Home / Natureza / Cultivo de Calêndula em Vasos: Dicas, Como Regar e Podar

Cultivo de Calêndula em Vasos: Dicas, Como Regar e Podar

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a calêndula, conhecida cientificamente pelo nome de Calendula officinalis. Uma planta que gosta de tomar muito sol, por isso se dá tão bem no Brasil, pois nosso clima tropical ajuda demais no seu bom desenvolvimento. É uma flor muito comercial, visto que chama muito a atenção por sua beleza e é perfeita para ser utilizada em decorações. As suas cores tornam os ambientes mais alegres, sejam jardins, vasos ou ramalhetes.

Utilizações da Calêndula

Além de ser muito bonita, essa planta pode ser utilizada de diversas formas por conta de suas propriedades medicinais. Por exemplo é possível fazer um chá utilizando as pétalas da flor para ajudar no tratamento de problemas estomacais como úlceras e também colites. O chá também pode ajudar a tratar conjuntivite, dores na garganta e infecções na gengiva. Outra utilidade da planta é para ajudar na cicatrização de feridas na pele utilizando as flores e suas flores, inclusive na época das guerras americanas eram muito utilizadas na enfermaria.

Calêndula em Vasos

Dicas de Como Cuidar da Planta Calêndula

Para Começar

Para começar você pode comprar as mudas de calêndulas em lojas especializadas, ou comprar sementes e plantas você mesmo. As suas mudas precisam estar com umas 4 folhas e já com a altura de cerca de 10 centímetros, nesse ponto já é possível transplantá-la.

O Ambiente Ideal

Calêndula em Vasos

Essa planta se dá bem em lugares que ofereçam boas doses de sol, muita iluminação é muito importante. Ela vai precisar de um bom tempo de exposição direta ao sol, pelo menos quatro horas por dia. Apesar disso consegue se adaptar a um clima mais ameno, embora frios extremos não sejam boas alternativas.

Como Plantar

As sementes devem ser lançadas ao solo entre julho e agosto. Agora para plantar em grandes quantidade é necessário a parceria com um profissional especializado. A preparação do solo é muito importante, ele deve estar fértil e possuir uma boa drenagem para não encharcar o solo. Pode investir no material orgânico no solo. As linhas plantadas devem de 0,50 m de distância uma da outra, e entre as plantas a distância deve ser de 0,30 m.

Dicas de Como Cultivar Calêndula em Vaso

Confira nossas dicas para cultivar a calêndula em vasos e também em jardineiras. O ideal é misturar um pouco de terra normal retirada do seu jardim mesmo, e fazer uma mistura com terra vegetal, adicionar também o dobro da quantidade de matéria orgânica.

Dicas de Como Regar a Calêndula

A hora certa de regar a sua planta é sempre que notar que a terra já está mais seca, ela precisa que o solo esteja continuamente úmido. Para que isso aconteça recomendo que a rega seja feita em dias alternados, em período muito quentes pode regar diariamente. Só tome cuidado para não encharcar o solo, pois isso pode trazer doenças para sua planta apodrecendo as raízes.

Plantação de Calêndula

Dicas de Como Podar a Calêndula

É importante realizar a limpeza da planta tirando todas as flores já murchas, assim você estimula para que ela floresça ainda mais bonita.

Dicas de Como Adubar a Calêndula

Saiba que deve equilibrar muito bem a adubação da sua planta, assim elas estarão sempre saudáveis e produzirão muito melhor. O uso de adubação nitrogenada pode ajudar no desenvolvimento. Adicione ao solo fósforo, nitrogênio, ureia e também superfosfato, assim eles vão florescer muito mais e crescer mais também.

Plantação de Calêndula

Pragas

Algumas pragas podem atacar a sua planta, como lesmas, gafanhotos, ácaros, pulgões entre outros. Outras doenças também podem atacar a sua calêndula, isso pode acabar matando a sua planta. Outros problemas como mofo ou até apodrecer a raiz da planta por excesso de água.

Floração

A floração da calêndula acontece o ano todo, só nos períodos de seca que ele fica mais prejudicado. Ela é mais forte no fim da primavera e segue até o fim do verão. Quando o sol nasce as flores se abrem junto, e ao cair do dia elas fecham. As flores podem variar de cor, de tamanho a depender do local. A planta deve ser colhida no auge da floração.

Dicas

Essa planta não pode ficar sem água de maneira alguma, e nos períodos de seca o cuidado deve ser redobrado. O sistema de irrigação deve ser de qualidade para manter a planta principalmente nesses períodos.
É preciso realizar o controle de doenças e também de pragas e utilizando produtos de qualidade. A utilização de fungicidas e inseticidas também são importantes para cuidar da planta.

Plantação de Calêndula

Cuidados Especiais Com a Calêndula

Luz

Deixe a planta onde receba bastante luz do sol, pode ser em locais também com meia sombra apesar de não ser o seu preferido. Em períodos em que o sol estiver quente demais, no final da tarde ela pode ficar um pouco mais na sombra para não queimar as suas flores.

Temperatura

A temperatura ideal para o bom desenvolvimento dessa planta é ameno, apesar de aguentar alguns dias mais frios, exceto temperaturas muito baixas como menos de 3ºC. Geadas nem pensar, nesses períodos precisam ficar protegidas.

Plantação de Calêndula

Como Tratar Fungos

Vamos citar alguns problemas que a calêndula pode apresentar, assim como acontece com outras plantas. Os cuidados corretos vão ajudar, e confira nossas dicas para os problemas mais frequentes.

Botrytis Cinerea

Nesse caso você vai perceber uma mancha cinza sob a planta. Para que isso não ocorra, o ideal é que sempre ela esteja em ambiente bem arejado. E nunca regue demais, pois água demais pode trazer esse problema. Para solucionar pode as partes aparentemente atacadas, e utilize fungicida no restante.

Infecção

Flores Com Infecção

Caso a planta aparente algumas bolhas de pus, vermelhas no talo ou em suas folhas ela pode estar com uma infecção. Procure em alguma loja um fungicida específico para aplicar.

Oídio

Nesse caso algumas manchas brancas podem aparecer nas folhas. Utilize fungicida e também enxofre diretamente na planta em forma e spray.

O que achou das nossas dicas? Conta aqui embaixo no comentário e até a próxima.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *