Home / Plantas / Cebola no Quarto Para Que Serve?

Cebola no Quarto Para Que Serve?

A cebola (nome científico Allium cepa) é uma planta de bulbo comestível, com sabor agridoce, cheiro forte e picante, amplamente empregada como condimento.

A história de origem deste vegetal remonta ao Afeganistão, Paquistão e Irã, sendo que também houve uma grande participação na alimentação no Antigo Egito, onde também era empregada na arte, medicina e mumificação.

Atualmente, além da culinária, a utilização da cebola tem forte correlação com o aproveitamento de suas propriedades medicinais, e nesse quesito entra a prática de colocar cebola no quarto.

Colocar cebola no quarto é uma prática adotada para aliviar quadros de tosse. Mas será que a técnica é realmente eficaz? Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre essa e outras aplicações terapêuticas da cebola, além de esclarecer as suas dúvidas sobre o tema.

Então venha conosco e boa leitura.

Cebola Classificação Taxonômica

A classificação científica para a cebola obedece à seguinte sequência:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Asparagales

Família: Amaryllidaceae

Gênero: Allium

Espécie: Allium cepa

Cebola Propriedades Medicinais

A cebola possui 90% de água na sua composição, sendo que os 10% restantes concentram os nutrientes e propriedades benéficas.

Entre as vitaminas encontradas, estão as vitaminas do complexo B, essenciais para a melhora da imunidade e bom funcionamento do sistema nervoso; além das vitaminas E e C, as quais possuem importantes propriedades antioxidantes.

Em relação aos minerais e oligoelementos, estão o Magnésio, Potássio, Fósforo, Cálcio, Enxofre, Sódio e outros. A cebola também contém fibras e aminoácidos essenciais.

As propriedades medicinais da cebola são inúmeras, seu poder diurético torna o alimento recomendado para gota, insuficiência renal, hipertensão, pedra nos rins e edema.

Esse poder diurético também torna a cebola uma grande colaboradora das dietas, somado ao seu baixo teor de gordura e açúcar.

Detém propriedades antitrombóticas e hipolipídicas, as quais conferem um efeito cardioprotetor.

Sua contribuição para alívio de tosses e quadros respiratórios está relacionada ao poder expectorante, bactericida e fungicida.

A cebola também possui propriedades depurativas no organismo, auxiliando na remoção de toxinas e fermentos produzidos após o processo de digestão. No entanto, também pode auxiliar pâncreas e vesícula a secretarem as substâncias necessárias.

As contraindicações ao consumo diário de cebola crua direcionam-se a indivíduos com algum grau de sensibilidade gástrica e quadros recorrentes de azia, inchaço ou flatulência.

Por que a Cebola Faz os Olhos Arderem e Lagrimarem?

No momento em que a cebola é cortada, há a quebra de suas células, e reação de ardência nos olhos.

Para entender como esse processo se desenrola, é importante compreender que as células da cebola possuem duas seções, uma delas formada por enzimas chamadas alinases, e a outra formada por sulforetos (ou seja, sulfóxidos de aminoácidos). Ao contato entre as duas camadas, as enzimas decompõem os sulfuretos, resultando na produção de ácido sulfénico. Esse ácido é bastante instável, visto que na sua decomposição produz um gás chamado sin-propanetial-S-óxido. Esse gás é liberado pelo ar, e, ao chegar aos olhos, reage com a água formando uma modalidade fraca de ácido sulfúrico, o qual em contato com as terminações nervosas do olho provoca a irritação. Como estratégia para aliviar esta irritação, as glândulas lacrimais aumentam a sua atividade.

Entre as estratégias para reduzir a liberação do gás encontra-se a prática de descascar as cebolas embaixo de algum fluxo de água ou com as mesmas submersas em água. Molhar as mãos antes de descascar cebolas, também é uma dica válida, uma vez que permite que o gás reaja com a água presente nas mãos, ao invés dos olhos. Outra dica é antes do corte colocar a cebola ou a faca alguns minutos antes do congelador.

Cebola no Quarto Para Que Serve?

Cebola crua cortada é um excelente descongestionante natural. Acredite se quiser, mas ela é capaz de sugar o ar e limpá-lo, absorvendo bactérias, vírus e outros agentes.

Por essa razão, muitos têm adotado a prática de cortar cebola e deixa-las em exposição no quarto, o que se mostra benéfico principalmente para alívio de tosse em crianças. No entanto, a prática só é eficaz caso a tosse seja de natureza alérgica, frequentemente causada or poluição, tempo seco, poeira. Nos casos de tosse resultante de infecções respiratórias, recomenda-se utilizar a cebola nas apresentações de cataplasma (papa medicamentosa), chá, xarope ou suco.

Logo, a cebola no quarto serve para alívio de tosses de natureza alérgica. A recomendação é cortá-la em 4 partes, colocadas em um pratinho. Caso o quarto seja grande, aconselha-se dispor o prato próximo à criança; para quartos pequenos, qualquer espaço conveniente pode ser utilizado.

E Como a Cebola Pode Aliviar Tosses de Natureza Infecciosa?

Chá Morno de Cebola e Alho
Chá Morno de Cebola e Alho
  • Chá morno de cebola e alho aumenta a resposta imunológica e tem efeito expectorante. Para prepara-lo, basta colocar duas xícaras de água (total de 500 ml para ferver), e após a fervura coloca-la em uma jarra com 1 alho cru e ½ cebola picada. Deixar repousando durante 20 minutos, coar e consumir 2 vezes ao dia (ao acordar, e ao deitar);
  • Cataplasma de cebola é uma excelente alternativa de aproveitamento de seus componentes voláteis. Para o preparo, basta adicionar uma cebola picada em ½ litro de água, deixar ferver até que amoleça, coar, envolver em um pano e aplicar durante 10 minutos antes de dormir;
  • Xarope de cebola e mel reduz a inflamação da garganta e limpa as vias respiratórias, aliviando a congestão. Basta picar uma cebola em lâminas finas e depositá-las em um pote de vidro, cobrindo-as com 4 colheres de mel, e deixando em repouso durante 10 a 12 horas. Finalizado o processo, o consumo do xarope deve ser de 2 a 3 colheres por dia;
  • Suco de cebola e limão, misturando-se meia parte de cada um, pode ser consumido na quantidade de duas colheres a cada três horas. Este suco ajuda a aliviar quadros de inflamação, congestão e tosse

*

Agora, que você já sabe qual a finalidade terapêutica relacionada à prática de colocar cebola no quarto, além de conhecer um pouco mais sobre outras propriedades medicinais da cebola, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Maternidade Colorida. Por que a cebola tira a tosse? Disponível em: <http://www.maternidadecolorida.com.br/porque-a-cebola-tira-a-tosse/>;

Melhor com Saúde. As propriedades e os benefícios da cebola. Disponível em: <https://melhorcomsaude.com.br/propriedades-beneficios-cebola/>;

Melhor com Saúde. 5 remédios caseiros com cebola para aliviar a tosse. Disponível em: <https://melhorcomsaude.com.br/5-remedios-caseiros-cebola-tosse/>;

Portal São Francisco. Cebola. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/cebola>.

Veja também

Quanto Produz Um Pé de Caju? Qual a Melhor Época?

O cajueiro, denominado popularmente como pé de caju, é uma espécie de planta originária brasileira, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *