Home / Animais / Como Cuidar De Um Shih-Tzu Filhote: Cuidados E Doenças

Como Cuidar De Um Shih-Tzu Filhote: Cuidados E Doenças

Há raças de cachorros que precisam de muitos cuidados, especialmente, os seus filhotes. Como exemplo, podemos citar o shih-tzu, que desde pequeno precisa de um tratamento todo adequado para crescer forte e saudável.

A seguir, os principais procedimentos para isso.

Os Filhotes De Shih-Tzu E Suas Principais Características

Os filhotes dessa raça já podem ser comprados ou mesmo adotados após o segundo mês de vida, pois é o período que ocorre o desmame com a mãe. É sempre importante não esquecer de solicitar toda a documentação do criador desse cãozinho para assegurar de que ele se encontra saudável.

De personalidade dócil e bastante bagunceira, o filhote dessa raça é bem ativo, e se faz necessário que o dono tore algum tempo do seu dia para fazer atividades com ele, como brincadeiras dos mais diversos tipos. Assim, gasta-se a energia dele, e ele não fica estressado.

É nessa época que é preciso treinar o cachorro para várias atividades que ele irá desempenhar, como fazer as suas necessidades nos locais corretos, por exemplo. Comando importante de adestramento também precisam ser ensinados nessa fase da vida do animal.

No que se refere a atividades corriqueiras (mesmo quando o shih-tzu estiver adulto), uma simples caminhada diária já faz toda a diferença.

Que Tipo De Doenças Essa Raça Pode Ter?

O shih-tzu, em particular, tem predisposição a determinadas enfermidades, como, por exemplo, doenças que afetam os olhos, a pele, além de problemas de ordem genética.

No primeiro caso, por serem animais com olhos bem grandes, e ainda terem uma pelagem enorme que cobre boa parte deles, problemas oftalmológicos acabam sendo comuns, como é o caso de lacrimejamento constante, conjuntivite, úlcera de córnea e atrofia progressiva da retina.

Para esses problemas, algumas soluções se fazem necessárias, como prender os pelos para que não toquem nos olhos. Mas, ao mesmo tempo, não prenda de forma muito apertada, pois isso pode dificultar o animal de fechar os olhos, o que pode causar conjuntivite.

No que se refere a doenças de pele, aqui está uma raça que pode facilmente desenvolver dermatites, por exemplo. Essa alergia pode ser causada por diversos fatores, e é importante consultar um veterinário para um diagnóstico melhor caso o seu cão esteja se coçando muito, deixando a pele com aquele vermelhidão característico de dermatite.

Já os problemas  genéticos salientar geralmente causados por descuido dos antigos criadores dos pais do atual shih-tzu. Por isso é importante adquirir o seu cão em um lugar que seja realmente de confianca, e que passe toda a certificação veterinária com relação aos genitores do filhote em questão. Entre essas enfermidades hereditárias, podemos citar braquicefalia excessiva, doenças renais familiares, entre outras.

O importante é que mediante quando coisa estranha no comportamento do animal, é imprescindível que ele seja levado a um veterinário para fazer certos exames. E, claro, visitas periódicas a profissionais da área ajudam a diagnosticar mais rapidamente certos problemas.

Doenças Específicas De Filhotes

Doenças caninas, especialmente em filhotes, podem ser causadas através da urina e das fezes de algum animal contaminado. Pra se ter uma ideia, existem vírus que sobrevivem durante um ano inteiro no lugar onde um cão  contaminado esteve. Claro, nesse caso específico a recomendação é sempre deixar o seu filhote de shih-tzu em casa até ele crescer e criar imunidade necessária. Mas, caso ele ainda consiga entrar em contato com essas enfermidades, vamos descobrir quais são e como tratar.

Parvovirose

Parvovirose - Sintomas
Parvovirose – Sintomas

Essa doença aqui é causada por um vírus bastante resistente ao ambiente, podendo matar o cãozinho em poucos dias. Essa enfermidade pode causar lesões na mucosa do intestino do animal, o que pode causar até mesmo diarreia com sangue, o que provoca, gradativamente, uma rápida desidratação. Há uma grande incidência dela em filhotes que tenham menos de 6 meses de idade, devido à vulnerabilidade de seus organismos.

Cinomose

Trata-se de uma doença bastante contagiosa e resistente ao ambiente, bastando o cãozinho entrar em contato com o local onde outro cachorro contaminado esteve. Os principais sintomas dela são febre, apatia, vômito, perda de apetite, secreção nasal, ocular e também sérios problemas neurológicos. É uma enfermidade que, mesmo após a cura, pode deixar sequelas no animal.

Parainfluenza

Parainfluenza
Parainfluenza

Aqui temos o agente causador da chamada “tosse de canis”. Ele causa (além de tosse muito forte, claro) febre baixa. Esse quadro pode persistir por cerca de 2 semanas, e sua contaminação se dá pelo contato com outro animal que, por ventura, esteja infectado.

Hepatite Canina

O vírus que causa essa enfermidade atinge, especificamente, o fígado e os rins do animal. Porém, mesmo atingindo órgãos tão vitais, a mortalidade por essa doença é baixa (pelo menos, se comparada às outras citadas ate aqui). Os principais sintomas são apatia, vômitos, diarreia e febre. Já a contaminação se dá por meio do contato com o animal infectado ou mesmo com as suas secreções.

Coronavirose

Essa daqui é uma das doenças que mais atingem cães da raça shih-tzu (e de todas as raças em geral). Trata-se de uma enfermidade causada por um vírus bem similar ao da parvovirose, sendo que a taxa de sobrevivência desses cães acaba sendo bem maior. Seus sintomas são febre, vômitos, diarreia e perda de apetite.

Leptospirose Canina

Leptospirose Canina
Leptospirose Canina

Esta daqui é aquela mesma doença que atinge humanos e que é transmitida por meio da urina dos ratos. E, da mesma forma, atinge tanto os rins, quanto o fígado dos cãozinhos. Sintomas visíveis como feridas na pele e na boca são perceptíveis, além de vômitos e falta de apetite. Só lembrando que essa enfermidade é uma zoonose, ou seja, que pode ser passada para humanos.

Conclusão

O filhote da raça shih-tzu é como um filhote de qualquer outra raça, ou seja, que precisa ser resguardado enquanto ainda é muito pequeno para que ele cresça saudável e crie a imunidade necessário de que precisa. Portanto, enquanto ele ainda é muito pequeno, o recomendável é deixá-lo sempre dentro de casa para que ele não tome contato com outros animais na rau.

Sem contar ainda que o ambiente em que ele se encontra precisa ser sempre limpo e arejado, e que ele possa ter momentos para brincar no decorrer do dia. Com esses cuidados, dificilmente o shih-tzu irá pegar alguma doença grave, mesmo depois de adulto.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *