Home / Natureza / Características da Estrela-do-Mar: Peso, Tamanho e Ficha Técnica

Características da Estrela-do-Mar: Peso, Tamanho e Ficha Técnica

A estrela-do-mar é um animal marinho equinoderme, que pertence a classe Asteroidea.

Esses animais costumam a ter um disco central e cinco braços, porém algumas espécies podem possuir um número maior de braços.

Suas características variam podendo ter uma superfície superior granular, lisa ou até mesmo espinhosa, que é coberta com placas sobrepostas.

Possuem aparência bem colorida, normalmente com tons de vermelho ou laranja, também apresentam tons de azul, cinza ou marrom.

Existe cerca de 1600 espécies de Estrela-do-mar que podem ser encontradas desde a zona Intermareal (zona entre marés), até profundezas abissais.

Estrelas-do-mar são encontradas em todos os oceanos do mundo, de áreas tropicais até águas polares.

Características

A estrela-do-mar possui um sistema digestivo com certo grau de complexidade, pois possuem intestino, esôfago, estômago, boca e sistema digestivo.

Um detalhe incrível desses animais são os seus pés ambulacrários (ou podias); os pés ambulacrários são pequenos túbulos com ventosas e são uma característica exclusiva dos equinodermes.

Esse sistema ambulacrário é um conjunto de canais preenchidos por água, quando as ampolas dos canais se contraem elas geram sucção, puxando a águas para os pés, dependendo da pressão da água, o animal se move. Os canais ambulacrários também servem para transportar nutrientes pelo corpo.

A maioria delas conseguem regenerar partes danificadas ou membros perdidos e elas podem soltar membros como forma de defesa (autonomia).

Alimentação e Dieta

A maioria das estrelas-do-mar são predadores ou necrófagos, isso os caracteriza como predadores oportunistas, ou seja, eles consomem mais de uma fonte de alimento devido a evolução da espécie.

Algumas espécies se alimentam de quase todo tipo de matéria morta, porém também se alimentam de invertebrados da zona bentônica (ambiente próximo ao fundo do oceano).

Algumas espécies possuem preferência por bivalves, gastrópodes, poliquetas, crustáceos e outros equinodermes.

Outras espécies se alimentam de pequenos peixes, outras são mais específicas e só se alimentam de algumas espécies, e sendo mais específico, ainda há espécie de estrelas-do-mar que se alimentam de outras espécies de estrelas-do-mar e também de estrelas-do-mar da mesma espécie incluindo a prática de canibalismo (ex. Solaster dawsoni).

Estrela do Mar se Alimentando de Pequenos Peixes

Com exceção das espécies de estrela-do-mar filtradoras, a maioria delas se alimentam com a prática de inversão estomacal, projetando o seu estômago sobre a presa e liberando enzimas que pré-digerem o alimento externamente e depois o ingere para a digestão interna.

Também há espécies que alternam entre filtração e predação.

Ficha Técnica, Tamanho e Peso

O tamanho das estrelas-do-mar varia muito conforme a espécie.

Recentemente foi descoberta uma estrela-do-mar que mede menos de 5mm (estrela espinha do remo), o que é extremamente pequeno quando comparada à uma das maiores espécies de estrela-do-mar conhecida, a estrela-do-mar girassol (Pycnopodia helianthoides), mede de 40-65 cm mas já foram encontrados exemplares com cerca de 90 cm e possui de 16 à 24 tentáculos, um indivíduo adulto com um tamanho usual pode pesar de 2 a 5 kg.

Segue uma lista de informações sobre algumas estrelas-do-mar.

Estrela-do-mar Girassol (Pycnopodia helianthoides)

Diâmetro médio: 40-65 cm

Maior tamanho encontrado: 90cm

Peso adulto: 2-5 kgs

Longevidade: 3 à 5 anos

Velocidade de movimento: 1m por minuto

Características: Carnívora, escavadeira. Corpo suave e flexível, cores mais comuns são cinza e laranja porém apresenta também as cores roxa, rosa, marrom, amarelo, vermelho.

Similares: Solaster dawsoni

Máxima:435m

Habitats: declives continentais, florestas de algas gigantes

Notas: Costuma a preferir águas, relativamente frias e áreas com algas e herbívoros que se alimentam de algas, que costumam a ser presas das estrelas. Recentemente, estrelas girassóis em MBNMS (santuários marinhos) são comumente vistas sob a cobertura das florestas de algas marinhas gigantes (Macrocystis pyrifera). Elas são as maiores e mais pesadas de todas as estrelas do mar. Elas também são as estrelas-do-mar mais rápidas da costa do Pacífico.

Predadores: Frequentes, Caranguejo rei (Paralithodes camtschatica), Estrelas-do-mar (Solaster dawsoni). Ocasionais lontras marinhas e gaivotas.

Presas: A dieta preferida da estrela-do-mar girassol consiste principalmente em caracóis, pequenos ouriços do mar e bivalves. Em MBNMS (santuários marinhos) algumas também se alimentam de lulas mortas ou morrendo. As penas da lula é indigesta, e a estrela girassol é incapaz de excretá-la, de modo que às vezes as penas podem ser vistas através da parte superior do corpo. Elas também se alimentam de uma variedade de chitons e caracóis, poliquetas, pequenos peixes, pepinos do mar, caranguejos eremitas e grapsus.

Bat Star (partiria miniata)

Nome alternativo: Estrela-do-mar-morcego

Diâmetro médio: 10-20 cm

Peso adulto: ???

Longevidade: 30 anos

Características: Onívora, escavadeira

Estrela morcego são grossas, com membranas pesada entre seus braços curtos que se estende quase até a ponta dos braços.

Normalmente são vermelhas em cima e amareladas em baixo. Coloração varia de roxo para vermelho e de cores sólidas para nuances de cor

Pequenos Anelídeos vivem nos sulcos na parte inferior dos braços da Bat star e se alimentam dos restos de comida deixados pela estrela-do-mar.

Similares: Mediaster aequalis

Máxima:293m

Habitats: Baía (costa rochosa), baía (costa arenosa), plataforma continental, costa rochosa exposta, praias arenosas expostas, floresta de algas gigantes, costa rochosa protegida, praias arenosas protegidas.

Notas: Patiria miniata vive em pedras, em meio a gramíneas de arrebentação(área onde as onda quebram) e em fundos de rocha e areia, bem como em pilares do cais.

Predadores: frequentes, moluscos, crustáceos e outras estrelas-do-mar. Ocasionais peixes, tubarões e gaivotas

Presas: a Patiria miniata alimenta-se de uma variedade de plantas e animais mortos ou vivos, que podem incluir algas flutuantes, vermes tubulares e corais solitários.

Estrela-do-Mar Rosa (Pisaster brevispinus)

Nome alternativo: Giant pink sea star

Diâmetro médio: 51-65 cm

Maior tamanho encontrado: 71 cm

Peso adulto: 1-? Kg

Longevidade: 8 anos em santuários, indeterminado na natureza

Velocidade de movimento:???

Características: Onívora, escavadeira, possui espinhos com menos de 2 mm de comprimento. Ele tem uma textura macia e flácida que permite que ela se curve levemente para permanecer no coral.

Popularizada como o personagem Patrick estrela do Bob Esponja

Similares: Pisaster Orecheous

Máxima: 110m

Habitats: Áreas arenosas, lamacentas ou ocasionalmente fundos rochosos ou pilastras de cais

Notas:

Predadores: Os predadores dela são os mesmos da maioria das estrelas, apesar de ser uma das maiores estrelas do mar.

Presas: Bolacha do mar, poliquetas, mexilhões, ostras e outros moluscos bivalves

Estrela Comum (Asterias Rubens)

Diâmetro médio: 10-30cm

Maior tamanho encontrado: 52 cm

Peso adulto: ???

Longevidade: 7-8 ou 5-10 anos dependendo do habitat.

Características:

Cores comuns são laranja ou vermelho na parte superior (aboral) e pálidos na face inferior

Cores possíveis púrpura ou marrom pálido.

Indivíduos de águas profundas são geralmente mais pálidos.

Há uma linha de espinhos brancos curtos ao longo do centro da superfície aboral (superior) dos braços, com montículos baixos e moles chamados de pápulas em ambos os lados.

Possui 5 braços (raramente 4-8 braço) que muitas vezes são ligeiramente torcidos para cima na ponta quando ativo

Similares: Quase todas as estrelas de 5 pontas

Máxima:650m

Habitats: solo rochoso ou com cascalhos do Oceano Atlântico, florestas de algas e amontoados de mexilhões (Mytilus edulis)

Notas:

Amontoados de Mytilus edulis possuem pouca duração devido a predação em excesso e isso afeta o habitat da Estrela-do-mar comum.

Predadores:

Frequentes, Caranguejo (Rei) do Alasca e estrelas-do-mar

Ocasionais, Tubarões que navegam próximo ao fundo e arraia jamanta que se alimenta perto dos corais

Presas:

Moluscos, especialmente bivalves e caracóis. Além disso, eles atuam como catadores de animais mortos que encontram.

E aí, gostou do post sobre a Estrela-do-mar?

Quer saber mais sobre esses animais? Sabe se pode pegar nelas e mais curiosidades incríveis?

Siga os links abaixo: