Home / Natureza / O Que É Gás De Cloro? Onde Ele É Utilizado?

O Que É Gás De Cloro? Onde Ele É Utilizado?

O cloro é um elemento que é utilizado com muita frequência nos produtos usados para a limpeza. O gás de cloro pode se apresentar na forma pressurizada ou aquecida, quando  acaba se transformando em forma líquida. É esse formato que permite o seu transporte e armazenamento. Confira nosso artigo e conheça um pouco mais sobre o gás de cloro.

Características do Gás de Cloro

Como foi dito, o cloro pode assumir a forma pressurizada ou de líquido. À medida que o cloro líquido é liberado no ambiente, ele se transforma em gás e se espalha de uma forma muito rápida. Possui um cheiro bem picante e que causa muito irritação aos seres humanos. Uma forma muito fácil de identificar o cheiro do gás de cloro é lembrar do cheiro da maioria dos alvejantes e produtos de limpeza usados nas casas.

Apresenta-se em cores que lembram o amarelo e o verde. Felizmente, o cloro não é um produto inflamável, mas pode ser muito perigoso quando reage com outras substâncias. Portanto, é muito importante ter cuidado no seu manejo, já que ele pode formar alguns compostos com outros produtos químicos causando explosões. Uma dica importante é sempre manter o gás de cloro distante do amoníaco e da terebintina, ok?

Produção de Gás de Cloro

O cloro é produzido por meio da ação do ácido clorídrico reagindo com óxido de manganês, produzindo assim o cloro no formato gasoso e também a água e  o cloreto de magnésio. Outros oxidantes podem ser usados, como é o caso do (KMnO4), também conhecido como permanganato de potássio.

Gás De Cloro
Gás De Cloro

O cloro foi amplamente usado na época da Primeira Guerra Mundial como um meio para asfixiar  as pessoas. Ele é um dos produtos mais fabricados em todo o mundo e que serve como matéria prima para a produção de papel, branqueadores, tecidos, venenos que combatem insetos, solventes e até borrachas.

Uma utilização muito comum do cloro é para deixar a água potável mais saudável. Ele age como uma espécie de eliminador das bactérias. Além disso, é também usando nos processos de remoção de resíduos industriais no saneamento básico das cidades. Assim, ele é uma boa alternativa para tratar os esgotos das grandes cidades.

É muito importante tomar bastante cuidado com o manejo de produtos que possuem o cloro, já que a liberação do gás pode causar problemas muito sérios na respiração. Ele pode, inclusive,  levar uma pessoa à morte. Em caso de acidentes com esse produto você deve procurar a assistência médica com urgência.

Cuidados Com o Gás Cloro

As pessoas podem entrar em contato com o gás de cloro por meio do ar ou da pele. Dessa forma, o contato por meio da inalação ou por meio da pele pode ser bem prejudicial para os seres humanos. Outra forma de contaminação é a utilização do cloro na água. Assim,  ele pode entrar em contato com os mais diversos alimentos consumidos pelo homem.

Assim, reforçamos mais uma vez  a necessidade de máximo cuidado ao manejar produtos que possuem cloro na sua composição, ok?

Gases Presentes na Natureza e Produção do Cloro

Além do cloro, outros gases podem ser encontrados na natureza. Os mais comuns são: amônia, nitrogênio e oxigênio. O cloro foi obtido por meio da oxidação do (HCl) , o ácido clorídrico, e com o MnO2. A partir dessa reação é possível obter o NaClo, conhecido como hipoclorito de sódio.

O cloro que conhecemos é usado na indústria e obtido por meio de um processo químico: a eletrólise de NaCl (cloreto de sódio) no processo de produção do NaOH. Ele pode causar sintomas como: ardência nos olhos, garganta, além de lacrimejamento, quando inalado em pequenas porções.

Produção do Cloro
Produção do Cloro

Já em grandes quantidades pode causar grandes estragos na saúde dos seres humanos, provocando problemas respiratórios graves que podem levar a morte. Mas a boa utilização do cloro é muito benéfica, pois é através dele que a água é tratada e os resíduos industriais podem ser eliminados. Um dos usos mais comuns do gás cloro é no tratamento de água das piscinas e também no branqueamento do algodão, linho e outras fibras vegetais.

Uso do Cloro Para Tratar a Água

Segundo dados, mais de 30 milhões de pessoas vivem no Brasil sem acesso à água tratada. Ou seja, o quadro de saneamento básico do nosso país ainda é bem problemático e colabora para que algumas doenças sejam disseminadas. A febre tifoide, hepatite e cólera são alguns exemplos de enfermidades que podem se propagar por falta de cuidados com o saneamento básico nas cidades.

A utilização do cloro pode ser uma boa alternativa química para diminuir os efeitos da contaminação nas águas dos lagos, rios, lençóis e represas. Dessa forma, ele pode ser uma solução barata e muito eficaz para eliminar vírus, bactérias, parasitas e fungos das águas.

Cloro Para Tratar a Água
Cloro Para Tratar a Água

Com seu grande poder de oxidação, o cloro pode entrar de forma firme nas células e eliminar diversos microrganismos. Por esse motivo, é comum a utilização do cloro no processo de tratamento da água deixando-a pronta para o consumo dos seres humanos.

Cloro: Uma Boa Escolha Para o Tratamento da Água

De acordo com o Ministério da Saúde, a água para ser consumida precisa ter algumas características químicas e físicas para ser considerada potável. Além do tratamento efetivo da água, o gás cloro é um produto muito indicado por possuir grande custo-benefício, já que não é tão caro como outros produtos que possuem a mesma função.

As cidades que investem no uso de gás de cloro para melhora a água consumida pela população devem observar a qualidade do material indicado pelos fornecedores. O transporte, armazenamento e envasamento devem obedecer à regras rígidas e controladas para garantir a qualidade e segurança de quem consome a água tratada com cloro.

Nosso artigo fica por aqui. Se ficou alguma dúvida sobre a utilização do gás cloro, basta nos enviar um comentário logo abaixo, combinado? Não deixe de acompanhar as atualizações do Mundo Ecologia! Todos os dias trazemos muitas novidades sobre a natureza, plantas e animais! Até a próxima!

Veja também

Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias? Qual o Melhor de Caixinha?

O leite de soja já vem sendo uma alternativa, há décadas, para aqueles que não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *