Home / Plantas / Agapanto Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Agapanto Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Essa linda flor que esbanja beleza por vários jardins, é nativa da África do Sul. Porém, já muito acostumada com os variados climas brasileiros. Essa flor possui uma característica como poucas têm, suas folhas permanecem mesmo em tempos que ela não está florida. Caso você não intenda nada de flores ou jardinagem vamos te explicar como cultivar essa planta.

Suas folhagens crescem e ficam em forma de roseta, tendo pequenos arbustos de folhas longas e laminadas. Essas folhas são lisas e bem alongadas, atingem uma altura de 30 a 40 centímetros. Caso não entenda, esse formato de roseta significa que as folhagens ficam em torno da planta, ou do objeto que está no centro.

Já o restante da flor, o caule tem um formato de haste que é fina e ereta. Que são bem resistentes as ventanias, porém é delicada ao toque, então tome cuidado para não quebrar o caule da flor.

Agora podemos falar das flores, são lindas e possui alguns tons variados. Contém diversas pétalas finas e alongadas formando um guarda-chuva, é como se ela mesma fosse um buquê. É muito usada no paisagismo e adorada por todos! Nesse texto, vamos te dar umas dicas de como utiliza-las de maneira que fique com um grande destaque.

Sobre a Flor

Como já comentado é típica da África do Sul, também conhecida pelos nomes de Flor do Nilo, Lírio Africano ou Lírio do Nilo. Possui uma folhagem em sua base que pode atingir 40 centímetros, e a flor em si que pode variar de 60 até 90 centímetros. É bastante usada pelos brasileiros e muito acostumada com o clima tropical.

Sua maior florescência é nos tempos de primavera e verão, porém vamos te dar algumas dicas de como trata-las. Apesar de ser uma flor de fácil plantio e de poucos cuidados, sempre temos que checar para saber da evolução da flor. Como queremos vê-las sempre exuberantes, temos que tomar alguns pequenos cuidados.

Ela é uma flor que adora sol, porém, não se deve deixa-la o tempo todo num sol escaldante durante o dia. Se atente nessas dicas! Se você mora em um clima muito quente, como por exemplo, algumas cidades no litoral ou centro de uma cidade grande. Fique atento em sua flor.

Elas não podem ficar o tempo todo no sol quente, já que você está num clima de temperatura bem elevada, deixe-a um longo tempo no sol e depois bom tempo na sombra. Se colocada na sombra, com esse clima quente e meio seco evita que suas flores murchem.

Agora, caso more em climas mais frios como locais altos, envolto de montanhas ou muita selva, pode deixa-las o dia todo no sol. Pois se existe um equilíbrio na temperatura é favorável para uma boa florada.

Cores

Essa flor em especial não possui muitas cores distintas, porém existem algumas variações de tons de uma cor para a outra.

Branca

Agapanto Branca
Agapanto Branca

Temos a cor branca, que fica linda em qual quer tipo de ambiente e a cor branca não absorve a luz solar, ela consegue refletir bastante luz dando mais vida e claridade ao local.

Azul

Agapanto Azul
Agapanto Azul

É linda e muito comum em todo o país, tem um tom de azul muito vibrante!

Lilás ou Roxo

Agapanto Lilás
Agapanto Lilás

Agora que fica interessante! Essa flor pode variar muito de tom, dependendo de vários fatores. Quando está muito exposta ao sol pode ser um roxo forte e chamativo, ou pode simplesmente estar num lilás muito sereno e delicado.

Fatos Interessantes

Essa planta de beleza única é muito utilizada em jardins e parques. Mas, coisa que pouca gente sabe, é que ela é uma planta adorada pelo beija-flor. Isso mesmo! Essas pequeninas aves adoram essa flor, não saem de perto dela. Se te agrada ver esses pequenos animais, com certeza você deveria planta-la em seu jardim!

É considerada uma planta perene, que significa que tem vários ciclos de vida. De maneira que fique mais fácil o entendimento, se bem cuidada ela pode durar vários anos!

Essa flor pode mudar de tom de cor dependendo do solo em que está plantada. Isso mesmo! Ela pode simplesmente estar azul escuro numa tarde e com o passar dos dias ficar com uma cor mais clara.

Isso também pode acontecer porque a cor delas vai depender da quantidade de nutrientes no solo. Se estiverem bem nutridas sua cor vai estar viva e abundante. Agora vale lembrar que, se sua agapanto já tem um tom mais claro, não significa que faltam nutrientes! Esse é o tom normal dela, se caso ela fique fraca e com menos cor, ai sim provavelmente você precisará de adubos.

Cuidados

Apesar de essa planta conseguir viver bem em vários ambientes, vale ressaltar, que tomar cuidado com a preferencia da planta vai de seu gosto. Ela consegue viver bem num calor extremo, porém pode coloca-la na sombra depois de ter pego uma longa tarde de sol.

E também não gosta de clima muito frio, consegue resistir bem a baixas temperaturas, porém não gosta nenhum pouco de geadas, pode ser que depois de uma boa geada ela fique um pouco murcha. Como dito, pode ser cultivada em meia sombra sem problema algum, porém, sempre respeitando o período de bastante sol que ela gosta.

Sempre tome cuidado com a rega, no caso delas, não precisa exagerar, uma rega moderada é sempre bem vinda! Fique de olho e sempre atento nas necessidades que ela precisar. Já o solo pode ser bem adubado, assim ela cresce bem firme. Pode ser tanto com esterco ou o preferido dela o fósforo, se possível um ou outro.

Dicas De Como Usar

Agapanto no Vaso
Agapanto no Vaso

Certamente uma flor bonita dessas não será difícil de ser inserida em seu jardim. Mas, vamos te dar umas dicas de como destaca-la. Algumas pessoas adoram coloca-las nas beiradas dos muros, fica um resultado fantástico e bem bonito de se ver, não vai ser muito difícil de cuidar, pode pegar muito sol à tarde e uma boa sombra no fim do dia.

Também é muito usada em parques, fica tranquilamente no meio de outras plantas, pois como o caule é alto ela recebe bastante destaque no meio dos arbustos! E você pode usa-la contornando os caminhos, o resultado também fica lindo.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *