Home / Natureza / Quais São os Três Principais Tampões Biológicos?

Quais São os Três Principais Tampões Biológicos?

Entender como funciona o nosso corpo é algo essencial, já que dessa maneira conseguimos perceber também variações existentes em nosso organismo e outros mecanismos que acabam passando batido com o passar do tempo.

Porém, a grande verdade é que a grande quantidade de informações presentes na internet pode acabar gerando confusão na mente das pessoas, e é exatamente por isso que devemos estudar um pouco mais para entender como nosso corpo funciona.

Dessa maneira, vamos agora estudar um pouco mais sobre os tampões biológicos, que são essenciais para o funcionamento pleno do nosso corpo de uma maneira geral. Apesar dessa importância, muitas pessoas não entendem exatamente o que são os tampões biológicos e nem quais são eles.

Portanto, neste artigo vamos falar de uma maneira mais específica sobre esses tampões. Continue lendo o texto para entender quais são os três principais tampões existentes em nosso corpo e também o que afinal são tampões biológicos.

Tampões Biológicos
Tampões Biológicos

O que são tampões biológicos?

O termo “tampão” é utilizado muitas vezes para classificar coisas que possuem a função de estancar algum processo. Ou seja, o tampão serve para evitar uma “explosão” ou um grande acontecimento e/ou processo que pode acabar tirando as coisas da ordem.

Isso acontece com os países tampões e também com os tampões biológicos. De acordo com a explicação, você provavelmente já entendeu que os tampões biológicos têm a função de evitar algo trágico no nosso corpo, mas afinal, o que seria isso?

Basicamente, o corpo humano tem um pH constante que varia apenas em caso de doenças, já que assim o sangue tende a ficar mais ácido do que o normal, o que não é bom.

Porém, alguns elementos são responsáveis por servir como tampões para regulação do pH, ou seja, eles servem para “segurar a barra” para que o corpo consiga se manter em seu pH constante e não haja problemas.

Logo, os tampões biológicos seguram o nosso pH, evitando que diversas patologias e desequilíbrios acabem por aparecer em nosso corpo.

Tampões Biológicos pela Acidez
Tampões Biológicos pela Acidez

Quais os 3 principais tampões biológicos?

É claro que o nosso corpo não possui apenas um elemento capaz de desempenhar a função de tampão, mas sim 3 elementos que são essenciais para essa função e também para prevenir doenças no corpo.

Nesse caso, quando estamos falando de tampões biológicos estamos falando diretamente de 3 elementos principais: o bicarbonato, o fosfato e as proteínas.

Esses 3 elementos servem para equilibrar o funcionamento do corpo e, consequentemente, para agirem como tampões biológicos.

Em primeiro lugar, o bicarbonato age em ambientes de urgência, isso porque ele não é tão compatível com a necessidade do corpo, mas ao mesmo tempo funciona como um “reserva” caso os outros catalisadores não funcionem.

Em segundo lugar, o fosfato é o tampão perfeito para quando os valores de pH ficam entre 5,8 e 7, mas ao mesmo tempo ele não possui uma eficiência considerada muito grande, já que ele existe em pouca concentração no plasma do sangue.

Em terceiro lugar, as proteínas também possuem um funcionamento quase ínfimo, isso porque apenas a histidina apresenta pH compatível ao do corpo humano.

Logo, essa é a maneira com que esses 3 tampões biológicos funcionam em nosso corpo para desenvolver suas atividades básicas.

Fosfato Bicálcico
Fosfato Bicálcico

Importância dos tampões biológicos

Como dissemos anteriormente, os tampões são extremamente necessários para que o nosso corpo consiga equilibrar o pH da maneira correta, mesmo que isso pareça uma tarefa simples.

A grande verdade é que os tampões biológicos são os elementos mais importantes para evitar doenças em nosso corpo e até mesmo para prevenir a morte, já que quando o pH corporal vai a níveis extremos, isso é algo que pode acabar acontecendo.

Dessa maneira, devemos levar em conta que os tampões possuem uma importância vital no corpo, e por isso uma boa ideia é realizar exames periódicos para ver como estão os seus níveis de tampões biológicos.

Ou seja, se os seus níveis estiverem baixos é necessário fazer uma reposição e se eles estiverem altos é necessário que você entenda o que está acontecendo com o seu corpo (com um acompanhamento médico) para entender também quais são as medidas que devem ser tomadas.

Portanto, agora você consegue entender um pouco mais sobre qual é a importância desses tampões, e com certeza entende também qual é a função deles em nosso corpo.

Tampões Biológicos Controle de PH
Tampões Biológicos Controle de PH

Resumo – Informações mais relevantes

Após ler o texto você provavelmente já percebeu como é importante aprendermos cada vez mais sobre o nosso corpo, principalmente porque ele possui funções que seriam praticamente inimagináveis para uma pessoa que não estuda sobre o assunto.

Assim, vamos repassar de maneira concisa tudo o que foi informado para você sobre esse assunto para que você não se esqueça de nada!

Em primeiro lugar, lembre-se de que os tampões biológicos são importantes para prevenir reações corporais que poderiam levar a danos irreversíveis na saúde e até mesmo à morte, isso porque ele controla o pH do nosso corpo, fazendo com que suas condições não se alterem drasticamente.

Em segundo lugar, é importante também se lembrar que os 3 principais tampões biológicos que temos atualmente são o fosfato, o bicarbonato e as proteínas, que são justamente os 3 elementos essenciais para que o pH corporal permaneça em equilíbrio ao longo da nossa vida.

Em terceiro lugar, é interessante estar atento, já que algumas vezes será necessário fazer a reposição desses tampões biológicos no corpo, principalmente no caso de pessoas que estão passando por processos de desnutrição e por esse motivo não possuem todos os nutrientes que são necessários para o funcionamento do corpo.

Por fim, lembre-se sempre de fazer exames de maneira periódica justamente para conferir se os níveis de vitaminas e minerais no seu corpo estão corretos, já que isso com certeza ajuda a evitar diversas doenças que você poderia vir a ter em um futuro distante ou não tão distante assim!

Gostou deste conteúdo e quer aprender mais informações referentes a outros tipos de assunto da Ecologia? Não tem problema, porque aqui no site temos textos sobre as mais diversas temáticas! Confira: Toucanet Bico-de-Ranhura: Caracteristicas, Habitat e Fotos

Veja também

Uso de Drogas

Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quando se fala em drogas, logo pensamos nas drogas ilícitas que são fabricadas, vendidas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *