Home / Animais / Raposa é Canino? Qual Seu Tempo de Vida?

Raposa é Canino? Qual Seu Tempo de Vida?

A confusão é até compreensível, principalmente se considerar os filhotes. Há até um caso registrado de uma família canadense que teria levado pra casa um filhote de raposa perdido na mata pra casa, a fim de recuperá-lo. Foi muito triste quando foram informados pelo veterinário que aquele ‘cãozinho abandonado’ tratava-se na verdade de uma raposa.

Raposas São Caninos?

Cães e humanos têm sido melhores amigos há milhares de anos. Os pesquisadores sabem que os cães viviam regularmente com humanos há cerca de 10 mil anos, e cães e pessoas são encontrados enterrados juntos há 14 mil anos. E por ainda mais, talvez centenas de milhares de anos, os humanos caminharam ao lado do ancestral do cão doméstico, uma espécie extinta de lobo.

Porém, cães, lobos e raposas são apenas parentes distantes. Fazem parte de uma grande família taxonômica chamada Canidae, que também inclui coiotes, raposas e chacais, segundo o Sistema Integrado de Informações Taxonômicas (ITIS). Os membros desta família são chamados canídeos. Cães domésticos são uma subespécie chamada canis lupus familiaris. E as raposas não pertencem a esse gênero canis.

A família canidae inclui 14 gêneros e 34 espécies. Com tanta variedade, é fácil ver por que existem tantos tamanhos diferentes de canídeos. O menor canídeo é a raposa feneco. Tem apenas 24 centímetros de altura e pesa apenas 1 quilograma. O maior canídeo é o lobo cinzento, com até dois metros de comprimento e entre um metro ou um metro e meio de altura. Suas caudas adicionam um adicional de 30 a 60 centímetros. As fêmeas geralmente pesam entre 25 e 45 quilos e os machos pesam entre 30 e 65 quilos.

Aspectos Gerais da Família Canidae

Habitat: Canídeos são encontrados em todo o mundo. Os coiotes vagueiam pelas florestas e montanhas da América do Norte. As raposas vermelhas vivem em pastagens, florestas, montanhas e desertos no Hemisfério Norte. Os chacais são encontrados nas savanas, desertos e pastagens áridas da África. Os lobos vivem em todos os continentes do hemisfério norte.

Hábitos: Os canídeos são tipicamente sociais e viajam em grupos chamados pacotes. Eles são muito territoriais, no entanto, e marcam seu território com marcas de cheiro. Mesmo cães domesticados marcarão seus quintais deixando seu cheiro em árvores, arbustos e objetos.

Lobos, raposas e outros cães não uivam para a lua. Eles estão realmente uivando uns aos outros como uma forma de comunicação. Canídeos também gritam, choram, latem e rosnam para se comunicar.

Dieta: Embora os canídeos sejam omnívoros, eles comem principalmente carne e são instintivamente assassinos. Eles têm garras não retráteis, pernas longas para velocidade e dentes afiados, pontiagudos e perfeitos para rasgar a carne.

Os canídeos também têm molares carnais bem desenvolvidos, dentes superiores e inferiores que estão emparelhados e têm bordas planas que permitem a auto-afiação quando passam umas pelas outras. Esses dentes são usados ??para esmagar a vegetação, como frutas e gramíneas.

Descendentes: Todos os membros da família canidae têm nascidos vivos após um período de gestação de 45 a 55 dias. Os canídeos geralmente têm muitos bebês ao mesmo tempo. Cães domésticos podem ter até 15 filhotes jovens ao mesmo tempo. Outros tipos de gêneros são menos prolíficos. Parece existir uma correlação entre o peso de um canídeo e a reprodução; quanto maior a fêmea, maior o tamanho da ninhada.

Só Que Raposas Não São Cães

Enquanto as raposas são animais lindos e elegantes que se parecem muito com cachorros, eles são bem diferentes do seu amigo peludo domesticado. Enquanto os cães são membros domesticados do gênero canis , as raposas pertencem a vários gêneros diferentes, não- canis (essa é a forma plural do gênero). As doze espécies mais comuns, “verdadeira raposa”, pertencem ao gênero vulpes.

Raposas (vulpes) e cães (canis) são criaturas muito diferentes. Para começar, as vulpes são menores em tamanho e têm crânios mais achatados do que a maioria de seus primos caninos. E existem ainda várias outras diferenças importantes entre raposas e cachorros:

Raposas são muito difíceis de treinar . Enquanto o cão de estimação médio pode aprender uma ampla gama de comandos , as raposas têm uma capacidade limitada (em parte porque são animais selvagens inteligentes com menos tempo de atenção do que os cães domesticados).

Treinando Raposa Bebê
Treinando Raposa Bebê

Ao contrário dos cães, as raposas não podem ser seguramente treinadas em casa ; marcação (ou seja, fazer xixi em coisas) é um comportamento normal, regular para raposas, e quem conhece o cheiro de urina de raposa relata ser um milhão de vezes pior que xixi de gato. Um cheiro quase semelhante ao de gambá.

Enquanto os cães de estimação são tipicamente sociais, as raposas são incrivelmente tímidas . De acordo com uma especialista em raposas, elas permanecem impossivelmente tímidas em torno de visitantes e estranhos, e essa timidez pode ser convertida em agressividade, às vezes resultar em mordidas.

Tempo de Vida e Outras Diferenças

As raposas têm uma expectativa de vida de apenas 2-6 anos na natureza. É uma vida predominantemente ativa e intensa sob pressão de caça, seja como predador ou como presas. Em cativeiro, no entanto, já verificou-se que a vida sedentária assemelhou a média de vida das raposas ao ciclo dos cães domésticos, com uma média muito maior, 10-13 anos.

É natural querer fazer amizade com uma raposa; Afinal, eles são tão fofos! Dependendo do país, estado ou cidade em que você vive, pode ser tecnicamente legal ter uma raposa de estimação em casa. Mas isso não significa que seja uma boa ideia. Embora tenha havido esforços de domesticação bem-sucedidos, as raposas verdadeiras continuam sendo animais selvagens e não devem ser mantidas em casa.

Família de Raposa Dentro da Toca
Família de Raposa Dentro da Toca

Mesmo as pessoas que mantêm legalmente as raposas como animais de estimação advertem contra isso. Eles são facilmente estressados; normalmente não se dão bem com outros animais de estimação residentes; requer recintos grandes e seguros; são destrutivos; e acima de tudo, eles fedem! As raposas têm um odor distinto e almiscarado (além de seu xixi pungente) e não há como desodorizá-las.

As raposas estão entre os animais selvagens mais bonitos do mundo, mas é importante lembrar a parte “selvagem”. A melhor maneira de obter uma correlação de vida real é olhar fotos e vídeos on-line (também pode apoiar santuários ou refúgios de vida selvagens, onde pode haver uma ou duas raposas cativas).

Mas se você está procurando por uma criatura pequena, de orelhas pontudas e com corpo e calda peludos para amar, considere adotar um cachorro parecido com uma raposa. Eles são tão fofos e vêm sem o fedor! Raças de cães que recomendamos pela semelhança: shiba inu, spitz finlandês, jindo coreano ou cão esquimó americano.

Veja também

Formiga Sauva Limão: Características, Nome Científico, Fotos e Tamanho

As formigas são insetos que possuem um pequeno porte, ela são bastante conhecidas por serem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *