Home / Natureza / Reprodução Do Cervo, Filhotes E Tempo De Gestação

Reprodução Do Cervo, Filhotes E Tempo De Gestação

Os cervos são também chamados de cervídeos, e por mais que muitas espécies venham a ser diferentes, fisicamente falando, a reprodução do cervo, filhote e tempo de gestação é a mesma.

Em alguns casos, dependendo do tamanho do cervo, a reprodução, o filhote e o tempo de gestação podem ser diferentes.

O cervo constitui parte da família dos animais ungulados, isto é, animais que possuem cascos, tal como o cavalo, por exemplo.

Além disso, a família Cervidae é composta por vários tipos de cervídeos ungulados, onde, inclusive, alguns deles não são chamados de cervos, mas sim de alces ou até mesmo de renas.

Para estender essas classificações e discuti-las, nós criamos um artigo específico sobre as diferenças entre alguns cervídeos. Você pode tirar todas as suas dúvidas acessando Diferença Entre Cervo, Alce e Rena.

A família do cervo se distingue, principalmente, entre os machos e as fêmeas, onde apenas os machos possuem chifres ou galhadas, e as fêmeas são os exemplares sem os mesmos, o que torna sua identificação mais fácil.

Entretanto, ainda existe espécies em que a fêmea também possui galhadas, ou seja, não é correto afirmar que só os machos tem galhadas, mas é correto afirmar que os que não tem são fêmeas, e isso só ocorre com as renas.

Dentre os bovídeos, o cervo é o segundo animal maior em quantidade e distribuição, ficando atrás dos bovídeos, como os búfalos, ovelhas, bodes e mais.

Estima-se que exista por volta de 50 espécies de cervídeos espalhadas pelo mundo, entretanto, existe, também, um alguns desacordos sobre a classificação dos cervos, pois segundo a Cadeia de Diversidade Animal da Universidade de Michigan, ainda não existe uma filogenia e taxonomia padronizada para a classificação do cervo.

Conheça Mais Sobre A Reprodução Do Cervo

O cervo se demonstra pato para reprodução após a primeira troca de sua galhada, que é o tempo em que seus órgãos sexuais começam a de desenvolver plenamente, formulando hormônios gonadais.

O ciclo de reprodução dos cervos é a característica que mais varia de espécie para espécie, onde um cervo do pantanal se reproduz em épocas diferentes do que um cervo do cerrado, por exemplo.

O cervo se reproduz a partir do momento em que a fêmea começa a marcar território com sua urina, dessa forma o macho se aproximará e a fêmea terá de escolher o seu parceiro ideal.

Outro aspecto interessante sobre a reprodução do cervo, é o fato de que a família permanece junta, mesmo o macho não sendo monogâmico, isto é, o macho pode se reproduzir com outras fêmeas, caso ele seja o líder do grupo.

Os cervos andam em bandos e o líder é o responsável pela segurança e alimentação dos demais.

Conheça Mais Sobre Os Filhotes Do Cervo

Os cervídeos são animais que podem facilmente entram em extinção, e isso se dá pelo simples fato de que cada fêmea tem apenas um filhote por gestação, onde raramente ocorrem dois filhotes.

A natureza, para auxiliar essa escassez, permite que a fêmea tenha um filhote por ano, e que os machos copulem quantas vezes for possível. Dessa forma se estabelece um equilíbrio.

O filhote do cervo é considerado filhote até seu primeiro ano de idade, pois a partir de então suas gônadas já passam a ser estimuladas.

No começo, é possível distinguir o cervo macho do cervo fêmea através dos órgãos genitais, assim como nos cachorros e gatos, por exemplo, já que o filhote de cervo nasce sem chifres, característica principal que os difere quando adultos.

Ao decorrer do primeiro ano de vida do cervo, o mesmo apresentará pouca firmeza no passo e penas ainda um pouco bambas, e eles vão perder essa característica somente pelo 6º mês de vida.

Assim que o filhote de cervo passa a caminhar com mais segurança, começa a correr com mais velocidade e consegue procurar alimento por conta própria, nos machos, suas galhadas começam a crescer, isto é, a partir do 8º mês de vida do animal.

Conheça O Tempo De Gestação Do Cervo

A fêmea do cervo só consegue ter um filhote por ano pelo fato de que a gestação do mesmo leva cerca de 7 a 9 meses.

O veado-catingueiro, por exemplo, é um cervídeo que possui uma gestação de 7 meses, enquanto um cervo-do-pantanal possui uma gestação de 8 meses e um alce, por fim, possui gestações de até 9 meses.

A variação do tempo de gestação do cervo irá variar nessas pequenas diferenças de tempo, mas em todos os casos, as fêmeas terão apenas um filhote, e o caso de terem tido mais foram considerados raros.

O filhote do cervo é muito vulnerável nos primeiros meses de vida, e grande parte deles são mortos por predadores pelo fato de não conseguirem realizar escapadas ou serem protegidos pelos pais.

No entanto, se o cervo se reproduzir em uma área em que não há muitos predadores, seu número começa a crescer exponencialmente e os mesmos passam a ser considerados uma espécie invasora, precisando ser controlados.

Curiosidades Sobre A Reprodução, Filhote E Tempo de Gestação Do Cervo

  • O cervo é um tipo de animal cosmopolita, pois consegue se adaptar em vários habitats e podem facilmente se reproduzir em qualquer bioma, exceto os mais severos, onde apenas algumas espécies conseguirão ter êxito.
  • O único tipo de cervo que não possui galhadas é o veado-d’água-chinês, ao invés de chifres eles possuem longos caninos.
  • Anualmente, o chifre dos cervos cai e cresce novamente.
  • A gestação do cervo tem muito a ver com o tamanho do animal. As gestações mais longas são as do alce, já que eles também são os maiores da espécie.
  • Antes de se reproduzir, os machos brigam entre si, usando como principal arma as suas galhadas.
  • Quando nascem, os cervos possuem inúmeras manchas pelo corpo, e as mesmas vão desaparecendo quando eles vão crescendo. Essa é uma forma de identificar filhotes.
  • O cervo macho e líder de grupo é o maior responsável pela produção de filhotes, pois o mesmo pode ter quantos filhotes puder durante o decorrer de um ano, e para isso, o mesmo precisa se reproduzir com várias fêmeas diferentes, voltando a repetir o processo anualmente, enquanto seu cargo de líder perdurar.

Veja também

Desobstruir as Vias Aéreas

O Que é Desobstruir as Vias Aéreas?

Uma obstrução das vias aéreas é um bloqueio em qualquer parte das vias aéreas. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *