Home / Natureza / Como é Formado o Solo Humífero?

Como é Formado o Solo Humífero?

O solo é a fina camada de material que cobre a superfície da terra e é formado a partir do intemperismo das rochas. São compostos principalmente de partículas minerais, materiais orgânicos, ar, água e organismos vivos — todo o qual interage lento, mas constantemente.

A maioria das plantas obtém seus nutrientes do solo e é a principal fonte de alimento para humanos, animais e pássaros. Portanto, a maioria das coisas vivas na terra depende do solo para sua existência.

O solo é um recurso valioso que precisa ser cuidadosamente gerenciado, pois é facilmente danificado, lavado ou explodido. Se entendermos o solo e o manejarmos adequadamente, evitaremos destruir um dos elementos essenciais do nosso meio ambiente e nossa segurança alimentar.

O Perfil do Solo

Como os solos se desenvolvem com o tempo, as camadas (ou horizontes) formam um perfil do solo. A maioria dos perfis de solo cobre a terra como duas camadas principais — solo superficial e subsolo.  Os horizontes do solo são as camadas à medida que você desce pelo perfil do solo. Um perfil do solo pode ter horizontes fáceis ou difíceis de distinguir.

A maioria dos solos exibe 3 horizontes principais:

Um horizonte — solo rico em húmus onde nutrientes, matéria orgânica e atividade biológica são mais altos (ou seja, a maioria das raízes de plantas, minhocas, insetos e microrganismos são ativos). O horizonte A é geralmente mais escuro que outros horizontes por causa dos materiais orgânicos.

Horizonte B — subsolo rico em argila. Este horizonte é frequentemente menos fértil que o solo superficial, mas contém mais umidade. Geralmente tem uma cor mais clara e menos atividade biológica do que o horizonte A. A textura pode ser mais pesada que o horizonte A também.

Horizonte C — rocha subjacente intemperada (a partir da qual os horizontes A e B se formam).
Alguns solos também têm um horizonte, o que consiste principalmente em lixo vegetal que se acumulou na superfície do solo.

As propriedades dos horizontes são usadas para distinguir entre solos e determinar o potencial de uso da terra.

Fatores Que Aafetam a Formação do Solo

O solo se forma continuamente, mas lentamente, a partir do colapso gradual das rochas através do intemperismo. O intemperismo pode ser um processo físico, químico ou biológico:

  • Intemperismo físico: Quebra de rochas a partir do resultado de uma ação mecânica. Mudanças de temperatura, abrasão (quando as pedras colidem umas com as outras) ou geada podem causar a quebra das rochas;
  • Intemperismo químico: Quebra de rochas através de uma mudança na sua composição química. Isso pode acontecer quando os minerais dentro das rochas reagem com a água, o ar ou outros produtos químicos;
  • Intemperismo biológico: O colapso das rochas pelos seres vivos. Animais cavadores ajudam a água e o ar a entrar na rocha, e as raízes das plantas podem se transformar em rachaduras na rocha, fazendo com que ela se parta.

O acúmulo de material através da ação da água, do vento e da gravidade também contribui para a formação do solo. Esses processos podem ser muito lentos, levando muitas dezenas de milhares de anos. Cinco principais fatores de interação afetam a formação do solo:

  • Material parental — minerais que formam a base do solo;
  • Organismos vivos — influenciando a formação do solo;
  • Clima — afetando a taxa de intemperismo e decomposição orgânica;
  • Topografia — grau de inclinação que afeta a drenagem, erosão e deposição;
  • Tempo — influenciando as propriedades do solo.

As interações entre esses fatores produzem uma variedade infinita de solos em toda a superfície da terra.

Materiais

Os minerais do solo formam a base do solo. Eles são produzidos a partir de rochas (material parental) através dos processos de intemperismo e erosão natural. A água, o vento, a mudança de temperatura, a gravidade, a interação química, os organismos vivos e as diferenças de pressão ajudam a decompor o material de origem.

Os tipos de materiais e as condições sob as quais eles quebram influenciarão as propriedades do solo formado. Por exemplo, os solos formados a partir do granito são frequentemente arenosos e inférteis, ao passo que o basalto sob condições úmidas decompõe-se para formar solos férteis e argilosos.

Organismos

A formação do solo é influenciada por organismos (como plantas), micro organismos (como bactérias ou fungos), insetos, animais e humanos.

À medida que o solo se forma, as plantas começam a crescer nele. As plantas amadurecem, morrem e as novas tomam o seu lugar. Suas folhas e raízes são adicionadas ao solo. Os animais comem plantas e seus resíduos e, eventualmente, seus corpos são adicionados ao solo.

Isso começa a mudar o solo. Bactérias, fungos, vermes e outros quebram o lixo das plantas e os restos de animais e permanece para, eventualmente, se tornar matéria orgânica. Isso pode assumir a forma de turfa, húmus ou carvão.

Clima

A temperatura afeta a taxa de intemperismo e decomposição orgânica. Com um clima mais frio e seco, esses processos podem ser lentos, mas, com calor e umidade, são relativamente rápidos.

A chuva dissolve alguns dos materiais do solo e mantém outros em suspensão. A água carrega esses materiais pelo solo. Com o tempo, este processo pode mudar o solo, tornando-o menos fértil.

Topografia

Topografia do Solo
Topografia do Solo

A forma, comprimento e grau de um declive afeta a drenagem. O aspecto de um declive determina o tipo de vegetação e indica a quantidade de precipitação recebida. Esses fatores mudam a maneira como os solos se formam.

Os materiais do solo são progressivamente movidos dentro da paisagem natural pela ação da água, gravidade e vento (por exemplo, fortes chuvas corroem os solos das colinas para as áreas mais baixas, formando solos profundos). Os solos deixados nas colinas íngremes são geralmente mais rasos. Os solos transportados incluem:

  • aluvial (água transportada);
  • coluvial (gravidade transportada);
  • solos eólicos (transportados pelo vento).

Tempo

As propriedades do solo podem variar dependendo de quanto tempo o solo foi desgastado.

Minerais de rochas são ainda mais desgastados para formar materiais como argilas e óxidos de ferro e alumínio. Um ótimo exemplo é a Austrália, onde há várias degradações causadas, exclusivamente, pelo tempo.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *