Home / Natureza / Ecossistema do Ar: Do que é composto e a Importância do Ar Nos Ecossistemas

Ecossistema do Ar: Do que é composto e a Importância do Ar Nos Ecossistemas

Por que não ecossistema do ar?

Ecossistema é um termo muito utilizado na biologia, especialmente na área da ecologia. Esse termo, de forma simplista, designa o conjunto de comunidades bióticas (com vida) e abióticas (sem vida) de um determinado local.

No mundo todo existem diversos ecossistemas, no qual dois deles são como categorias que separam todos os ecossistemas. No caso: o aquático e o terrestre. Esses dois ecossistemas são de extrema importância para todos, como já imaginamos.

Um erro comum é achar que, por ter o aquático e terrestre, também existe um ecossistema do ar. Esse termo é incorreto, e não existe. A seguir, vamos explicar melhor um pouco mais sobre o ar e você entenderá por que ele não pode ser chamado de ecossistema.

Sobre o Ar

Sempre em situações críticas, lembramos o quanto a comida e a bebida são importantes para a nossa sobrevivência. O ator de comer e beber é algo tão normal do nosso dia a dia, que nem percebemos o quanto necessitamos disso. Muitas vezes, entretanto, esquecemos de um dos processos mais importantes da nossa vida.

Respirar. Um ser vivo sem conseguir respirar morre em questões de minutos, não importa o reino, filo ou espécie. Para isso, contamos com uma parte praticamente invisível aos nossos olhos que mantém todos os gases necessários para que possamos respirar tranquilamente e continuarmos com nosso dia.

O ar é algo que facilmente nos esquecemos sobre, mas ele nunca, nunca, deixa de estar lá. Pode estar com mais ou menos oxigênio, com diferentes componentes, mas está sempre lá. Por isso, no post de hoje, iremos falar um pouco mais sobre esse sistema que é o ar e sua importância direta e indiretamente aos seres vivos, especialmente aos seres humanos.

Do Que é Composto o Ar?

Afinal das contas, do que é feito o ar? Ele é invisível, incolor, inodoro (sem cheiro). Como sabemos que ele está aqui? Qual sua composição? São perguntas muito boas e que demorou bastante para conseguirmos responde-las. Não se pode ver, ou tocar o ar, mas ele está lá, existindo, com peso e melhor, ocupando espaço.

Devemos entender que o ar não é somente feito por matérias em estado gasoso (em gás). Mas também pode ser encontrada em estado líquido ou/e sólido. A maior parte é de gases, uma mistura de vários. Entretanto, existem alguns gases que estão em maior quantidade que outros, e são eles que ajudam a gente a viver.

Cerca de 78% do gases do ar são formados por nitrogênio ou azoto. Sim, esse elemento é o mais comum da nossa atmosfera. Logo após ele, com 21%, vem o oxigênio. E o último porcento constitui-se com vários elementos como o argônio e gás carbônico. Essa quantidade é a ideal para a sobrevivência dos seres vivos.

Em fase gasosa, é difícil conseguirmos ver algo do ar. Entretanto, caso haja vapor de água ou e poeira, fica mais perceptível tudo ao nosso redor. Nesses casos, temos fenômenos, muitas vezes feitos pelo homem, com nomes diferentes e explicações.

A Importância do Ar Nos Ecossistemas

Respirar é algo tão comum, que facilmente esquecemos de quem nos proporciona isso. Somente em momentos de falta de ar, ou quando uma brisa bate no rosto que lembramos que o ar está ali o tempo todo.

O maior ajudante e elemento necessário, que o ar nos proporciona, é o oxigênio. Mas para chegarmos nesse oxigênio, é necessário também o gás carbônico, que faz com que a planta faça fotossíntese e libere oxigênio. Além de medirmos com o que e quanto é composto o ar, também temos uma escala quanto a sua quantidade.

Lugares de altitude bem grandes vão ter mais dificuldade em entregar um ar bom para os seres vivos, já que ele terá uma parcela menor de oxigênio. Assim como também em cidades grandes, cheias de carros, fábricas e outros que liberam gás carbônico, monóxido de carbono e outros elementos ruins para nossa saúde.

Todos os seres vivos precisam de ar para respirar, não importa o reino. As plantas são as melhores amigas de nós seres humanos, pois elas transformam gás carbônico em oxigênio. Oxigênio esse que nós consumimos e liberamos c02. É um processo cíclico e vital para a vida na Terra.

O oxigênio também auxilia na combustão, que é muito utilizada em motores de carros. Isso porque há combustão de gás oxigênio com várias outras substâncias. Liberando calor de forma mais rápida em um curto período de tempo. Um exemplo dessa combustão, é que ao colocar um copo em uma vela, ela apaga imediatamente.

A Atmosfera

A atmosfera é caracterizada por ser uma camada gasosa que envolve o planeta. É onde o ar fica todo retido dentro devido a força da gravidade e do campo magnético da Terra. Cada planeta vai ter uma atmosfera diferente. Cientistas estudam de como era e é hoje essa atmosfera, e de como nós estamos a transformando.

 

A atmosfera é divida em cinco camadas diferentes. Cada uma delas irá variar e ser diferente de acordo com a temperatura. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e ionosfera.

  • A troposfera é a primeira, e se estende a 12 quilômetros acima. É ali onde podemos ver todos os fenômenos do clima, a mais próxima de nós.
    Troposfera é A Cama da Atmosfera Em Que Respiramos
    Troposfera é A Cama da Atmosfera Em Que Respiramos
  • Na estratosfera, ela vai até 50 quilômetros, e mantém uma temperatura parecida com a da troposfera. Entretanto, é um pouco mais quente, porque ali se encontra a camada de ozônio que protege a Terra dos raios UV.
    Estratosfera é a Camada Onde se Encontra a Camada de Ozônio
    Estratosfera é a Camada Onde se Encontra a Camada de Ozônio
  • Mesosfera chega até 80 quilômetros, e é dai que cai bruscamente. Normalmente chega em -90 graus Celsius.
Mesosfera
Mesosfera
  • Termosfera não tem um limite muito definido, mas fica em torno de 80 a 900 quilômetros, dependendo do local. A temperatura é muito alta, fazendo com que as moléculas se movimentem de forma muito rápida. Porém, um fato interessante é que há pouca concentração de moléculas.
    Termosfera é Uma Camada de Altíssima Temperatura
    Termosfera é Uma Camada de Altíssima Temperatura
  • Na ionosfera, a última, é formada por três camadas dentro delas: D, E, F. Recebe esse nome por possuir uma quantidade infinita de íons.
    A Quinta Camada: Ionosfera
    A Quinta Camada: Ionosfera

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o ar e sua importância. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e suas dúvidas, ficaremos felizes em tira-las. Leia mais sobre o ar e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *