Home / Natureza / Soja Benefícios Musculação e Ganho de Massa Muscular

Soja Benefícios Musculação e Ganho de Massa Muscular

O mundo dos alimentos naturais é muito amplo e engloba diversas possibilidades para quem deseja os mais variados objetivos com eles. Dessa forma, a partir de alimentos naturais é possível fazer com que o corpo vá para, praticamente, qualquer direção. Se a intenção for ganhar massa, se for perder peso ou até mesmo ganhar gordura, o certo é que os alimentos de origem natural podem ser muito úteis.

Portanto, cada vez mais esse tipo de alimento tem sido utilizado em conjunto com séries de treinamentos sofisticadas, para aumentar e acelerar os passos das pessoas rumo aos seus objetivos. Assim, essas substâncias são a base para a produção de diversos suplementos alimentares, que fazem exatamente o mesmo efeito da substância natura, embora de forma mais ou menos intensa, a depender do suplemento em questão.

Mais recentemente, uma cultura muito utilizada por quem deseja ganhar massa muscular tem sido a boa e velha soja, que pode, se bem empregada, maximizar os ganhos de massa de qualquer pessoa.

Assim, a proteína de soja tem sido muito buscada por quem deseja ganhar massa, de forma a atuar em conjunto com um esquema de treinamentos rígido e controlado. Logo, a soja possui benefícios claros em relação a suplementos industriais, por exemplo, já que, por ser natural, é muito menos agressiva com o organismo. Vale lembrar que muitos dos suplementos podem aumentar bastante o risco de desenvolvimento de problemas renais, por exemplo, sendo necessário aumentar a ingestão de água.

De toda maneira, é interessante notar como a soja acaba por ter efeitos colaterais menos perigosos; além disso, a soja não aumenta os níveis de testosterona nos homens, o que é bastante positivo, visto que esse efeito colateral por vezes pode ser um grave problema para a grande maioria das pessoas.

Portanto, de uma maneira geral a soja já faz parte da vida de quem deseja ganhar massa muscular de maneira mais acelerada, sendo uma ótima opção natural para aqueles que não querem se arriscar no mundo dos suplementes alimentares.

Como a Soja Ajuda a Ganhar Massa Muscular

A soja, como já apontado, é muito boa quando se trata de auxiliar o ganho de massa muscular. Contudo, para entender as razões disso, antes é necessário entender a composição química da soja. No caso, a soja possui cerca de 45% da sua composição em proteínas, 20% em lipídios e 35% em carboidratos.

Além disso, a soja também possui quantidades generosas de minerais importantes para todo o funcionamento do corpo, como ferro, cálcio, cobre e zinco, por exemplo, além de muitas vitaminas que tornam a musculação mais eficiente.

Contudo, por mais que a soja seja uma campeã em muitos nutrientes essenciais à vida humana, o foco, quando se trata de ganho de massa muscular, está nas proteínas que o grão possui. Nesse caso, quase 50% da composição da soja se faz com proteínas, o que transforma esse alimento em um dos mais eficientes para o aumento de massa.

Isso acontece, também, pelo fato de a proteína de soja apresentar níveis muito baixos de gordura, o que faz desse tipo de proteína algo ainda mais interessante. Contudo, vale lembrar que, para alcançar os resultados objetivados em termos de crescimento da massa muscular, é preciso que a pessoa siga à risca o calendário de treinamentos e, além disso, dê descanso ao corpo na medida certa.

Soja Não Dá Mais Testosterona ao Homem

Muitos dos suplementos mais famosos de todo o Brasil, reconhecidos por ajudar no ganho de massa muscular, são também conhecidos por aumentar a produção de testosterona nos homens.

Contudo, muitas vezes esse simplesmente não é o objetivo, já que o excesso de testosterona pode trazer uma série de malefícios para o homem, como suor excessivo e com cheiro mais carregado, mau hálito e ainda outros efeitos colaterais. Na verdade, além de não alterar os níveis de testosterona no corpo humano, a proteína de soja ainda faz com que o homem se torne menos suscetível a desenvolver o câncer de próstata.

Testosterona
Testosterona

Ademais, a soja ainda é digerida pelo corpo de forma bastante rápida, o que mantém o metabolismo acelerado, algo que pode ser utilizado, se bem direcionado e com a alimentação correta, para o ganho de massa muscular.

Os Mitos da Soja Para o Ganho de Massa Muscular

A soja é uma forte concorrente para os suplementos alimentares, sendo uma opção natural que, sem bem utilizada, pode ter efeitos até melhores do que aqueles vistos nos suplementos. Além disso, a soja ainda causa menos danos colaterais ao corpo humano, algo importante quando se trata de ingestão de qualquer substância. Dessa forma, muitas vezes o que se vê são muitas mentiras e mitos sendo espalhados a respeito da proteína de soja.

Assim, é importante entender quais são esses mitos para acabar com todos eles. Para começar, alguns dizem que a soja não é indicada para quem pratica atividades físicas regulares, o que é uma grande mentira: isso porque, ao adicionar a proteína de soja ao seu pós-treino ou pré-treino, você aumentará as possibilidades de ganho de massa.

Dez Benefícios da Soja Para a Saúde
Dez Benefícios da Soja Para a Saúde

Outra mentira muito propagada é aquela de que a proteína de soja diminui o fluxo sanguíneo do corpo, quando na verdade a soja possui efeito contrário; ao ingerir esse tipo de proteína, o seu coração bombeará sangue de forma mais contínua, o que é muito bom para a melhora do desempenho no treino. Assim, essas são apenas algumas das muitas questões falas que tem sido levantadas a respeito da soja em todo o Brasil.

Experimente a Proteína de Soja

Ainda que você tenha dúvidas quanto á proteína de soja, uma boa opção é experimentar a substância. Dessa forma, você poderá ver, na prática, se o seu desempenho será melhor ou não após iniciar a ingestão da soja.

Além disso, por ser natural, a soja não é invasiva, o que faz com que seja mais simples testar a substância antes de começar, de fato, a utilizá-la de maneira recorrente. Com efeitos colaterais mínimos, o produto pode ser consumido antes ou depois do treino, a depender do que você possui como objetivo.

Veja também

Animais e Plantas

Qual é a Relação entre os Animais e as Plantas?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o ambiente que vivemos, se você gosta de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.