Home / Animais / Raposa Orelha de Morcego: Fotos e Características

Raposa Orelha de Morcego: Fotos e Características

A família canídeo é muito conhecida principalmente pelos cachorros. Por nós termos a cultura de os domesticar e cria-los como se fossem realmente parte da família, criamos uma afeição com suas características. E para estar em um mesmo grupo, esses animais precisam ter características em comum.

De certa forma, ao avistarmos outro animal canídeo, já criamos uma certa afeição por eles e também um determinado receio, por serem considerados perigosos e ferozes. Um desses animais é a raposa, não muito encontrada no Brasil, mas que pode ser vista em países próximos aqui da América do Sul.

Existem muitas espécies de raposas, mas uma delas chama a atenção de biólogos e de qualquer um. Com orelhas estranhas e bem diferentes, parecidas com a de morcegos, essa raposa ficou muito famosa. Hoje iremos falar um pouco mais sobre a Raposa Orelha de Morcego, e mostrar suas características e muito mais, tudo com fotos!

As Raposas

Pertencentes à família dos Canidae, as raposas são mamíferos de porte médio, muito semelhantes em certos aspectos com o lobo. Existem 40 espécies de raposas hoje em dia, entretanto, apenas 12 são do gênero Vulpes. Essas, são consideradas as raposas verdadeiras, enquanto que todas as outras, encontradas na América do Sul, sejam chamadas de raposas falsas.

Mesmo que elas sejam canídeos, são de outro gênero, e levam esse nome popularmente porque possuem semelhanças físicas e comportamentais com as do hemisfério Norte. Elas são animais onívoros, e podem viver por até 15 anos. Entretanto, o mais comum é que não passem dos 5 anos, devido à caça ilegal.

Apesar de serem consideradas muito selvagens, são menores que um cão de porte médio. Não chegam a passar dos 7 quilogramas, e seu comprimento não é tão gigante como os lobos. A parte mais marcante em sua aparência é seu focinho, que é fino e alongado. A sua cauda é longa e peluda, e suas orelhas bem eretas.

A maioria das outras características como coloração, e tamanho de seus membros varia de espécie para espécie, principalmente pela mudança de habitat de cada uma delas. Elas são animais carnívoros e bem oportunistas. Pulam rapidamente sobre as presas e matam de forma instantânea.

Sua dieta se constitui de outros mamíferos de pequeno porte, que podem ser desde répteis até peixes. Não há muita distinção para as raposas. Quando encontram uma boa caça, o excesso de comida é armazenado para depois ser consumido. Normalmente elas escolhem enterrar no solo.

Também diferente dos lobos, elas não andam em rebanhos, e são predadoras solitárias. Só se juntam durante a época de acasalamento que ocorre no meio do inverno. Esse casal fica sozinho em um determinado local, e impede que qualquer outra raposa o invada. A gestação dura cerca de 50 dias, e dá a luz a no máximo 5 ilhotes. Durante um período, o macho e a fêmea cuidam do filhote, até que no meio do verão, eles já se tornam auto-suficientes e a família se desfaz.

Um dos maiores problemas das raposas é a caça que é muito comum. Na Inglaterra, até 2005 era considerada uma tradição. Entretanto, a UNESCO foi e interviu. Na Rússia e nos Estados Unidos, porém, ainda é comum a caça ilegal e o tráfico de raposas. Isso faz com que sua população diminui muito, além é claro, da destruição que já vem acontecendo há muito tempo de seu habitat.

Características Físicas da Raposa Orelha de Morcego

A Oticyon megalotis, chamada popularmente de raposa orelha de morcego ou otócion, é um mamífero que chama muita atenção devido sua orelha levemente diferente de todas as outras espécies de raposas. Suas orelhas se assemelham com a dos morcegos, e o motivo dessa característica ainda é desconhecido pelos cientistas.

A maior teoria é que ela advém de um cruzamento entre uma raposa e um guaxinim com uma orelha diferente, de abano. Entretanto, não há nada que garanta veracidade nessa teoria. Outra característica que chama a atenção para essa espécie, é o fato de possuírem até 48 dentes na boca, sendo o tamanho deles muito menores que de qualquer outro canídeo. Essa adaptação é para uma alimentação insectívora.

Normalmente, os otócions não passam dos 70 centímetros de comprimento, e pesam em torno de 3 a 4 quilos, sendo os machos levemente maiores que as fêmeas. Suas orelhas podem alcançar os 14 centímetros de comprimento, e são utilizadas para identificar ninhos de insetos, onde irão se alimentar.

Habitat e Nicho Ecológico da Raposa Orelha de Morcego

A raposa orelha de morcego é encontrada somente no continente Africano e em pouca quantidade. Sua localização vai desde o sul da Angola até a Tanzânia. São adaptas para preferirem savanas abertas, entretanto, podem ser encontradas em lugares semi-desérticos. Um fato é que quanto mais cupim em uma determinada região, maior a quantidade dessas raposas. Esse é considerado seu habitat natural.

O nicho ecológico é o conjunto de todos os hábitos que um determinado ser vivo (planta ou animal) possui. Começando pela alimentação, as raposas orelha de morcego gostam de se alimentar principalmente de insetos, como besouros. Mas a maior parte é cupim, mais ou menos 50% de toda a sua dieta.

Aí entra um fator interessantíssimo sobre essa raposa, ela segue as fezes dos animais. Isso porque, quando um animal defeca, após algum tempo, ela enche de insetos. Então a raposa vai lá, e se aproveita, comendo todos os insetos. Elas também podem comer outros animais como lagartos e ratos, mas não é muito comum.

A época de acasalamento varia. No Serengeti e Botsuana ocorre de junho até setembro. Enquanto que na Uganda, ocorre no mês de janeiro. Há um padrão nessas épocas, pois é exatamente ajustada para que o nascimento dos filhotes aconteça durante o período de chuvas. Nessa época, a quantidade de insetos atinge seu máximo.

A gestação dura entre 60 a 75 dias, e costuma parir de 1 a 6 filhotes. Eles nascem em cavernas cavadas pelos pais, e são cegos após parto, somente abrindo seus olhos 9 dias depois. Sua amamentação ocorre por até 15 semanas, e seu primeiro contato com o mundo de fora é após 17 dias. Sua maturidade sexual ocorre quando atingem os 8 meses de vida, e é aí que eles se separam de seus pais.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender melhor sobre as raposas orelha de morcego. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou. Você pode ler mais sobre espécies de raposas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

O Que a Tarântula Come? Como é a Sua Alimentação?

As tarântulas são aranhas pertencentes à família taxonômica Theraphosidae. Ao todo são cerca de 700 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *