Home / Natureza / Leite de Bananeira pra que serve?

Leite de Bananeira pra que serve?

Um dos papeis que temos ao escrever matérias para um blog é trazer à tona aprendizados humanos cultivados ao longo dos anos. Este aprendizado popular vem se perdendo gradativamente no mundo moderno, mas é algo que tentarei auxiliar a essa cultura não ser esquecida, e para isso, começarei com um o seguinte: Leite de bananeira para que serve?

Utilização de Plantas como Prática Medicinal

Por um longo processo passado através de anos, todo o processo de cura para os humanos era centrado na utilização de plantas medicinais, no entanto, a partir da segunda metade do século XX, a história mudou de rumo e com isso, passou a diminuir consideravelmente a credibilidade e aceitabilidade sobre a eficácia das plantas medicinais, primeiro ocorrendo em âmbito científico e posteriormente, ocorrendo o mesmo com a população.

Nos tempos atuais, a utilização dos fitofármacos vem sendo impulsionada junto com o estudo de plantas medicinais, com a diferença de que agora embasados com técnicas de pesquisa, além do ditado popular. Mas como aqui não tratarei de remédios industrializados, falarei apenas do que vem da natureza! Isso pode inclusive ser caracterizado como uma tendência ao resgate do conhecimento e da utilização das plantas.

Mas, e o Leite da Bananeira Para que Serve?

Essa é uma questão interessante, pois toda a bananeira em si, tem suas particularidades medicinais, de forma que cada componente dela pode tratar inúmeros problemas de saúde. Mas com relação ao leite da bananeira, ou a seiva da bananeira, ele possui características singulares para cicatrização de lesões.

A utilização do leite da bananeira é uma prática comum em processos de castração de animais, isso pelo fato deste produto ter efeitos coagulantes, o que impede hemorragias após a castração, no caso dos animais. Claro que a sua utilização não é realizada apenas em animais, mas também em seres humanos, a diferença é que para nós, o leite da bananeira serve como remédio fitoterápico cicatrizante de ferimentos e úlceras diversas.

A seiva, ou leite da bananeira, possui substâncias coagulantes, cicatrizantes e também anti-inflamatórias, devido a isso, a sua utilização popular comprova os resultados e provando que a sua utilização é possível, e não um mito. Com base científica, o que posso afirmar agora é que a bananeira contém uma substância com alto teor de concentração que é o tanino, o qual é responsável pelos efeitos coagulantes.

Além do leite da bananeira ter essas propriedades coagulantes, ela pode ser utilizada também para o controle da diarreia. Para esse segundo caso, o leite da bananeira precisa ser ingerido, o que não deve ser feito puro! Vou explicar melhor…

Para a ingestão do leite da bananeira, é necessário que o mesmo seja diluído em água, onde a proporção seria de uma colher de café da seiva da bananeira pra um copo de água. Após a adição da seiva na água, você mexe bastante e depois ingere o liquido, o qual não tem um gosto muito agradável, porém, é bastante eficaz.

Agora que tratamos sobre a seiva da bananeira que por sinal, ainda pode ser conhecida como nódoa, que tal vermos outras partes e suas ações medicinais?

A Bananeira e suas Ações Medicinais

A bananeira em si, é uma farmácia completa para aplicações medicinais, todas as suas partes possuem propriedades que nos ajudam de alguma forma no combate a doenças ou mesmo ferimentos! ? Vejamos abaixo as partes e suas utilizações:

  • A seiva – Quando diluída em água, ela apresenta um excelente resultado contra diarreias, além de acelerar o processo de cicatrização. Além disso, ela pode ser empregada em casos de histeria, epilepsia, lepra, febre, hemorragias, disenterias, hemorroidas, picadas e mordidas de insetos, dentre outros tipos de animais.
  • As flores da bananeira – Apresenta potente ação no controle da hiperglicemia, podendo ser utilizada como suplemento alimentar para diabéticos. Apresenta uma moderada ação bactericida, além de também poder ser utilizada para fazer compressas para queimaduras e outros problemas de pele e também pode ser usada para tratamento de bronquites.
    Flores da Bananeira
    Flores da Bananeira
  • As folhas da bananeira – possui atividade bactericida contra muitos micro-organismos, além de também atuar contra vermes intestinais.
    Folhas da Bananeira
    Folhas da Bananeira
  • A raiz da bananeira – Esta pode ser utilizada para casos de desordem digestiva, disenteria, além de outras doenças.
    Raiz da Bananeira
    Raiz da Bananeira
  • Os frutos verdes – estes podem auxiliam no controle de diarreias infantis. Elas aumentam significativamente o processamento de gorduras no fígado, reduzindo os índices de colesterol e triglicérides, além disso, elas aumentam o nível de insulina no sangue e estimulam o fígado a fixar a glicose na forma de glicogênio, auxiliando no tratamento da diabetes. Outra utilidade é com relação a atividade protetora da mucosa do estômago, evitando úlceras e auxiliando a cicatriza-las mais rapidamente.
    Banana Verde
    Banana Verde
  • Os frutos maduros – O consumo de fruto da bananeira pode controlar a pressão arterial e evitar que ela se eleve. O fruto é rico em Triptofano, o qual é convertido em serotonina no organismo. Outro ponto a favor é que possui ação antialérgica.
    Banana Madura
    Banana Madura
  • Pseudocaule ou haste – assim como outras partes da bananeira, o seu suco auxilia no tratamento da diabetes. Neste ponto, quando associado a uma planta indiana, chamada Varuna, ele apresenta alta capacidade no tratamento de cálculos renais, diminuindo significativamente as pedras, facilitando a passagem e reduzindo a dor. Ele possui ação protetora do fígado e seu extrato apresenta a capacidade de estancar sangramentos. Uma observação a ser levantada é com relação a Varuna, a qual não é encontrada com facilidade no Brasil.
    Pseudocaule da Bananeira
    Pseudocaule da Bananeira
  • A casca da banana – ela possui alto valor nutricional, sendo ela rica em minerais. Ela apresenta ação moderada no controle da arteriosclerose. Ela também possui ação diurética. E em casos específicos, como em associação com cascas de romã e de laranja, apresenta um efeito protetor contra disfunções da tireoide.
    Casca da Banana
    Casca da Banana
  • Rizoma – o extrato do rizoma é capaz de controlar sensivelmente a quantidade de açúcar no sangue e também reduzir a morte dos espermatozoides em casos de pessoas com diabetes. Com relação ao seu extrato alcoólico, ele pode reduzi o colesterol no sangue.

Com isso encerro mais este artigo, no qual exponho um pouco sobre o uso medicinal do leite da bananeira e dos demais compostos dela. Acredito que umas das funções que eu tenho quando se trata de criar conteúdo aqui é de abordar assuntos que possam auxiliar você a entender sobre problemas na natureza, mas não é só isso, também temos que manter vivas as crenças antigas inclusive quando se trata de saúde e temos na natureza tudo o que precisamos. Espero que tenha gostado e até o próximo artigo! ?

Veja também

Cultivo de Agerato no Vaso

Como Cultivar Agerato em Vaso de Apartamento?

Você já se deparou com a beleza das exóticas flores do agerato? Neste artigo, tire …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *