Home / Natureza / Como Fazer Sabão Caseiro de Óleo Usado?

Como Fazer Sabão Caseiro de Óleo Usado?

Nem todos possuem maneiras de eliminar o óleo usado na cozinha, você já pensou em fazer sabão caseiro com esse óleo ao invés de jogá-lo fora? 

O sabão caseiro é uma excelente alternativa para quem deseja preservar a natureza e evitar o desperdício. Além disso, economiza dinheiro e reutiliza produtos que seriam descartados. 

Quer saber como fazer um sabão caseiro com o óleo usado? Então continue acompanhando este post, pois aqui vamos mostrar o passo a passo e tudo o que você para produzir sabão sem sair de casa. Confira! 

Sabão Caseiro com o Óleo Usado: Passo a Passo

Chegou a hora de aprender a fazer sabão caseiro! É muito simples e você necessitará de apenas alguns ingredientes. É fundamental seguir o passo a passo de acordo, pois qualquer desvio já pode prejudicar toda a produção. 

Você pode produzir a quantidade que desejar, tudo depende da sua necessidade e da quantidade de óleo usado que você possui. 

Muitas pessoas preferem o estilo “faça você mesmo” do que já comprar um produto pronto e cheio de substâncias que desconhece, por isso, decidem fazer seu próprio produto, gastando pouco dinheiro e com o mesmo rendimento. 

A seguir vamos mostrar o passo a passo da receita de sabão caseiro feito com o óleo de cozinha usado. Para fazer a receita, você precisará dos seguintes itens: 

  • óculos 
  • máscaras
  • luvas

Esses itens são importantes para a sua própria proteção, tendo em vista que estará lidando com substâncias altamente tóxicas e qualquer respingo pode “queimar” ou causar maior prejuízo na sua pele. Por isso fique atento quanto ao manuseio e se possuir algum destes itens, não exite em usá-los. 

Ressaltado os devidos cuidados, vamos agora a receita do sabão caseiro de óleo usado. Os ingredientes são o seguinte: 

  • 1 kg de Soda Cáustica;
  • 5 litros de  óleo usado (coado);
  • 5 litros de água quente;
  • balde grande de material resistente.

Modo de Preparo: 

  1. O primeiro passo é colocar o 1 kg de soda cáustica dentro do balde e, lentamente, despejar a água quente. Nesse momento, é importante movimentar o líquido com uma colher para que a soda cáustica seja totalmente dissolvida; 
  2. O próximo passo é adicionar os 5 litros de óleo. Lembre-se que é de extrema importância que ele já esteja coado, além disso, os movimentos com a colher para movimentar o líquido devem continuar. Isso evita que o líquido, vulgo sabão, fique coalhado;  
  3. Quando notar que o líquido está ficando pastoso e cada vez mais sólido, é hora de despejá-lo nas formas para obter o molde que deseja. Você pode utilizar formas de plástico, metal cobertos por papel manteiga;
  4. Despeje e espere por cerca de 24 horas até o sabão caseiro endurecer. Depois disso, ele está pronto para ser utilizado.

Lembre-se de colocar o sabão caseiro em alguma embalagem ou pote que possua tampa, não é indicado que fiquem expostos ao ar livre.

Outro fator que merece atenção, também é o uso da soda cáustica, essa que é totalmente nociva a saúde e qualquer respingo pode causar sérios prejuízos, por isso fique atento ao manusear essa substância. 

Mas afinal, para que serve o sabão caseiro feito de óleo usado? Confira abaixo para quais finalidades você pode utilizá-lo! 

Sabão Caseiro de Óleo Usado: Para que Serve?

O sabão caseiro tem a mesma função de um detergente normal. A diferença é que ele é produzido em casa e não possui determinados compostos químicos. Ele pode ser utilizado na limpeza em geral, desde louças e objetos domésticos. 

Eliminar o óleo usado pode ser uma dureza para certas pessoas, já que não é em todo lugar que existem o dispensadores de óleo usado. E de maneira alguma ele deve ser jogado na pia da cozinha, pois mistura com a água e prejudica e contamina todo o sistema de água. Por isso a consciência ambiental das pessoas é fundamental. Ao invés de jogar fora o óleo, faça um sabão caseiro e fique um bom tempo sem precisar comprar detergentes ou determinados produtos de limpeza. 

Você pode utilizá-lo também para limpar o chão, a louça, o fogão, móveis. Ele deixa tudo brilhando e é uma ótima alternativa para quem se preocupa com o meio ambiente.

Veja abaixo quais são os principais benefícios de você produzir sabão sem sair de casa. 

Quais são os Benefícios de Fazer Sabão Caseiro?

Fazer sabão caseiro é um costume antigo e muito utilizado. Não à toa, pois a série de benefícios que ele proporciona é grande, confira alguns deles:  

Nunca Mais Compre Detergente

Detergente e Sabão Caseiro de Óleo Usado
Detergente e Sabão Caseiro de Óleo Usado

Uma leva de sabão caseiro pode durar um bom tempo de acordo com a quantidade que você produzir. Ao fazer sabão caseiro, você não precisará mais ficar indo ao supermercado comprar detergentes ou outros produtos de limpeza. 

O sabão caseiro é muito eficiente e altamente indicado para quem deseja se livrar dos detergentes. E como consequência disso, o próximo benefício.

Economize Dinheiro

Ao deixar de comprar detergente, você economiza um bom dinheiro que eventualmente gasta na compra. Não apenas o detergente, mas outros produtos de limpeza podem ser substituídos pelo sabão caseiro. 

Ele é muito bom para limpar azulejos, pisos, louças, fogões e tudo mais. Elimina as sujeiras com a mesma eficiência de outros produtos e ainda não pesam no nosso bolso. 

Preserve O Meio Ambiente

Sabão Caseiro Fatiado
Sabão Caseiro Fatiado

Preservar o meio ambiente é um dever de todos, porém, infelizmente poucas pessoas possuem a consciência disso. Ao deixar de jogar fora o óleo usado e reutiliza-lo, você elimina qualquer possibilidade desse óleo entrar em contato com a água e contaminá-la.

 A natureza agradece quando deixamos de jogar garrafas PETs, plásticos, óleos, latas e outras sujeiras no meio ambiente. A educação ambiental é fundamental por isso, conscientiza as pessoas e ensina-as a utilizarem determinadas substâncias.

Reutilize, produza e preserve para uma vida mais saudável e em harmonia com os outros seres vivos. A reciclagem seletiva de lixo também é uma ótima alternativa para evitar o acúmulo de lixo e preservar a natureza. 

Com o sabão caseiro, você traz benefícios tanto para o meio ambiente, quanto para o seu bolso. Está esperando o que para produzir sabão caseiro com óleo de cozinha usado? 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *