Home / Natureza / Alface Crespa Repolhuda: Como Plantar e Classificação Científica

Alface Crespa Repolhuda: Como Plantar e Classificação Científica

É muito interessante notar a grande variedade de seres vivos existente na nossa natureza, e o melhor de tudo isso é que essa variedade não existe apenas no reino animal, mas em todos os outros, inclusive o reino vegetal.

Pode não parecer e você pode até não saber dessa informação, mas quando falamos sobre alfaces, a quantidade existente de espécies da mesma planta é gigante. Existe a alface americana, a alface crespa, a alface lisa, a alface crespa repolhuda…

Portanto, neste artigo iremos focar de forma direta na alface crespa repolhuda. Explicaremos ao longo dele informações como melhor época de plantio, como plantar, quais são os cuidados necessários e muito mais.

Classificação Científica da Alface Crespa Repolhuda

Reino:  Plantae
Clado: Angiospérmicas
Clado: Eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Lactuca
Espécie: L. sativa

A alface crespa repolhuda se trata de uma angiosperma, isso significa que ela apresenta sementes, flores e frutos. As angiospermas são as plantas mais completas e complexas do reino Plantae, por isso, podemos dizer que elas estão mais distantes das plantas mais simples, que são as briófitas.

O Reino Plantae

Antes de falarmos mais especificamente sobre a alface crespa repolhuda, é interessante que a gente discuta um pouco mais sobre o reino ao qual ela pertence, o reino Plantae.

O reino Plantae é formado por cerca de 300 mil organismos com hábitos em sua maioria autotróficos fotossintetizantes (ou seja, obtém energia por meio do processo de fotossíntese) que apresentam cloroplastos em seu corpo.

Basicamente, o reino Plantae é formado por plantas que se multiplicam por meio da reprodução assexuada, sendo que essas plantas podem ser divididas em briófitas, pteridófitas e angiospermas de acordo com o seu grau de evolução.

É importante e interessante citarmos que as plantas possuem uma grande dependência de água, isso significa que elas praticamente não conseguem viver sem água (claro que algumas necessitam de mais e outras de menos), assim com ocorre com o ser humano.

Portanto, a alface crespa repolhuda se encaixa nesse reino grande e colorido, dividindo espaço com muitas outras plantas tão complexas quanto ela e até menos complexas, inclusive outras alfaces de outras espécies.

Época de Plantio da Alface Crespa Repolhuda

Caso você esteja pensando em plantar a alface crespa repolhuda, saiba que pode começar a colocar seus planos em ação hoje mesmo! Isso porque a alface crespa repolhuda pode ser plantada em qualquer época ao decorrer de todo o ano.

Isso significa que não importa em qual região você vive e qual é o clima do momento em sua cidade, a alface crespa repolhuda pode ser plantada agora mesmo e ela crescerá muito bem como em qualquer outra época do ano.

A única diferença é que durante a época do verão (por conta da temperatura mais quente) ela tem um ciclo de crescimento mais rápido, sendo cerca de 70 dias. Enquanto isso, durante a época de inverno (por conta da temperatura mais fria) ela tem um ciclo de crescimento mais lento, sendo cerca de 90 dias.

Isso com certeza se dá por conta da maior atividade de fotossíntese durante o verão, já que a planta precisa da luz do sol para crescer e se desenvolver, assim como necessita da água da chuva para distribuição de nutrientes.

Portanto, a alface crespa repolhuda pode ser plantada em qualquer época do ano, em todos os meses; porém, ela tende a crescer de forma mais rápida durante a época do verão.

Como Plantar a Alface Crespa Repolhuda

Agora que você já sabe que a alface crespa repolhuda pode ser plantada em qualquer época do ano, é de suma importância que você saiba como plantá-la da forma correta e quais são os materiais necessários para que a planta consiga crescer rápido e com saúde.

Antes de tudo, saiba que as sementes da alface crespa repolhuda apresentam coloração branca e a cor das folhas é verde-clara, sendo que cada folha poderá chegar a medir entre 25cm e 35cm na hora da colheita (geralmente a alface crespa repolhuda cresce mais durante a colheita do verão).

Portanto, siga o passo a passo a seguir para conseguir ter um lindo pé de alface crespa repolhuda no fim do processo:

Materiais Necessários:

  • Sementeira com profundidade de 1cm;
  • Regador;
  • Sementes;
  • Terra;
  • Água;
  • Adubo de esterco;
  • Canteiro.

Modo de Fazer:

  • Coloque de 2 a 3 sementes em cada uma das cédulas da sementeira já com terra dentro;
  • Irrigue diariamente as sementes durante a noite ou de manhã;
  • Continue regando por cerca de 7 dias;
  • Quando a planta já tiver crescido cerca de 10 centímetros, tire-a da sementeira;
  • Prepare um canteiro com adubo de esterco;
  • Coloque as mudas com um espaçamento de 30 cm entre uma e outra;
  • Molhe diariamente ( apenas uma vez).
    Semente de Alface Crespa Repolhuda
    Semente de Alface Crespa Repolhuda

Pronto! Se você fizer esse processo no verão, depois de 70 dias já poderá fazer a colheita. Se o processo for feito durante o inverno, depois de 90 dias a colheita já poderá ser feita normalmente.

É importante notarmos também quais são as temperaturas ideais para o plantio das sementes. A temperatura mínima deve ser 4°C e a máxima 29°C, por fim, a temperatura ótima é de 24°C e isso significa que a essa temperatura ela cresce o máximo possível, já que é a melhor para o seu sistema.

É muito importante entender bem sobre uma planta antes de decidir plantá-la em um canteiro, todo esse cuidado é para que o plantio corra bem e você tenha uma linda muda no fim, afinal, esse é o objetivo que todos têm ao plantar uma pequena semente e cuidar dela até seu crescimento.

Mas agora você já sabe todas as informações necessárias sobre a alface crespa repolhuda para que ela cresça saudável e seja plantada da forma correta, tudo o que você precisa são os materiais necessários que citamos e muita paciência para que ela cresça saudável e bonita!

Se interessou pelo processo de plantio, quer fazer uma horta e quer aprender a plantar outros tipos de mudas com a gente? Então, nós te ajudamos! Encontre mais informações sobre plantio agora em: Como Plantar Girassol – Dicas de Manutenção

 

Veja também

Árvore Chorão Verdadeiro: Como Plantar E Cultivar

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre uma das espécies de salgueiros, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *