Home / Animais / Toucanet Bico-de-Ranhura: Caracteristicas, Habitat e Fotos

Toucanet Bico-de-Ranhura: Caracteristicas, Habitat e Fotos

Aves

Antes de conhecer e entender melhor o que é um Toucanet, é importante que antes você conheça e compreenda um pouco melhor sobre as aves e as características que todas possuem em comum.

Descendentes diretos dos Dinossauros que morreram a 65 milhões de anos, as aves são animais invertebrados de sangue quente.

Sua distribuição geográfica abrange todo o globo e hoje se conhece 9 mil espécies delas, das quais graças a essa grande diversidade se dividem em diversos tamanhos e formas diferentes.

Sua alimentação normalmente se baseia em grãos, sementes e frutos.

Vencedores da escala evolutiva, sua capacidade de vôo foi uma das principais habilidades que os permitiu sobreviver todo este tempo.

Aves
Aves voando

Animais bípedes, ovíparos e cobertos por penas que lhes dão sua capacidade de voar. Existem algumas outras características que são em comuns a quase todas as suas espécies:

  • Temperatura do corpo: todas as aves são homeotérmicas, o que lhes dá capacidade de manter sua temperatura corporal sempre elevada. O que ajuda a garantir isto, é seu metabolismo acelerado;

  • Vôo: es foi e é uma habilidade usada por eles para caçar, buscar alimentos, viver em diversos tipos de ambientes diferentes, para migrar e fugir de predadores;

  • canto: esta é uma capacidade usada para comunicação, marcar território e atração sexual. Eles só conseguem cantar, graças a um órgão fonador chamado siringe;

  • penas: elas são isolantes térmicos, permitem o vôo e são utilizadas para atração sexual.

Se quiser saber e entender melhor sobre elas, e seu fenótipo de forma mais aprofundada, acesse este texto do Toda Matéria.

Tucanos

Antes de conhecer o Toucanet, é necessário o texto abordar um pouco sobre o Tucano e suas principais características.

Estes são animais de grande importância ecológica e considerados os maiores dispersores de sementes da América Central.

Participantes da família dos Ramphastidae, dos quais se conhece 33 tipos de espécies diferentes.

Conhecidos principalmente por seu enorme bico que chega a ter até 23 centímetros em determinadas espécies, o Tucano chega a ter até 66 centímetros de comprimento.

De uma beleza exuberantemente exótica, a não existência deles nas florestas onde habitam pode devastar grande parte de ecossistemas.

Eles são responsáveis por mais 80% das dispersões de sementes na América Central. Sua distribuição geográfica se estende do Sul da Argentina até o México .

Tucanos
Tucano do Peito Branco

Sua cor varia de acordo com sua espécie, contudo, qualquer membro da família Ramphastidae se destaca pelo seu grande Bico.

Ele chega a maturidade sexual em torno de seus 3 anos de idade. Suas fêmeas botam de 2 a 4 ovos que eclodem depois de 18 dias. Tanto o macho quanto a fêmea desta espécie contribuem no cuidado de seus ovos.

Sua alimentação em geral, é baseada primeiramente em frutos, porém eles também chegam a comer pequenos lagartos e cobras, ovos de outras aves e pequenos filhotes de outras espécies de aves também.

Normalmente eles habitam ocos de barrancos e de árvores, além de viverem em árvores e em fendas. Sua casa chega a ter até 30 metros de altura. Possuem hábitos diurnos.

Toucanet Bico de Ranhura

Ave endêmica que habita o Norte da Colômbia e o Norte da Venezuela. Usualmente ele habita florestas úmidas, contudo, acaba sendo encontrado também em jardins.

Também conhecido como Toucanet Sulco Faturado, seu nome científico é Aulacorhynchus Sulcatus, ele têm em média 35 centímetros.

Sua coloração mais predominante é o verde,sua pele ao redor dos olhos azul e sua garganta é branca, seu bico é preto e na parte de cima dele tem uma linha vermelha bordo.

Toucanet Bico de Ranhura
Toucanet Bico de Ranhura – Verde

Esta é uma espécie considerada com pouco perigo de extinção de acordo com a Birdlife International. Este Tucano vive também em uma boa variedade de áreas protegidas, como o Parques Nacionais da Venezuela por exemplo.

Através desta espécie existem 3 subespécies, uma delas é o Toucanet Bico Amarelo, que era considerado uma espécie única até 2012.

Seu vocal pode ser confundido com outras espécies de sua família que vivem no local.

Tucanos

Como o assunto é a família Ramphastidae, que tal conhecer alguns de seus integrantes mais famosos?

  • Tucano de Bico Preto: ele é encontrado nas Guianas, Bolívia, Venezuela, na Amazônia, Parte do Sul e Central do Brasil, contudo, ele não alcança o litoral nordestino. Têm em média 46 centímetros e possui um bico de 12 centímetros que é perto, com uma linha amarela em cima dela. Além disso, a base de seu bico também é amarela;

Tucano de Bico Preto
Tucano de Bico Preto
  • Tucano de Papo Branco: conhecido nas regiões onde vive por seu canto que se assemelha ao latido de um cão. Vive principalmente por toda a bacia Amazônica, porém também habita a Bolívia, a Venezuela e as duas Guianas;

Tucano de Papo Branco
Tucano de Papo Branco
  • Tucanuçu: conhecido como o maior de sua família, ele chega a ter 66 centímetros de altura e um bico de 23 centímetros de comprimento. Vive em toda a Floresta Amazônica, o Paraguai, a Argentina e a Bolívia;

Tucanuçu
Tucanuçu
  • Tucano de Bico Verde: este Tucano é conhecido por viver em bandos, ele tem em média 48 centímetros.Suas características mais aparentes são seu papo amarelo e bico verde. Ele habita o Paraguai, a Argentina, Bolívia e o Brasil.

Tucano de Bico Verde
Tucano de Bico Verde

Curiosidades

E para finalizar o texto, que tal conhecer algumas curiosidades sobre o Tucano e seu mundo?

  • Algumas tribos indígenas acreditam que quando um grande grupo de Tucanos se juntam, este é um sinal de vai chover;

  • a língua de um Tucano pode chegar a ter até 15 centímetros;

  • um Tucano vive em média 20 anos de idade.

Conclusão

Olá, tudo bem? Espero que sim. Durante o artigo de hoje você conheceu o Toucanet Bico de Ranhura. Uma espécie de Tucano não muito conhecida, mas com características que o fazem ser único e se destacar entre todos da sua espécie.

Além disso você conheceu algumas curiosidades sobre os Tucanos e conheceu os mais famosos e suas principais características.

Se você gostou deste artigo e ama a natureza e conhecer novas coisas incríveis sobre ela, continue em nosso site. Você não irá se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Alimentação da Mariposa: O Que Elas Comem?

As mariposas são insetos voadores muito semelhantes às borboletas. Como todos os insetos, o corpo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *