Home / Natureza / Árvores Frutíferas Para Solo Argiloso

Árvores Frutíferas Para Solo Argiloso

O solo argiloso compõe quase que completamente o território do Brasil, deixando de estar presente em pequenas porções de terras.

O volume de argila em um solo para que o mesmo seja considerado argiloso, deve ser de, no mínimo, 30%, o que significa que a argila existe em todos os solos ao redor do mundo, porém, em menores porcentagens.

Um solo argiloso é marcado por sua principal característica, que é difícil manuseio de ferramentas e máquinas agrícolas, tornando-o difícil de ser trabalhado.

A combinação de argila com a água da chuva, por exemplo, o torna extremamente lodoso se houver movimentação.

O fato da argila compor 30% ou mais do solo, faz com que o escoamento de água seja trabalhoso, impedindo com que a mesma seja distribuída de forma simples para as raízes, o que significa que ele não é tão frutífero quanto poderia.

Quando o solo é árido, composto por areia e argila em menor quantidade, a permeabilidade se torna maior, facilitando, assim, o desenvolvimento pleno das árvores.

Quando se pensa em plantar uma semente em um solo argiloso, imagine que a semente será coberta pelo solo retirado, e se esse solo for impenetrável, tal como a argila, a semente não conseguirá receber nutrientes suficientes do solo, e assim, morrerá.

A Importância Do Solo Para O Ecossistema

Quando se fala sobre o solo, é importante entender que o mesmo é a base para toda a vida de um ecossistema, pois é através do solo que muitas plantas irão se desenvolver.

O desenvolvimento das plantas é o principal fator para fazer com que a engrenagem natural da vida tenha impulso, pois as plantas são a principal fonte de alimento na cadeia alimentar.

Plantas Em Solo Preservado
Plantas Em Solo Preservado

O fato do solo ser a base a cadeia alimentar, significa que se o solo não for bom, a vida na região será precária e ínfima.

Na cadeia alimentar, as plantas são chamadas de produtores, e a segunda base da cadeia alimentar, os consumidores, que se alimentarão de tais plantas, e muitos desses animais serão alimento de uma cadeia alimentar superior e assim sucessivamente.

O Brasil possui uma variedade com 13 tipos de solo, e para conhecer todos eles e muitas curiosidades sobre cada um, acesse TIPOS DE SOLOS NO BRASIL.

Cada tipo de solo determinará o tipo de vida que irá existir em determinado ecossistema, e por esse motivo, existem estudos específicos para determinar as características de cada solo e suas vantagens e desvantagens.

Atualmente, a empresa EMBRAPA é o maior nome relativo aos estudos dos solos presentes em território nacional.

Manuseio Do Solo Argiloso Para Monocultura

Apesar de ser um solo rico em nutrientes, o solo argiloso nem sempre conseguirá fazer com que todas as sementes plantadas tenham êxito, já que, como dito acima, a argila impede o escoamento da água para regiões mais profundas do solo.

Por esse motivo, existe condições que são impostas ao solo para que a argila se disperse e deixe o solo mais permeável, e isso se dá através de sistemas de irrigação constantes, somadas ao adubamento correto, tornando, assim, o solo propício a receber determinados tipos de árvores.

O afrouxamento do solo argiloso é uma prática que precisa ser feita constantemente, para que o acúmulo de argila não impeça os nutrientes de chegarem nas sementes.

Quando o solo argiloso sofre processo de adaptação, o mesmo se torna próprio para o plantio de legumes e grãos, sendo o milho um dos principais alimentos usados na monocultura dos solos argilosos.

As árvores que dão frutas são uma das plantas que mais combinam com um solo argiloso, já que as raízes se dispersam de forma mais rasa do que profunda, estando suscetível ao recebimento de nutrientes acima da camada argilosa.

A maior característica do manuseio do solo argiloso tem a ver com o fato de transformar a argila em areia, tornando o terreno mais arenoso e permeável.

Conheça Algumas Árvores Frutíferas Para Solo Argiloso

O solo argiloso é um solo rico em nutrientes, tendo a alta capacidade de reter matéria orgânica, porém, ele precisa ser trabalhado para que seja frutífero.

O primeiro passo que impede o solo argiloso de ser frutífero, é sua difícil drenagem, que acumula água e acaba com o oxigênio do solo por um tempo em que muitas plantas não aguentam, e essa suscetibilidade à alagamentos o torna menos frutífero do que outros solos.

Geralmente, as árvores frutíferas que mais se desenvolvem em um solo argiloso, são as árvores que conseguem de adaptar a um ambiente lodoso e encharcado.

É possível ver algumas exceções presentes em solos arenosos, tais como as goiabeiras e sombreiros, mas isso pode ocorrer em uma área de fácil escoamento.

Confira a Listagem Abaixo:

1. Palmeira-Juçara (Euterpe edulis)

Palmeira-Juçara
Palmeira-Juçara

2. Bacupari (Garcinia gardneriana)

Bacupari
Bacupari

3. Ingá (Inga sessilis)

Ingá
Ingá

4. Ingá-do-Brejo (Inga vera)

Ingá-do-Brejo
Ingá-do-Brejo

5. Paineira (Ceiba speciosa)

Paineira
Paineira

6. Guamirim-Cereja (Eugenia florida)

Guamirim-Cereja
Guamirim-Cereja

7. Guamirim (Myrcia splendens)

Guamirim
Guamirim

8. Abiu (Pouteria caimito)

Abiu
Abiu

9. Embaúba (Cecropia hololeuca)

Embaúba
Embaúba

10. Banana (Musa acuminata)

Banana
Banana

Outros Usos Do Solo Argiloso Para A Sociedade

A argila presente em regiões com solos argilosos não serve apenas para ser cultivada para plantações, pois a mesma possui propriedades que vão além do setor agrônomo.

A argila possui nutrientes próprios para o cuidado com a pele, e na natureza, muitos animais a usam como forma de proteção contra o calor inverossímil de grandes savanas, por exemplo.

Argila Verde na Pele
Argila Verde na Pele

Além de ser usado amplamente na produção de cosméticos, pessoas tendem a tomar um banho de lama de argila para que a mesma atue na eliminação das células mortas do corpo, proporcionando uma limpeza natural do corpo.

Além dos usos estéticos, a argila também é usada para confeccionar vários objetos. No Brasil, um dos principais usos da argila é na fabricação de tijolos e telhados, mas os usos da argila não se obstem apenas a esses itens.

A argila é uma matéria-prima que vem sido usada na fabricação de milhares de itens, como utensílios para cozinha e objetos condutores de energia usados em aparelhos eletrônicos.

Considera-se, portanto, que um solo argiloso será utilizado de várias formas, seja para a agropecuária, seja para o uso da argila na confecção de objetos para usos domésticos.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *