Home / Natureza / Para Que Serve Calcário de Conchas? O Que é Isso?

Para Que Serve Calcário de Conchas? O Que é Isso?

O trabalho de desenvolvimento e análise de um solo é frequente, pois é possível afirmar que o solo jamais encontrará um ponto de total equilíbrio. Dessa maneira, é necessário que os profissionais estejam sempre tentando descobrir novas formas de alterar e incrementar a qualidade de um solo, visando melhorar a agricultura como um todo.

Assim, em meio a esse processo surgem novas técnicas e novos produtos para fazer evoluir a natureza do solo. Entre eles está o chamado calcário de conchas, que nada mais é do que um produto feito a partir das conchas marinhas. O calcário de conchas é muito mais eficiente para o uso na agricultura do que o calcário de rochas, esse mais comum em todo o mundo.

Logo, ainda que você jamais tenha ouvido falar no calcário de conchas, saiba que o produto é extremamente comum em diversos locais de plantação de todo o mundo. Portanto, se você deseja saber mais a respeito do calcário de conchas, entendendo tudo sobre a origem desse tipo de produto, além de compreender o porquê do seu uso no solo, veja abaixo todos os aspectos relacionados a esse tipo diferente de calcário.

Para Que Serve o Calcário de Conchas?

O calcário de conchas é muito comum em locais de plantação de todo o Brasil, sendo também comum em muitas outras partes do mundo. A grande verdade em relação a esse tipo de calcário é bastante simples: ele é ótimo quando se trata de corrigir o nível de acidez do solo. Dessa forma, quando o solo está muito ácido, uma das melhores opções a fazer é optar pelo chamado calcário de conchas, muito mais eficiente do que o calcário de rocha para esse serviço.

Na verdade, enquanto o calcário de rochas demora mais a fazer efeito, tendo o seu efeito prolongado por menos tempo, o calcário de conchas se notabiliza pelo fato de ser muito mais eficaz. Logo, o calcário de conchas é recomendado para todos os tipos de culturas, sendo muito comum o seu uso nos mais diversos tipos de plantações de todo o Brasil. Vale lembrar que um solo ácido, em geral, não é o desejado por nenhum agricultor.

Isso porque o solo nessas condições pode alterar o sabor do fruto, além de não oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento correto da planta. Até existem culturas que gostam desse tipo de solo em questão, mais ácido, como é o caso das hortênsias. Todavia, o mais comum é que a grande maioria das culturas se adaptem melhor ao solo rico em nutriente e neutro.

Como Surge o Calcário de Conchas?

Muitas pessoas gostam de entender a fase de surgimento de determinado produto, já que esse período costuma dizer muito a respeito do produto em questão. Esse é o caso, também, do calcário de conchas. Assim, esse tipo diferente de calcário nasce com a deposição geológica das conchas marinhas. Logo, com o tempo as conchas foram penetrando no solo marinho, fossilizando.

Esse processo faz com que, no fim das contas, as conchas sejam ótimas para a produção do calcário. As maiores reservas brasileiros de conchas desse tipo estão na região Sul do país, mais precisamente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e, sobretudo, Santa Catarina.

Calcário de Conchas

Dessa maneira, o sul do Brasil se mostra o polo exportador de calcário de conchas no país, sendo responsável por enviar o produto para inúmeras fazendas e sítios de todo o Brasil. Isso porque, se no passado o calcário de conchas era algo mais restrito aos grandes agricultores, atualmente já é possível dizer que esse tipo de calcário se mostra comum em todos os tipos de ambientes de plantação.

Por Que Calcário de Conchas é Melhor Para o Solo?

O calcário de conchas não é melhor para o solo do que o calcário de rochas. Na realidade, essa é uma falácia. O que acontece, na prática, é que o calcário de conchas reage muito mais rápido junto ao solo do que o outro tipo de calcário. Dessa forma, o produto das conchas marinhas faz o seu trabalho de maneira mais veloz e por mais tempo.

Em uma maratona de rua, seria como se um corredor chegasse na frente do adversário e começasse a maratona de novo, correndo por mais tempo e sempre mais rápido. Por isso a comparação entre o calcário de conchas e o calcário de rochas é tão negativa para o produto das rochas, que no passado era usado em larga escala para as plantações de todo o mundo.

O calcário de conchas reage mais rápido, assim, pelo fato de aumentar a sua área de contato com o solo, algo propiciado pela sua formação no mar. Além disso, o calcário das rochas apresenta menor concentração de CaCO3, o que diminui a velocidade da reação.

Quanto de Calcário de Conchas Usar no Solo?

Essa é uma pergunta que ninguém pode responder de forma direta sem antes analisar o solo em questão. Pois, por mais que hajam parâmetros e médias, é fundamental entender o tamanho do solo, o quanto ele está desgastado pela acidez e como pode ser realizada a sua recuperação por completo.

Em todo caso, antes de aplicar o calcário de conchas em seu solo, trate de ao menos entrar em contato com um profissional da área, pois apenas o profissional será capaz de oferecer algumas informações muito importantes para você.

Tenha me mente, porém, que o calcário de conchas é usado em menor quantidade quando comparado ao calcário de rocha. No site da empresa CYSY, especializada em calcário de conchas, é possível encontrar uma calculadora de calagem logo na primeira página.

Essa calculadora ajuda a fazer com que você tenha uma ideia do quanto deve usar de calcário de conchas para corrigir o seu solo, havendo diferenciações para culturas de verão e de inverno. Todavia, é importante ter em mente que não há qualquer garantia dada pelo site, sendo que a calculadora apenas serve de referência para você. De qualquer maneira, ter uma noção do que está fazendo já será bastante útil mais à frente.

Veja também

O Que São Horizontes Transicionais? Como Eles Acontecem?

O solo é importante para a realização de todo o ciclo da vida no planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *