Home / Natureza / Planta Mini Agapanto: Tamanho, Fotos e Diferenças Para a Comum

Planta Mini Agapanto: Tamanho, Fotos e Diferenças Para a Comum

Os agapantos são plantas que dão flores deslumbrantes, e também são comumente chamadas de Lírios-do-Nilo. Suas flores são extremamente estimadas devido às cores e formas que as mesmas possuem, onde a cor predominante da flor do agapanto é a cor azul ou a cor violeta, mas ela pode ainda variar para o branco e às vezes combinar o branco com o azul ou branco com violeta.

Além do agapanto possuir flores lindas, ela ainda promove folhas uniformes de coloração verde que servem como verdadeiras bases naturais para as flores, que se sobressaem devido aos caules finos e retilíneos.

O agapanto é uma planta de origem africana, mas atualmente ela está presente em quase todas as partes do mundo, já que ela é uma planta de fácil adaptação e prefere climas tropicais.

Atualmente, o agapanto é classificado em 6 espécies e 4 subespécies.

O agapanto anão ou mini agapanto não compõe novas espécies, pois o fato delas serem menores é um simples acaso natural de mudanças genéticas que ocorreram em seu processo de fecundação.

O fato do mini agapanto ser tão disseminado se dá através de sua beleza, que se torna ideal para a ornamentação de muitos ambientes internos, já que sendo menores conseguem adentrar com mais facilidades recintos e superfícies, como balcões e mesas.

Conheça Mais Sobre o Mini Agapanto e Suas Diferenças Com o Agapanto Comum

O mini agapanto é da mesma espécie do agapanto comum, só que, como o nome sugere, bem menor.

O mini agapanto possui as mesmas propriedades que o agapanto comum e precisa dos mesmos cuidados para poderem se desenvolver, assim como a mesma luminosidade e quantidade de água.

A mini agapanto é mais difícil de ser encontrado na natureza, pois não ocorrem com muita frequência, porém, são muito encontradas em lojas, pois cultivadores sempre estão cuidando para que haja bastante exemplares em suas lojas, já que são tão requisitadas.

Agapanto Comum

Além disso, o mini agapanto consegue ter uma pequena variedade de modelos. Confira alguns deles:

  • Mini Agapanto Baby Blue (Agapanthus Baby Blue): muito parecida com o agapanto comum, a mini agapanto baby blue pode atingir a altura máxima de 40 centímetros, e muitas pessoas na verdade a consideram um tipo de agapanto intermediário devido à suas medidas.
Agapanthus Baby Blue
  • Mini Agapanto Baby Pete (Agapanthus Baby Pete): possui uma coloração um pouco menos forte que o azul e o violeta da agapanthus baby blue, e também possui menores medidas, chegando a 35 centímetros.
Agapanthus Baby Pete
  • Mini Agapanto Blue Dot (Agapanthus Blue Dot): como o nome sugere, essa variedade é encontrada apenas na coloração azul, e suas medidas variam entre 30 e 40 centímetros. Crescem de forma mais ordenada e retilínea, o que as torna ideais para canteiros.
Agapanthus Blue Dot
  • Mini Agapanto Peter Pan (Agapanthus Peter Pan):  também chamada de mini lírio africano. É uma das variedades mais requisitadas, pois seus caules criam filamentos que se enchem de pequenas flores violetas, azuis ou brancas, simetricamente balanceados.
Agapanthus Peter Pan
  • Mini Agapanto Silver Baby (Agapanthus Silver Baby): essa é uma variedade mais rara de mini agapanto, com uma coloração exclusiva que mescla o branco com o cinza.
Agapanthus Silver Baby
  •  Mini Agapanto Streamline (Agapanthus Streamline): uma das variedades mais difundidas de mini agapanto, possuindo pétalas grandes e atingindo medidas de até 50 centímetros de comprimento.
Agapanthus Streamline
  • Mini Agapanto Snowball (Agapanthus Snowball): um tipo diferente de mini agapanto, apresentando a coloração inteiramente branca, dando jus ao nome “bola de neve” (snowball).
Agapanthus Snowball
  • Mini Agapanto Snowstorm (Agapanthus Snowstorm): uma das espécies mais raras de mini agapanto que existe, sendo de coloração totalmente branca, assim como a agapanthus snowball, porém, suas pétalas nascem mais espaçadas que a snowball.
Agapanthus Snowstorm
  • Mini Agapanto Tinkerbell (Agapanthus Tinkerbell): uma variedade bem comum e comercializada de mini agapanto, tendo uma aparência e coloração semelhantes às mini agapantos baby pete e baby blue.
Agapanthus Tinkerbell

Aprenda a Cultivar Mini Agapantos

Cultivar mini agapantos é uma tarefa fácil, e é até mesmo necessário cuidar para que novas agapantos não nasçam, pois assim que elas se estabelecem, começam a proliferar com rapidez e facilidade. Não obstante trazerem muitas borboletas e abelhas para os jardins.

O mini argapanto pode ser plantado em vasos, canteiros ou até mesmo pode ser plantado perto de outras plantas, para formar círculos lindos de coloração violeta, azul ou branca, caracterizando uma beleza ímpar ao jardim ou ornamentação de ambientes internos.

O local ideal para plantar o mini agapanto é um local onde não há luz e nem sombra em excesso, mas em um local balanceado, assim como locais secos e não encharcados. Vale lembrar que o agapanto tem origem africana de terrenos secos.

Antes de plantar mini agapanto no solo, verifique se o solo é fértil, e se for plantar em vasos, use terras ricas em nutrientes, pois apesar do mini agapanto suportar vários tipos de solos, quanto mais nutrido ele for, mais flores viçosas e coloridas irão brotar.

Durante o processo de germinação das sementes ou do rizoma, é necessário regar com frequência o solo ou o vaso, mas não a ponto de encharcar o mesmo. Vale lembrar que o mini agapanto suporta menos água que outras plantas.

É importante sempre realizar podas nas flores e folhas do mini agapanto que se demonstram secos ou incolores, pois dessa forma a planta será induzida a se recuperar e crescerá com mais vigor.

Como Conseguir Mini Agapantos Para o Seu Jardim e Ornamentação

É muito fácil adquirir exemplares de mini agapantos para ornamentação de ambientes internos ou para agregar uma beleza única aos jardins de sua casa.

No entanto, nem sempre se encontram sementes de agapanto em determinadas floriculturas, por isso a internet aparece para sanar esses problemas.

Sites como A Toca do Verde, por exemplo, fornecem lindos exemplares de mini agapanto azul por preços acessíveis, plantas essas com a estatura de 20 a 30 centímetros de altura.

Ficou mais interessado sobre agapantos com esse post? Aproveite e conheça mais sobre essa planta em nosso site Mundo Ecologia.

Veja também

Uso de Drogas

Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quando se fala em drogas, logo pensamos nas drogas ilícitas que são fabricadas, vendidas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *