Home / Natureza / Quais São os Tipos de Ambiente no Planeta Terra?

Quais São os Tipos de Ambiente no Planeta Terra?

Nosso planeta Terra apresenta 3 tipos distintos de ambiente:

• Hidrosfera
  • Litosfera
  • Atmosfera

Estes ambientes compõem a chamada Biosfera que, por conseqüência, é um conjunto de diversos ecossistemas. Ainda, vale saber que esses ambientes possuem denominações, como:

• Hidrosfera (hidro = água)
  • Litosfera (lito = pedra)
  • Atmosfera: (atmós= gás)

Dessa forma, fica mais fácil de entender Quais São os Tipos de Ambiente no Planeta Terra? Curioso? Fique por aqui!

Onde Vivemos, Afinal?

Os seres humanos vivem no ambiente (camada) chamado de Atmosfera. E dentre as várias camadas da terra, existem subcamadas.

Outros ambientes do planeta Terra, além da Atmosfera, o seres humanos e demais seres vivos são essenciais para que a vida se torne possível, que são Litosfera (formada por solo e rochas) e a Hidrosfera – onde se concentra as águas.

A Hidrosfera

Este ecossistema é formado basicamente por água e abrange 70% da superfície do planeta Terra. Nesse ambiente, está incluída a água em estado gasoso, líquido e também sólido – que vai desde oceanos, lagos, rios, e, ainda, as geleiras polares.

Curiosidades Sobre a Hidrosfera

• Alguns estudiosos acreditam que pode existir uma camada mais grossa na Hidrosfera. Tal camada estaria totalmente congelada.
  • Em alguns outros planetas, como Vênus tem sua Hidrosfera em processo de destruição devido à ação da radiação solar ultravioleta. Isso explica o porquê é praticamente impossível encontrar água nesse planeta do Sistema Solar.

A Atmosfera

É o espaço do planeta constituído por gases.  Aqui, o ar é o principal componente nesse ecossistema sendo o oxigênio e nitrogênio. Além disso, possui pequenas frações de vapor d’ água e outros gases como, por exemplo, o dióxido de carbono, que seria o regulador do planeta apesar de ser em pequeno volume.

Esta camada é homogênea. Entretanto, a atmosfera se diferencia por conter camadas que se comportam conforme características térmicas em cada extrato. Começam da superfície do nosso planeta e seriam:

1. Troposfera: trata-se de camada mais baixa do planeta Terra. Essa camada inclui, em média, 75% de massa atmosférica e 99% de vapor de água.
  2. Estratosfera: é a 2ª maior camada da Terra, onde estão os maiores movimentos que o ar faz no sentido horizontal. Ela está, praticamente, entre 7 km a 18 km da superfície da Terra. É conhecida como a “Camada de Ozônio”
  3. Mesosfera: vem logo abaixo da Estratosfera e se caracteriza por ser a camada mais fria do planeta Terra, atingindo temperaturas de – 90 °C!
  4. Termosfera: maior camada do planeta Terra e inclui a exosfera (trata-se da última camada da atmosfera terrestre e apresenta baixíssima pressão. atmosférica) e a  ionosfera ( camada de cima da termosfera e carregada de átomos ionizados por radiação  solar e elétrons.
  5. Exosfera: se trata da camada da Atmosfera mais distante da Terra. É formada por hidrogênio e gás hélio – assim não existe gravidade nessa camada. É nessa camada, ainda, que se encontram os satélites de dados para mapeamentos espaciais.

Curiosidades sobre a Atmosfera

• Sabia que devido a Atmosfera circundar o planeta Terra, ela mantém a temperatura global do nosso planeta que é, em média, de 15 °C? Com isso, a Terra é um ambiente de temperatura amena, que explica parte da possibilidade que o planeta tem de conservar vidas.
  • A boa preservação da nossa Atmosfera é fundamental para nos protegermos naturalmente dos efeitos nocivos de raios solares ultravioletas. A Atmosfera serve como um filtro para esses raios nos atingirem com a menor incidência possível.
  • A Atmosfera é composta por gases como o nitrogênio, o gás carbônico e o oxigênio. Todos eles são essências para a nossa sobrevivência.

A Litosfera

Litosfera

Eis a camada mais externa do planeta Terra. É rochosa, formada por rochas e todos os tipos de solo. É conhecida como Crosta Terrestre.

Vale saber que a Litosfera, devido a dinâmicas e pressões do interior do nosso planeta, apresenta diversas rachaduras e descontinuidades – o que dá origem às placas tectônicas.

As placas tectônicas, por sua vez, se movimentam e essa movimentação é importante (dá origem a formação de montanhas) – mas de forma desorganizada (com a ação nociva do ser humano no meio ambiente), pode causar terremotos e até tsumanis.

Curiosidades Sobre a Litosfera

• Esse ambiente da Terra possui uma espessura que varia de 50 km a 200 km.
  • Existe uma área da Litosfera que é chamada de Zona de Encontro. É ai que se formam as cadeias de montanhas e quando há falhas – sobretudo resultantes da interferência humana – ocorrem erupções vulcânicas, tsumanis, entre outros fenômenos que podem ser perigosos para a vida humana e animal. Essas “falhas” dão origem às chamadas Zonas de Subducção.
  • Litosfera é uma palavra que deriva do vocabulário grego. “Llithos”, que significa “pedra” e “phaira”, que equivale a “campo”.

Algumas Camadas da Terra

Camadas da Terra

Além dos 3 ambientes que formam a Biosfera e do qual falamos ( ), temos algumas camadas importantes no nosso planeta. Saiba um pouco sobre algumas delas:

• Manto: é uma camada interna do planeta Terra. Ele é dividido em: parte interna e parte externa. Essa camada tem a função dar origem (de forma equilibrada) a fenômenos causados pelos movimentos das placas tectônicas, como terremotos, vulcanismos e outros.
  • Núcleo: se trata da camada mais interna do nosso plante que também se divide em subcamada interna e externa. Formado por níquel e ferro contribui para manter a temperatura da Atmosfera.

Divisões do Planeta Terra – Ambientes e Camadas

Divisões do Planeta Terra

Agora que já sabemos sobre Quais São os Tipos de Ambiente no Planeta Terra, confira, resumidamente como o planeta terra pode ser dividido:

• 1 – Planeta Terra
  • 2 – Biosfera
  • 2.1 – Litosfera (Crosta Terrestre, Manto Superior e Placas Tectônicas)
  • 2.2 – Hidrosfera (Oceanos, Rios, Lagos, Geleiras, etc)
  • 2.3 – Atmosfera (Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera).

Além disso, vale saber que a Atmosfera, onde vivemos (e que faz parte da Biosfera, juntamente com a Litosfera e a Hidrosfera), se divide em Ecossistemas – também conhecidos como Biomas.  São eles:

1. Ecossistemas terrestres da Atmosfera: florestas, pradarias, desertos, savanas, etc.
  1. Ecossistemas aquáticos da Atmosfera: marinho, de água doce, alagamentos, lóticos, lênticos (águas paradas), etc.