Home / Animais / Diferenças Entre Raposa Do Ártico E Lobo Do Ártico

Diferenças Entre Raposa Do Ártico E Lobo Do Ártico

Raposas e lobos são canídeos fascinantes, mas possuem diferenças fundamentais um do outro. Duas espécies se destacam: a raposa e o lobo do ártico. Ambos vivem em temperaturas muito frias, mas, as semelhanças começam a parar por aí.

Saiba mais a respeito no texto a seguir.

As Semelhanças Entre a Raposa e Lobo do Ártico

Antes de falarmos dessas espécies específicas que vivem no ambiente gelado do Ártico, cabe aqui destacar o que tem de igual e o que tem de diferente entre lobos e raposas de uma maneira geral.

Pra começar, ambos pertencem à família dos canídeos, o que inclui outros animais como os cães domésticos, os chacais e os coiotes, por exemplo. Da mesma maneira, em termos físicos, a raposa e o lobo são animais de porte médio e onívoros (preferem comer carne de outros animais, mas, que na escassez podem comer outros alimentos, como plantas e frutas).

E, claro, como estamos falando de animais que vivem em condições extremas de muito frio, é bom destacar que se tratam de seres perfeitamente adaptados a esse meio, com uma pelugem que protege bem os seus corpos de temperaturas muito baixas, além de servir de camuflagem no local.

Inclusive, outra característica que pode ser considerada em comum com ambas as espécies é que as duas estão ameaçadas de extinção, especificamente devido ao aquecimento global, que vem minando e destruindo o habitat natural desses animais. São, de fato, animais muito resistentes (até mesmo a mudanças de temperatura), mas essas mudanças climáticas têm afetado, sobretudo, a população de animais que são as presas preferenciais da raposa e do lobo do ártico. Por isso, faz-se necessário combater esse problema com urgência.

Mas, e quanto especificamente às diferenças que separam raposas e lobos do ártico? É o que vamos ver agora.

As Peculiaridades Entre a Raposa e o Lobo do Ártico

As raposas do ártico medem de 70 cm a 1 metro de comprimento apenas, enquanto que os lobos do ártico são um pouco maiores, chegando a medir 1,5 m. A raposa pode pesar em torno de 6 ou 7 kg, e os lobo frequentemente é bem mais pesado, podendo chegar a 45 kg. Apesar e que, no caso do lobo do ártico, o tamanho do seu crânio, especificamente, vem diminuindo com o passar dos anos, devido à mistura de raças feita com cães domésticos (algo que vem acontecendo desde a década de 30 do século passado). Inclusive, a raposa do ártico é uma das menores espécies de canídeos existentes.

Em termos de pelagem, a raposa do ártico muda de cor conforme as estações do ano (quando é inverno, é branca, e quando é verão, fica castanho-parda). Por sinal, ela é o único canídeo que muda de cor no inverno. Os pelos dos lobos que vivem nessas regiões também são de cores distintas a depender da época do ano, mas, nesse caso, quanto mais o animal envelhece, mais a sua pelagem fica branca. E, isso ajuda bastante na hora da camuflagem, seja para pegar uma presa, seja na hora de escapar de algum perigo.

Raposa do Ártico
Raposa do Ártico

Ao contrário dos lobos nessas regiões, as raposas do ártico também podem percorrer enormes distâncias, chegando a andarem por mais 2 mil quilômetros em busca de alimento. Outro hábito muito peculiar que pertence à raposa do ártico é que quando estão no período de procriação, os casais não têm problemas de partilhar o território que outros da mesma espécie, geralmente vivendo em grupos em tocas que deixam as raposas a salvo do clima.

Os lobos do ártico raramente vivem sozinhos, estando sempre inseridos em alguma alcateia da qual fazem parte, mesmo que seja um grupo de poucos indivíduos. Dessa forma, inclusive, há uma proteção maior entre os indivíduos, principalmente quando grupos inteiros percorrem enormes distâncias. Já, com as raposas, a situação é um pouco diferenciada, com elas frequentemente tendo um estilo de vida bem solitário, apesar delas serem bem unidas quando estão em pares no período de acasalamento e de criação dos filhotes.

Lobo do Ártico
Lobo do Ártico

Em se tratando de alimentação, as raposas do ártico comem, essencialmente, lêmingues, ratos e outros pequenos mamíferos. Porém, outros animais podem compor o cardápio desses animais, como caranguejos, peixes e aves marinhas. Ou seja, a depender da necessidade, é uma alimentação que pode ser bem variada. Já, os lobos do ártico, até por conta de seu tamanho um pouco maior, alimenta-se de presas também maiores, como lebres, bois almiscarados e até alces e focas, fazendo dele um dos predadores terrestres mais vorazes dessas regiões, ao lado do urso polar, o que obriga esse lobo a ter uma musculatura mais forte do que as raposas, que são mais frágeis, fisicamente falando, do que estes.

A Camuflagem que Ajuda a Raposa e o Lobo do Ártico

Uma das vantagens da raposa do ártico em comparação ao lobo do ártico é no que diz respeito à camuflagem do local onde vivem. Isso porque essa raposa é essencialmente branca durante o inverno, ou seja, quando o habitat desse animal está coberto de neve, o que facilita bastante na hora de caçar presas ou simplesmente fugir de algum predador.

Já, o lobo do ártico, mesmo possuindo algumas variações de cores na pelagem ao longo do ano, não é algo tão característico como acontece com a raposa, possuindo uma cor mais uniforme no decorrer de sua vida, com os pelos desse lobo ficando totalmente brancos somente quando eles começam a envelhecer. Ainda assim, não deixa de ser uma possibilidade de camuflagem, em especial, em áreas de vegetação, mesmo em temperaturas baixíssimas.

Porém, como já dito antes, nem essa camuflagem ou mesmo a resistência desses animais em ambientes extremos, faz com que fiquem livres do perigo da extinção, seja devido às mudanças climáticas, seja através da caça predatória (que mesmo num lugar inóspito como o Ártico, é uma ameaça). Por sinal, muitos outros animais dessas regiões têm sofrido com essas questões, o que tem sido denunciado nos últimos anos pelos principais órgãos de proteção à natureza.

É torcer para que medidas sejam tomadas, e que espécies como a raposa e o lobo do ártico (seres tão fascinantes e diferentes entre si) possam ser preservadas.

Veja também

Como se Chama Filhote de Camelo? Qual a sua Cor?

Camelos masculinos e femininos amadurecem em ritmos diferentes. As fêmeas amadurecem aos três anos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *