suco de romã ajuda a prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer. Isso se deve à ação anti-inflamatória e antioxidante que a romã exerce sobre o corpo, principalmente nos tecidos conjuntivos.

Propriedades cosméticas: A romã, graças à sua capacidade de promover a circulação sanguínea, ajuda a melhorar a aparência da pele, tornando-a mais jovem. Isso ocorre porque contribui para a regeneração celular promovendo o reparo tecidual.

Além disso, graças ao alto teor de antioxidantes, a romã diminui o processo de envelhecimento celular e reduz o aparecimento de rugas e manchas típicas do envelhecimento. O suco de romã é excelente para o tratamento da pele com acne e é útil contra a pele oleosa.

Como Consumir a Romã?

Para aproveitar totalmente as propriedades da romã, a melhor coisa a fazer é consumir o feijão fresco ou pressionado à mão.

Muitas vezes se pergunta como descascar a romã corretamente, e a resposta é mais simples do que se pode imaginar: aperte levemente a fruta ainda fechada para que os grãos sejam removidos da parte branca, corte ao meio e bata no fora com uma colher. Desta forma, os grãos cairão de seus assentos sem nenhum esforço.

A romã é usada na preparação de diferentes pratos: seu sabor doce, com uma nota ligeiramente azeda, combina bem com os primeiros pratos, pratos de carne ou peixe e, é claro, sobremesas de todos os tipos.

Com os grãos de romã, você pode preparar deliciosas batidas para serem consumidos no café da manhã ou como um lanche nutritivo, perfeito também para as crianças: basta misturar os grãos com um pote de iogurte natural, adicionar uma colher de chá de mel ou xarope de agave e está feito.

A romã presta-se bem acima de tudo na preparação de cuscuz, quinoa e risoto: seu sabor doce combina perfeitamente com queijos maduros, como queijo parmesão ou gorgonzola.

Com a romã, você pode preparar pratos principais de carne e peixe: o agradável sabor ligeiramente amargo do feijão é perfeito para preparar deliciosas vieiras com limão, enquanto o suco de romã pode ser usado para molhar o peixe durante o cozimento.

Os grãos e o suco de romã também são excelentes para a preparação de bolos, como sobremesas de geleia de romã e sobremesas com colher, como creme de caramelo, pudim e pudim.

Caso contrário, até o chá de ervas da romã é uma bebida perfeita para apreciar plenamente esta fruta e desfrutar de suas propriedades: basta deixar o feijão em infusão e filtrar a bebida.

Veja também

História da Flor Ave do Paraíso, Origem da Flor e Fotos

Flores. São sempre sinônimo de muita beleza e cor! Uma das flores mais exóticas, diferentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *