Home / Animais / Quanto Tempo Depois de Parir a Cadela Pode Tomar Banho?

Quanto Tempo Depois de Parir a Cadela Pode Tomar Banho?

Existem controvérsias a respeito. Uns dizem que após o parto a cadela não deve tomar banho. Outros dizem que sim. Entretanto, o que se recomenda é que os cuidados com a cadela após o parto sejam redobrados, inclusive no que se refere ao banho. Isso porque, semelhante às mulheres, ela gasta muita energia para parir os filhotes e tem pouco apetite, o que a deixa física e mentalmente esgotada. Como se não bastasse, agora existem novas vidas que dela dependem, e para sobreviver, os filhotes mamam até 20 horas por dia, o que a torna ainda mais debilitada. Afinal, são seis a oito filhotes que precisam de seus nutrientes, e mamam todos de uma só vez! Assim, recomenda-se o banho somente após a cadela recuperar suas forças. Se o fizer antes disso, pode aumentar o seu estresse.

Uma Cadela Tomando Banho Com Uma Touca Rosa Na Cabeça

Recomeçando

E para que a nova mamãe recupere suas energias levará alguns dias, até mesmo uma semana, se for o seu primeiro parto. Entretanto, se sua mascote é chegada à água e para ela tomar banho é uma fonte de prazer, calcule se ela tem forças para isso e dê-lhe essa alegria. Ela sairá do banho revigorada e bem limpinha, o que a deixará mais disposta para alimentar-se e a seus filhotes. É sabido que a cadela que dá cria continua com descargas vaginais por uma semana ou mais e toda essa sujeira é agravada devido ao fato dos filhotes mamarem o tempo todo. Se fizer calor, então, o cheiro fica mais forte, incomoda a todos e ainda atrai moscas. Por isso, se ela costuma gostar de água, não hesite em dar-lhe um bom banho. E para o dono de uma mamãe mais estressada, quem foi que disse que seu bichinho de estimação precisa ficar sujo?

Iniciando o Banho

Se você achar que a cadela está muito debilitada para tomar banho, com muita paciência e alguns cuidados, você pode deixá-la limpinha e até mais calma. Basta embeber alguns panos limpos em água morna e limpá-la devagarinho, com cuidado para não machucar os filhotes que sugam seu leite. Procure não usar qualquer produto de limpeza, pois os cachorrinhos nem sempre encontram a mama de primeira, e assim começam a sugar qualquer parte da pele e alguma química pode intoxicá-los. Outra opção é fazer a limpeza com lenços umedecidos para cães. Troque também lençóis, cobertores e almofadas sempre que fizer o asseio, assim ela permanecerá limpinha e tranquila.

Cadela Tomando Banho

Alimentação da Cadela

Para amamentar bem, uma mamãe tem que alimentar-se bem. E como a cadela não tem energia nem para alimentar-se nos primeiros dias pós-parto, cabe ao dono cuidar para que ela não fique cada vez mais fraca, pois os filhotes tiram dela todo nutriente que tem no corpo. A principal dica é facilitar a alimentação, atraindo sua gula para uma ração própria para filhotes, que além de ser muito nutritiva e calórica é mais fácil de mastigar e engolir quando os filhotes assim o permitirem. Se sua cadela se alimenta de comida de humanos, dê preferência a comida caseira que contenha muitas proteínas. A tigela com comida deve estar sempre limpa e próxima à cadela para que ele possa utilizar os intervalos da amamentação para alimentar-se sem precisar sair do ninho.

Outra medida importante é deixar o comedouro sempre limpo e bem próximo da mamãe.
Assim ela não gastará muita energia para chegar até à comida quando quiser alimentar-se e os filhotes o permitirem. Deixar a vasilha com água bem próxima é outra dica importante, pois a cadela perde muito líquido durante o parto e pode desidratar-se caso não o reponha. Cabe ao dono zelar pela mamãe e incentivá-la a tomar água sempre que possível, mantendo a vasilha sempre limpa e com água fresca.

Alimentação dos Filhotes

  • Cerca de um mês após o parto os filhotes começam a ganhar seus primeiros dentes de leite. Este é o momento de, progressivamente, incentivá-los a degustar alimentos sólidos caninos, feitos especialmente para eles.  Aos poucos eles irão se acostumar com o alimento e se afastarão das mamas machucadas da mãe.

Mamas Sadias

É responsabilidade do dono verificar se a cadela tem leite suficiente para os filhotes e se eles não estão viciados em uma só teta, pois se isso ocorrer podem ocasionar uma mastite, ou, no mínimo deixar as mamas secas e doloridas. Por isso, verifique de tempo em tempo se a cadela não tem febre ou se as mamas não estão muito quentes. Se isso ocorrer, deve-se procurar um especialista que saberá as medidas corretas para reverter a situação.

Cuidados para o Banho Pós-Parto

  • Sua cachorra está irritada sem banho, pois ela gosta de estar sempre limpa. Então prepare o banho com todas as precauções necessárias a uma parturiente.
  • Prepare uma água bem morninha.
  • O local da bacia onde ela vai tomar banho deve ter um piso antiderrapante por baixo.
  • Para não irritar a pele dê preferência a um shampoo neutro.
  • Capriche somente no essencial (genital e patas) para não demorar muito no banho, pois a cadela sente falta dos filhotes e pode ficar estressada longe deles.
  • Enxague bem para não deixar resíduos do shampoo.

  • Se as mamas estiverem feridas devido à sucção da cria, use um sabonete antisséptico ou neutro nesses locais.
  • Não coloque água diretamente em seu nariz ou olhos para não assustá-lo.
  • Após enxaguá-la bem e tirá-la da água, tenha preparada uma toalha grande que a cubra inteiramente. Enrole a cachorra na toalha e permaneça alguns minutos com ela no colo para que ela pegue o seu calor. Se ela se alvoroçar para ficar com os filhotes, seque-a rapidamente.
  • Para ajudar a secá-la pode usar o secador. Ela deve voltar para os filhotes bem sequinha para evitar o crescimento de fungos nela e na cria.
  • Nunca use perfume nem pó antisséptico nas tetas, mas se elas estiverem assadas, existem pomadas apropriadas para esta finalidade que não irritarão a mucosa nasal dos filhotes. Nesse caso, aconselhe-se com o veterinário.

Ninho Tranquilo

Assim como a mulher, a cadela precisa de um ninho tranquilo, longe dos olhos do dono, para adaptar-se aos filhotes e eles a ela. A cama da nova mamãe deve ficar em um lugar arejado, longe da passagem dos donos e do barulho da casa, para que se sinta segura e tranquila para cuidar de seus filhotes sem estresse ou medo de que venham roubá-los.

Veja também

Crocodilo Do Focinho Delgado: Características e Fotos

É provável que você nunca tenha ouvido falar sobre esse animal. Isso porque mesmo entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *