Home / Natureza / Quais Cogumelos Podem Comer? Cogumelos Comestiveis

Quais Cogumelos Podem Comer? Cogumelos Comestiveis

Olá, tudo bem com você? Espero que sim.

Durante o texto de hoje você conhecerá alguns dos principais tipos de cogumelos comestíveis que existem e que são mais consumidos no mundo.

Conhecerá também as características gerais sobre os Cogumelos e sobre os fungos em geral.

Preparado(a)? Vamos lá então

Os Cogumelos

Antes de entrar no assunto principal deste texto, você precisa entender primeiro um pouco melhor sobre o que são os cogumelos.

Seres pertencentes ao Reino Fungi, usualmente são da família dos Basidiomycetes ou dos Ascomicetos. Eles possuem uma grande importância como decompositores na natureza.

De reprodução sexuada, seu corpo é dividido em:

  • Chapéu;
  • Himênio
  • Anel;
  • Estipe;
  • Volva;
  • Micélio.
Divisões do Cogumelo

Os cogumelos são heterótrofos, ou seja, eles se alimentam de outros organismos porque não conseguem produzir seu próprio alimento.

De reprodução sexuada, algumas de suas espécies são ótimas para a sua saúde, enquanto alguns outros são considerados tóxicos e transmissores de doenças.

Climas tropicais facilitam sua reprodução, são encontrados em maior número e diversidade em regiões assim, do que em lugares com clima temperado.

A Escola Britânica diz que eles variam de cor, formas e chegam a nascer até em troncos de árvore.

Cogumelos Comestíveis

Os cogumelos comestíveis são espécies que além de serem saborosos, são ótimos para a nossa saúde.

Alguns dos mais famosos são:

  • O Shimeji: popular no Brasil, é um tipo de cogumelo que necessita somente ser refogado para estar pronto. Nativo da Ásia, é delicioso, participa de milhares de receitas, possui proteínas e mais de 21 aminoácidos diferentes;
Cogumelo Shimeji
  • Portobello: muito parecido com o Champignon, ele dispõe aroma mais leve e textura mais forte que o mesmo. Originário da América do Norte, é bastante comido por franceses e estadunidenses;
Cogumelo Portobello
  • Morchella: adorado na França, é um cogumelo que se parece com uma pequena colméia e tem cor castanho. Com uma ótima textura, ele não deve ser consumido crú;
Cogumelo Morchella
  • Champignon: talvez o mais famoso do país, é o cogumelo mais consumido no planeta. De fácil adaptação, é cultivado por todas as partes do mundo;
Cogumelo Champignon
  • Cantarelo: possui de 2 a 10 centímetro e é mais encontrado na Europa e na América do Norte. De gostoso aroma, é conhecido também como Cogumelo Canário devido a sua cor amarelo alaranjada;
Cogumelo Cantarelo
  • Maitake: nativo do Japão, conhecido também como “cogumelo da dança”, é um grande estimulador do sistema imunológico humano;
Cogumelo Maitake
  • Trufa: é um tipo raro, que não é possível ser cultivado por humanos. Ele é “caçado” por humanos para ser consumido, é mais encontrado na Itália. Um alimento gostoso e extremamente caro;
Cogumelo Trufa
  • Porcini: considerado um dos mais saborosos, é o Cogumelo símbolo da Itália. Normalmente, você o encontrará somente em sua forma desidratada.
Cogumelo Porcini

Existem também outras espécies de cogumelos comestíveis que não foram citados acima, contudo, se este texto fosse falar de cada uma dessas espécies, este texto se transformaria em um grande livro.

Benefícios

Mesmo com o número de diferentes tipos de espécies de Cogumelos comestíveis, eles dispõem de algumas propriedades e benefícios em comum, para os sere humanos.

Eles são:

  • Ricos em vitamina D e fósforo, ótimos para o fortalecimento dos ossos;
  • seu ferro e complexo B, auxiliam na prevenção de doenças como a Anemia;
  • eles são antioxidantes, limpando assim o corpo de quem os ingere de radicais livres que podem causar câncer;
  • por ser rico em ácido fólico, substância da qual sua ausência no organismo pode causar doenças como o Alzheimer e doenças cardiovasculares;
  • auxiliam no equilíbrio da pressão e do colesterol, isso acontece graças a Betaglucana, substância na qual todos os tipos de Cogumelo comestíveis tem.

Além disso, cada uma das espécies de Cogumelo comestível possui suas próprias particularidades, e são mais ricos em algumas substâncias que as outras e vice-versa.

Para saber mais e entender melhor isso, acesse este texto do Tua Saúde.

Os Fungos

Agora que você já conhece e entende bem os cogumelos, que tal conhecer e entender melhor a sua família?

Sim, os cogumelos são uma espécie de fungo, e os fungos compõem mais de 1,5 milhões de espécies diferentes existentes no mundo.

Participantes do reino Fungi, eles são encontrado em todo o globo. Podem ser encontrados na água, no solo, nos vegetais, e até em animais, nos seres humanos e em detritos.

Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada e sua forma de alimentação varia entre suas espécies. A alimentação deles é dividida por:

  • aqueles que se alimentam de organismos mortos em fase de decomposição, estes se chamam de Fungos Saprófagos;
  • os Fungos Predadores que se alimentam de animais dos quais eles caçam;
  • os que se alimentam de organismos vivos, os chamados de Fungos Parasitas.

São divididos em 5 classes: os Basidiomicetos, os Quitrídios, Zigomicetos, Ascomicetos e os Glomeromicetos. Exemplos conhecidos popularmente de fungos são os mofos e o bolor.

Curiosidades Sobre os Fungos

Sim, esta parte do texto não poderia faltar. Antes do fim deste artigo, que tal conhecer algumas curiosidades incríveis sobre os fungos?

  1. O fungo Saccharomyces é um grande aliado de padeiros por todo o mundo, sendo muito utilizado para a fermentação de pães;
  2. o maior fungo do mundo é conhecido como Cogumelo do Mel, ele vive em uma floresta nos EUA e mede 3,8 quilômetros:
  3. Reishi é o nome de um cogumelo que é usado a centenas de anos na medicina oriental;
  4. os fungos existem a aproximadamente 540 milhões de anos;
  5. por incrível que pareça, eles são seres de grande importância econômica, sendo utilizados até para a fabricação de antibióticos;
  6. de imprescindível função ecológica, algumas de suas espécies faz o importante papel de “decompositor”, se alimentando de organismos mortos;
  7. algumas espécies de cogumelos são psicoativos usados há séculos por diversas populações;
  8. ao menos 50 espécies de fungo, são carnívoros.

Conclusão

Durante o texto de hoje você conheceu as algumas espécies de cogumelos comestíveis e seus incríveis benefícios para a saúde de qualquer indivíduo.

Sem contar que você entendeu melhor os fungos e descobriu ótimas curiosidades sobre eles.

Se você gostou deste texto, continue em nosso site, você não irá se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Células de Clara

O Que São Células de Clara? Para Que Elas Servem?

A celula de Clara é um tipo especializado de célula nos bronquíolos dos pulmões ocorre. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *