Home / Natureza / Alimentação Da Estrela-Do-Mar: O Que Elas Comem?

Alimentação Da Estrela-Do-Mar: O Que Elas Comem?

As estrelas-do-mar são animais aquáticos da classe Asteroidea, mas o que se sabe sobre a alimentação desses animais, afinal? Que tal acompanhar este artigo conosco e descobrir tudo sobre esse tema?

Pois bem, existem mais de 1600 espécies de estrelas-do-mar e são encontradas em todos os oceanos do mundo, além de que são animais que possuem uma certa resistência e grandes capacidades adaptativas, que por si só, já justifica a grande variedade de estrelas-do-mar existente, já que essas consomem inúmeras fontes de alimento.

Falando de forma mais científica, as estrelas do mar são predadores, mas não qualquer tipo de predador, pois elas são predadoras oportunistas e se alimentam de diversas fontes de alimentos e de diversas maneiras, o que é bem curioso, sabendo que as estrelas do mar não parecem animais agressivos ou predadores.

Na verdade, algumas pessoas se perguntam se elas são de fato animais, por isso vamos dar uma olhada mais a fundo no que esses espécimes costumam a fazer para conseguir alimento.

A Estrela do Mar Caça? Conheça Sua Alimentação Predadora

Boa parte das estrelas-do-mar, (sua maioria, para dizer a verdade), são carnívoras, o que significa que elas caçam outros animais marinhos para se nutrir.

Apesar de não ser nítido ou ficar à mostra, essas criaturas possuem boca, e esta está localizada no disco central na parte inferior (fato esse que não as deixa à mostra).

Estrelas-do-mar são predadoras poderosas e costumam caçar moluscos, ostras, bolacha-do-mar, mexilhões, vermes tubulares, esponjas-do-mar, crustáceos, equinodermes (incluindo outras estrelas-do-mar), algas flutuantes, corais e muito mais.

A lista de animais predados pelas estrelas-do-mar é uma lista bem comprida, mas todos possuem algo em comum, pois não são animais de alta mobilidade, e a grande maioria deles são imóveis ou vivem grudados em rochas, o que facilita a caça para a estrela-do-mar.

Seus braços possuem uma força incrível, que muitas vezes é usada para abrir mexilhões e conchas que são devorados pelas mesmas.

Quando uma estrela-do-mar captura um mexilhão, por exemplo, ela envolve a criatura com firmeza. Em seguida, ela usa seus pequenos tubos em seus braços para pôr pressão e  quebrar os músculos que seguram a casca do mexilhão fechada, expondo o interior de casca.

Após isso, a estrela do mar expele seu estômago para fora de sua boca e o força para dentro da casca, nessa hora seu estômago passa a gerar um ataque químico, liberando enzimas que pré-digerem o animal, e quando o animal já está praticamente em estado líquido a estrela do mar retrai o seu estômago trazendo consigo o que restou do animal e começa a digerir sua refeição de forma mais completa, deixando apenas a casca do mexilhão.

Expelir o próprio estômago é uma das formas mais estranhas de alimentação no reino animal, e são poucos os animais que apresentam essa característica extremamente peculiar.

Conheça A Alimentação Suspensória da Estrela-do-Mar

Outro método de alimentação comum entros os equinodermes, incluindo as estrelas-do-mar, é a alimentação em suspensão, também conhecida como alimentação filtradora.

Nesse tipo de alimentação, o animal consume partículas ou pequenos seres que estão presentes na água.

As estrelas-do-mar que fazem apenas esse tipo de alimentação possuem características bem diferentes das estrelas comuns, como por exemplo a Brisingida.

Toda a sua estrutura é adaptada para esse tipo de alimentação, e essas estrelas esticam seus braços nas correntes marinhas coletando o alimento que está suspenso na água, envolvendo em muco partículas orgânicas ou plâncton que entram em contato com o seu corpo.

Partículas que depois são levadas pelos cílios da epiderme até à região próxima a boca e assim que atingem os sulcos ambulacrários, são levadas até à boca.

Sendo assim, os pedicelários, ou pés ambulacrários, estão envolvidos na captura do alimento.

Mais Curiosidades Sobre as Formas de Alimentação da Estrela-do-Mar: Alimentação Necrófaga

As estrelas-do-mar, em geral, se alimentam de várias fontes e de vários animais e plantas marinhas (como já sabemos), mas há um detalhe importante: elas também são necrófagas, ou seja, elas podem se alimentar de restos de animais mortos ou animais que estão morrendo, e por isso recebem o título de predadoras oportunistas, já que sua dieta e formada de inúmeras presas distintas umas às outras.

Na maioria das vezes, os animais mortos consumidos são maiores do que elas, mas há casos em que elas consomem até mesmo peixes feridos que estavam morrendo, assim como polvos, que também são apreciados pelas estrelas.

O processo é o mesmo de alimentação normal, onde elas agarram as suas vítimas e as digerem viva.

Estrelas-do-Mar Praticam Canibalismo? Será Se Elas Comem Umas As Outras?

Por serem predadoras oportunistas, até mesmo o canibalismo acontece.

Isso não ocorre somente com estrelas-do-mar mortas, mas também com as vivas, sendo essas de espécies diferentes ou não.

Isso é de se estranhar, não é mesmo? Pois é bem fácil de se ver fotos de várias estrelas juntas presas em rochas ou em corais, o que de fato acontece.

A explicação se dá devido ao comportamento canibal das estrelas do mar não ser exatamente feroz, pois e é mais fácil de ser encontrado em espécies específicas ou em estrelas que caminham em habitats um tanto mais profundos e solitários, já que a escassez de alimento também funciona como incentivo para que as estrelas-do-mar predem uma a outra independente de espécie.

Como cada espécie tem sua peculiaridade, também há uma estrela-do-mar que  tem gosto por predar outras estrelas, sendo essa conhecida como Solaster Dawsoni, famosa por ter como lanche predileto outras estrelas-do-mar, apesar de ocasionalmente se alimentar de pepinos-do-mar.

Entenda Melhor O Processo de Digestão das Estrelas-do-Mar

Os resíduos consumidos pelas estrelas-do-mar são encaminhados para o estômago pilórico, e depois seguem para o intestino.

As glândulas rectais, quando existem, parecem ter como funções de absorção de alguns nutrientes que tenham chegado ao intestino, impedindo que se percam ou o auxílio na expulsão dos detritos através do sistema intestinal.

Isto é, nem tudo o que é consumido é eliminado, como por exemplo, o plástico, pois o organismo das estrelas-do-mar não consegue digeri-los, e consequentemente  estes se mantém em seu organismo.

Quer obter mais informações sobre as estrelas-do-mar? Não deixe de conferir outros assuntos extremamente interessantes aqui em nosso site! Siga os links

Mais informações sobre a alimentação de certos animais marinhos, siga os links.