Home / Plantas / Dedaleira Para Que Serve? Quais São As Suas Propriedades?

Dedaleira Para Que Serve? Quais São As Suas Propriedades?

A Dedaleira é uma planta de origem europeia e também é conhecida como Digital, Abeloura, Erva Dedal, Erva Albiloura, Digitalina ou campainha, devido a seu formato. Essa planta pode ser cultivada para fins ornamentais ou medicinais, porém é uma espécie venenosa, que consumida em altas quantidades pode levar a morte.

A seguir, apresentamos algumas das características da Dedaleira, suas propriedades e utilização. Acompanhe.

Características da Dedaleira

Dedaleira ou Digitalis purpurea é uma planta da família Scrophulariaceae. Trata-se de uma planta lenhosa ou semi-lenhosa originária da Europa que deve ser usada com muito cuidado. Seu nome deriva do alemão, que significa “dedal vermelho”, devido ao formato das flores. Em inglês, a flor é conhecida como Foxglove, que significa “luva de raposa”. Esse nome surgiu devida a crença de que as raposas vestiam a flor da Dedaleira em suas patas para abafar seus passos e invadir os galinheiros sem que as galinhas acordassem.

A Dedaleira pode chegar a dois metros de altura na floração, apesar de, na maioria das vezes, não passar de um metro. Suas flores são na cor púrpura ou em tons de rosa e, algumas plantas possuem flores amarelas ou brancas. Todas possuem pintas na parte interna, de acordo com a variedade. As folhas são rugosas e formam pequenas rosetas e ainda possuem nervuras salientes na face inferior.

Seu cultivo pode ser tanto ornamental, como medicinal. Por ser uma planta vertical e, devido sua altura e a floração, torna-se uma planta ornamental muito admirada por quem possui grandes jardins. A planta pode ser cultivada tanto em canteiros, nos jardins, como em vasos menores, conforme a variedade. A planta é cultivada também para extração de digitoxina e digoxina, que são substancias utilizadas em fármacos para o tratamento de doenças cardíacas. Entretanto, a planta é altamente tóxica e não deve ser utilizada por muito tempo, pois pode prejudicar os rins e ser letal.

O cultivo da Dedaleira deve ser em solo fértil e rico em matérias orgânicas. Elas devem estar sempre expostas ao sol e são indicadas para regiões que possuam clima mais ameno e certa altitude. Sua floração acontece na primavera e no verão e sua multiplicação acontece através das sementes ou da divisão da planta.

Digitalina: Substância Base Da Dedaleira

A digitalina é a substancia que faz da Dedaleira uma planta medicinal. A substância é cristalina e funciona como um tônico cardíaco, usado para tratamento de doenças do coração, principalmente insuficiência cardíaca.

A substância pode ser extraída das flores e das folhas da Dedaleira, porém, seu uso deve ser muito restrito, pois o consumo de apenas três folhas da planta com a substância já é mortal.  Além disso, o consumo prolongado pode prejudicar os rins, pois sua eliminação do corpo acontece por esses órgãos. Assim, a planta e considerada nefrotóxica.

Os medicamentos feitos com Dedaleira podem ser consumidos apenas por prescrição médica em casos de doença de insuficiência cardíaca diagnosticada detalhadamente. Como é um remédio bastante eficaz, é preciso respeitar a dosagem e o uso correto, para evitar intoxicação. Além disso, caso surgir algum efeito como náuseas, nervosismo ou qualquer outro efeito suspeito, é preciso ir ao médico imediatamente.

A digitalina aumenta a potencia e o ritmo das batidas do coração, por isso é usada no tratamento de arritmia. Em caso de overdose, ela desacelera os batimentos e atrasa a transmissão de impulsos nervosos do músculo cardíaco. Ela ainda aumenta a quantidade de sangue bombeado e causa diversos efeitos colaterais, como náusea e vômito, alteração na visão, inconsciência e pode levar a morte. Ainda não existe um antídoto para overdose da digitalina, porém muitos pesquisadores vêm estudando o uso de uma substancia que é extraída do sangue de carneiros.

Estudos E Observações

Dedaleira no Jardim
Dedaleira no Jardim

O uso dos medicamentos feitos com Dedaleira não devem ser utilizados sem prescrição médica, em nenhuma circunstancia. Isso porque, de acordo com estudos realizados em 2015, pacientes que tinham fibrilação arterial ou insuficiência cardíaca e utilizavam medicamentos com as substancias da Dedaleira tinham risco 21% maior de mortalidade do que pacientes que não usavam esses medicamentos.

O estudo foi conduzido por Stefan Honloser que é um cardiologista alemão, da cidade Frankfurt. Além ele, diversos outros cientistas realizaram cerca de 19 estudos entre 1993 e 2014 referente a Dedaleira, envolvendo mais de 326 mil pacientes com doenças cardíacas.

Os estudos demonstraram que pacientes que receberam a digitalina, tiveram taxa de mortalidade 21% maior que pacientes que não usaram o medicamento. Além disso, pacientes com fibrilação atrial, tiveram taxa de mortalidade 29% maior.

Os pesquisadores dizem que, atualmente, não faz sentido prescrever medicamentos a base de Dedaleira para novos pacientes, pois o risco é bem maior que os benefícios e já existem alternativas altamente efetivas. Já para pacientes que realizam o tratamento a bastante tempo, parar ou continuar o uso do medicamento depende de cada caso e a decisão deve ser tomada pelo médico e o paciente.

Os efeitos da Dedaleira sobre o coração foram reconhecidos por um médico inglês, chamado Willian Withering, em 1786.

Outros Benefícios

A Dedaleira possui outros diversos benefícios, devido a grande quantidade de nutrientes que possui. A seguir, apresentamos alguns deles.

  • Saúde cardiovascular: sua aplicação mais comum é para estimular o coração e evitar arritmias.
  • Hipotensão: a Dedaleira é ótima para regular a pressão arterial e o ritmo cardíaco, além de aumentar os níveis de energia.
  • Desintoxica o corpo: como aumenta a micção, ela funciona como um diurético, ajudando a eliminar toxinas do corpo, excessos de gordura, sais e água, além de aliviar o estresse sobre fígado e rins.
  • Doenças do sistema nervoso: a Dedaleira pode ter efeitos calmantes sobre o sistema nervoso.
  • Sangramentos: por ser eficaz no tratamento de doenças cardíacas, ela beneficia o corpo apertando os vasos sanguíneos e diminuindo sangramentos.
  • Dor de cabeça: como estimula o fluxo de sangue, ajuda a oxigenar o cérebro, evitando dores de cabeça.
  • Inflamações: apesar de não ser muito comum, existem algumas pomadas feitas com Dedaleira que podem ser aplicadas em inflamações pelo corpo e gerando um alivio. Isso porque a Dedaleira possui qualidades anti-inflamatórias e analgésicas.
  • Pele: o uso da folha de Dedaleira é recomendado por fitoterapeutas, pois possui agentes antibacterianos.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *