Home / Natureza / Cervos, Alce e Rena: Diferenças e Semelhanças Entre Eles

Cervos, Alce e Rena: Diferenças e Semelhanças Entre Eles

O cervo (Cervidae), o alce (Alces alces) e a rena (Rangifer tarandus) são animais com várias características em comum, mas ainda assim, possuem diferenças extremamente claras, tanto na aparência quanto na forma que se comportam, ou o habitat onde vivem.

O cervo, alce e rena, fazem parte da família dos cervídeos, e geralmente os cervos são chamados de veados, o que não ocorre com o alce e a rena, pois apenas os cervos possuem um tamanho menor entre os três, mas é muito comum que as pessoas confundam o alce com a rena, pois ambos são muito grandes.

O termo “veado” é aplicado para subespécies de cervídeos pequenos, que são variações do cervo e se parecem entre si, tal como cervo e a corça, por exemplo. Confira alguns cervídeos que são englobados como veados mediante o senso popular:

  • Corça, ou corço – Capreolus capreolus
    Corça
    Corça
  • Taruca, ou guemal – Hippocamelus antisensis
    Taruca
    Taruca
  • Corça-do-oriente – Capreolus pygargus
    Corça-do-Oriente
    Corça-do-Oriente
  • Cervo-sul-andino, ou huemul – Hippocamelus bisulcus
    Cervo-Sul-Andino
    Cervo-Sul-Andino
  • Guaçucatinga, ou veado-catingueiro – Mazama gouazoubira
    Guaçucatinga
    Guaçucatinga
  • Fuboca, ou veado-roxo – Mazama nemorivaga
    Fuboca
    Fuboca
  • Mazamas – Mazama temama, Mazama pandora
    Mazama Temama
    Mazama Temama
  • Bororo, ou veado-mateiro-pequeno – Mazama bororo
    Mazama Bororo
    Mazama Bororo
  • Cambucica, ou veado-anão – Mazama Nana
    Mazama Nana
    Mazama Nana
  • Guatapará, ou veado-mateiro – Mazama americana
    Mazama Americana
    Mazama Americana
  • Guaçupuçu, ou cervo-do-pantanal – Blastocerus dichotomus
    Cervo-do-Pantanal
    Cervo-do-Pantanal
  • Veado-campeiro – Ozotoceros bezoarticus
    Veado-Campeiro
    Veado-Campeiro
  • Pudus – Pudu mephistophiles, Pudu puda
    Pudus
    Pudus
  • Cariacu, ou veado-de-cauda-branca – Odocoileus virginianus
    Cariacu
    Cariacu
  • Veado-mula – Odocoileus hemionus
    Veado Mula
    Veado Mula

Essas variedades são todos cervídeos de gêneros diferentes que compõe o termo “veado”, e apesar do alce e da rena também serem variações de cervídeos, como essas citadas, os mesmos não são caracterizados como veados pelo fato de se distinguirem fisicamente, sendo muito maiores e robustos, além de uma possuírem chifres enormes.

Diferenças Físicas Entre Os Cervos, Alces e Renas

Dentre os cervos, ou veados, o maior deles pode chegar a medir até 1,9 de altura, considerando os chifres, e se entender por a,5 ou 1,9 de comprimento, o que os fazem ser considerados uma espécie de animal de pequeno ou de grande porte.

Em relação ao alces, a diferença é bem maior, como pode ser visto pelas imagens, onde os mesmos alcançam mais de dois metros de altura e pesam quase 1 tonelada, onde comumente chegam a pesar de 700 a 800 kg, sendo as fêmeas mais leves que os machos, mas passando-as durante a gestação.

A galhada do alce é caracterizada por ter forma de concha, e não de gravetos como os cervos, além de serem muitos maiores, mas não parecerem, já que as mesmas parecem regulares devido ao tamanho dos alces.

Dentre os 3 animais, quem tem a galhada mais atraente e diversificada é a rena, que de todos, possui a maior galhada em relação ao tamanho do corpo, onde algumas espécies possuem galhos maiores que o próprio corpo. O formato da galhada das renas também é diferente, não respeitando padrões, o que faz com que seja possível distingui-las de outras espécies de cervos, já que algumas espécies possuem o mesmo tamanho.

O Que O Cervo, Alce e Rena Tem Em Comum Fisicamente? Veja a Semelhança Física Entre As Espécies

Já vimos que o cervo, alce e rena são animais com tamanhos e galhadas diferentes, e popularmente são distinguidos como veados, alces e renas, e que é fácil identificar a diferença entre as espécies através da verificação de suas galhadas, proeminentes em alguns e imperceptíveis em outros.

Mas, afinal, o que o cervo, alce e rena tem em comum? Primeiramente, de todas as espécies de cervídeos, é possível notar que muitos deles não possuem galhada nenhuma, e isso se dá ao fato de serem fêmeas, ou seja, as fêmeas dos cervídeos, seja cervo, alce ou rena, não possuem chifres (ou galhos).

Como pode ser observado nas fotos, os cervídeos que não possuem galhos, são as fêmeas, e talvez haja uma maior confusão na identificação delas, já que não é possível fazer a identificação pela galhada. Entretanto, o alce fêmea é muito parecida com o macho, e por isso não há confusão em relação à ela.

Confira As Semelhanças Na Reprodução e Na Alimentação Do Cervo, Alce e Rena. Eles Comem As Mesmas Coisas?

O cervo, o alce e a rena são cervídeos, o que significa que elas terão muitas coisas em comum. Confira algumas informações sobre a gestação dessas 3 animais.

Para os cervos, os filhotes nascem com cerca de 700g, após a fêmea carrega-los por cerca de 7 meses, dando de 1 a 2 filhotes por gestação, e o mesmo ocorre com o alce, que apesar do tamanho, também leva cerca de 7 meses de gestação e tem 1 ou 2 filhotes por vez. A rena não se diferencia muito, e sua gestação tem o mesmo tempo e a mesma raramente tem mais de um filhote por vez.

Ou seja, em relação à gestação, o cervo, alce e rena possuem o mesmo tempo de gestação e tem a mesma quantidade de filhotes.

Em relação a alimentação, o cervo, alce e rena são todos herbívoros, ou seja, se deleitam comendo pasto, folhas, frutos e hortaliças, mas há uma pequena particularidade com as renas, pois as mesmas, quando há escassez de alimento, pode se alimentar de ovos e até mesmo de peixes.

Apesar De Serem Todos Cervídeos, O Cervo, Alce e Rena Vivem em Ambientes Distintos

Os cervos, ou veados, são animais que vivem em grandes florestas densas de mata fechada, e ao mesmo tempo podem viver nas pradarias e campos abertos, assim como em regiões mais áridas e tundras, desde que o ambiente forneça alimento o suficiente. Os cervos estão presentes em quase todas as partes do mundo, exceto pela Antártida, e por isso encontram-se fora do risco de extinção. Diferentemente do alce e da rena, o cervo não se adapta à climas frios.

Os alces, apesar de viverem em florestas, não são distribuídos tão amplamente quanto os cervos, mas mesmo assim não sofrem com o risco de extinção também, e vivem em regiões gélidas da Europa, como a Noruega, Finlândia e Suécia.

Parecido com o alce, a rena prefere ambientes gélidos, e constantemente são associadas aos polos do planeta, principalmente como sendo puxadoras de trenós, mas as mesmas vivem em regiões como o Norte do Canadá, Alaska, Groenlândia, Rússia e algumas regiões da Europa, assim como os alces, mas lá foram introduzidas e passaram a se reproduzir.

Veja também

Camarão Pistola: Características, Aquário, Pesca e Fotos

O camarão pistola ou Camarão-de-estalo é, na verdade, uma denominação comum aos camarões da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *