Home / Natureza / Pode Dar Salsicha Pro Cachorro?

Pode Dar Salsicha Pro Cachorro?

A alimentação é o aspecto mais importante em relação a qualidade de vida tanto das pessoas quanto dos animais.

Uma alimentação saudável é sinônimo de uma expectativa de vida prolongada, de uma vida sem doenças e de disposição diária.

Dar salsicha para o cachorro vai contra esses ideais pelo fato da salsicha não ser um alimento saudável.

Alimentos processados não são indicados para nenhuma pessoa ou animal.

No entanto, salsichas e outros alimentos processados, além de serem fáceis de encontrar, são muito práticos de preparar e baratos, não obstante serem saborosos.

A praticidade promovida pelos produtos industrializados é um mal que assola a sociedade, principalmente se tratando da obesidade.

Ou seja, a praticidade não é sinônimo de saúde, por isso dar salsicha para o cachorro não é uma ideia positiva.

Por outro lado, não significa necessariamente que um cachorro deva passar uma vida inteira comendo apenas ração.

Pois existe um grande número de alimentos saudáveis que um cachorro pode comer em acompanhamento com a ração.

Portanto, dar outros tipos de comida ao cachorro é uma opção viável, mas somente alimentos saudáveis, e não salsicha e nem outros tipos de comidas prontas compradas em mercados.

Por Que Não Devo Dar Salsicha Para Meu Cachorro?

Essa simples pergunta abre um leque enorme de respostas.

Separamos aqui alguns tópicos que abordam claramente os principais efeitos de alimentos como a salsicha no dia-a-dia do cachorro.

Cão Obeso
  • Obesidade: o problema mais nítido resultante de uma alimentação incorreta é o sobrepeso no cachorro, pois um cachorro obeso tem sua expectativa de vida reduzida em vários anos. Então imagine algumas raças de cachorro que vivem apenas 10-15 anos terem suas vidas reduzidas em 3-5 anos por causa de uma má alimentação.
  • Vício: a partir do momento em que um cachorro se acostuma a comer salsicha e outros alimentos processados como linguiças e calabresas, dificilmente ele irá se acostumar a comer qualquer outra coisa exceto essas.
  • Qualidade de Vida: rações específicas para a raça ou rações de qualidade existem com o propósito de oferecer elementos importantes e necessários para o desenvolvimento do cachorro, tal como o fortalecimento dos ossos, músculos, hálito, dentes, odor, pelagem e muito mais.
  • Sistema Digestivo: muitas comidas que podem ser facilmente processadas pelo nosso sistema digestivo, às vezes, pode fazer muito mal ao cachorro, se tornando até mesmo tóxico para o organismo canino.
  • Comportamento: a partir do momento em que o cachorro passa a comer “comida de pessoas”, eles não mais irão conseguir respeitar as horas das refeições e irão ficar em cima e implorando por pequenos pedaços de comida.

O Que Dar Para o Cachorro Comer Além da Ração

Um cachorro não é apenas um animal que ocupa espaço em um lar.

Ter um cachorro significa ter um companheiro fiel e também significa muitos mimos.

Querer agradar um cachorro é um sentimento natural que confere muita alegria e aquece o coração.

No entanto, mimos demais e de forma errada e descontrolada pode ser um processo irreversível.

Por isso, sempre se deve controlar e balancear os tipos de mimos, que geralmente são feitos através de comidas.

Na hora de pensar em alimentar seu cachorro com comidas humanas, tenha em mente que eles podem ter sérios problemas dependendo do que for dado.

Cachorro Pode Comer Verduras e Legumes
  • Legumes e Verduras são alimentos ricos em nutrientes que podem fazer parte da alimentação do seu cachorro. Porém, assim como muitos humanos, os cachorros também não morrem de amores por tais alimentos.
  • Frango Desfiado ou em pequenos pedaços podem ser dados, mas sem temperos e sem condimentos. Aliás, pode ser misturado à ração para deleite do cachorro.
  • Frutas: algumas frutas podem ser dadas ao cachorro, enquanto outras devem ser evitadas. Frutas como manga, caqui, maçã e melancia podem ser dadas ao cachorro, mas uvas e abacates não podem devido às toxinas e gorduras presentes nos mesmos.
  • Doces, Carnes, Leite e Ossos podem causar sérios problemas ao organismo do cachorro.

Congestão, fluído, dor no pâncreas, irritação gastrointestinal, laceração e bloqueios estomacais são exemplos comuns em diagnósticos de cães adoecidos devido às más condutas alimentícias.

Cachorro Pode Comer Frutas

Salsicha Pode Matar o Cachorro?

Depende.

Os pobres hábitos alimentares que tanto afetam os humanos tem aumentado cada vez mais em relação aos seus pets.

Muitas vezes é sugerido que um cachorro se alimente como seus ancestrais, comendo somente carne e ainda por cima uma carne crua.

Vale lembrar que os cachorros de antigamente, assim como os próprios seres humanos, tinham uma expectativa de vida muito menor.

Acrescentando, a carne de antigamente também não era como a carne dos dias atuais, onde a origem das mesmas vem através de animais que são abatidos após viverem em estados lastimáveis de higiene e conservação, além de todas as injeções e produtos químicos utilizados na conservação das carnes.

Isso ocorre pelo fato desse alimento ser um tipo de comida altamente gordurosa e calórica, além de ser resultado de um processo de mistura de vários tipos de carne de segunda categoria de qualidade duvidosa misturadas com aditivos químicos que mascaram seu verdadeiro gosto e aroma.

As indústrias querem produzir e vender cada vez mais, por isso o controle da qualidade de alimentos advindos de misturas de restos e sobras de animais não irá mudar enquanto o consumo de tais produtos continuarem movimentando o mercado em cifras milionárias.

Dar um alimento desses para um cachorro com certeza não irá mata-lo, mas irá deixa-lo muito feliz, na verdade.

Acontece que consumir alimentos processados todos os dias pode levar à morte do cachorro em um futuro próximo.

Prevenir é Melhor do que Remediar

Cuidar de um cachorro é uma tarefa difícil quando eles estão doentes, pois na maioria das vezes não sabemos o que o animal está sentindo.

Melhor Prevenir

Uma alimentação errada pode ter efeito em um cachorro ao decorrer dos anos e não instantaneamente.

Prevenir sempre foi melhor do que remediar, e o sorriso que seu cachorro pode estar dando agora de alegria em comer uma ou duas salsichas poderá sem apenas lembranças em um futuro breve.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *