Home / Animais / Estrela do Mar Morre Se Tirar da Água? Qual o Tempo de Vida?

Estrela do Mar Morre Se Tirar da Água? Qual o Tempo de Vida?

Quando se trata de estrelas-do-mar, elas têm uma série de características interessantes que as tornam tão fascinantes para as pessoas. Para iniciantes, as estrelas-do-mar não têm cérebro, mas são capazes de sentir e tomar decisões usando seus sentidos. Uma estrela do mar pode interpretar seu ambiente, procurar alimento e responder à dor ou ao perigo tentando afastá-lo ou evitá-lo.

Estrela do Mar: Qual O Tempo De Vida?

Em termos de aparência, a maioria das estrelas-do-mar tem cinco braços que se estendem de um meio circular. Os cinco braços que se estendem do centro lembram uma estrela, daí o nome estrela do mar ou estrela do mar. A superfície de cada estrela do mar é o que identifica sua espécie. O topo da estrela do mar é chamado de lado aboral, enquanto o fundo da estrela do mar é conhecido como o lado oral.

Com milhares de espécies de estrelas do mar no oceano, sua vida útil é muito diferente. Geralmente, as estrelas-do-mar maiores vivem mais que as espécies menores. De acordo com a National Geographic, a vida útil média de uma estrela do mar na natureza é de até 35 anos. Para um animal marinho que não tem cérebro e come a comida de dentro para fora, a estrela do mar é fantástica.

Estrela do Mar Morre Se Tirar Da Água?

“Não há problema em levantar a criatura marinha da água, desde que ela esteja com menos de 5 minutos”. Essa afirmação é tão errada e irresponsável, mas infelizmente algumas pessoas insistem em pensar assim. Algumas criaturas marinhas podem até morrer instantaneamente depois de serem tocadas por humanos, quanto mais serem tiradas da água.

A maioria das criaturas do mar, incluindo estrelas-do-mar, precisa respirar para viver, e elas só podem respirar embaixo d’água. A estrela do mar respira através de seus pés e papadas (as pequenas espinhas que você pode encontrar em todo o corpo) que são equipados com tecido muito fino. O tecido fino permite que os gases se movam facilmente, seja na forma de oxigênio ou dióxido de carbono, em um processo chamado difusão. Diferente do peixe, que tem apenas duas guelras, todo o corpo da estrela do mar é coberto por papadas.

Em suma, seus narizes ou brânquias estão localizados em todo o corpo. Agora imagine isso, você respira dos “narizes” por todo o corpo e, de repente, todos esses “narizes” são injetados com “venenos”. É o que acontece quando levantamos a estrela-do-mar da água, já que o ar fresco é tóxico para o sistema respiratório delas.

De fato, algumas espécies de estrelas-do-mar sobreviverão sendo suspensas no ar por um momento. Isso ocorre porque essas espécies de estrelas do mar podem prender a respiração por mais tempo que outras. Mas na maioria das vezes o ‘momento’ é muito longo. A maioria das espécies de estrelas do mar só consegue segurar a respiração por menos de 30 segundos. 5 minutos fora da água é simplesmente uma espécie de sentença de morte para elas.

O Fator Estresse E Contato Físico

O estresse de ser forçado a sair da água é outra preocupação. O impacto mental de experimentar uma condição estranha, e muito menos a experiência é uma ameaça à vida, pode causar a morte de qualquer animal, incluindo estrelas do mar. Os animais são propensos ao estresse mental de que, mesmo pequenas mudanças em seu ambiente levariam a um estresse pesado.

Como uma analogia, imagine ser sequestrado e torturado por um monstro que de repente aparece do nada enquanto faz suas atividades diárias. Assustado? Chocado? Definitivamente você irá, e essa experiência permanecerá em sua mente pelo maior tempo possível. Neste caso, o humano é o monstro.

Muitas criaturas marinhas, como estrelas do mar, pepinos-do-mar e corais nascem naturalmente como criaturas extremamente frágeis. Apenas um único puxão gentil que fazemos a eles pode machucá-los, para não mencionar um forte golpe para tirá-los da água. É muito arriscado tirá-los vigorosamente da água com as mãos sem a devida técnica. Para sua informação, essas criaturas têm tantas estruturas minúsculas por todo o corpo. Não podemos ter certeza de que o que fazemos a eles não os prejudicará, apenas porque não podemos ver o dano.

Outra razão para não tirar as criaturas do mar da água pelas nossas mãos é porque nossas mãos podem ser venenosas para elas. A pele humana é naturalmente revestida com óleo e há bilhões de bactérias nela. O impacto de nossos toques pode não afetar diretamente as criaturas, mas isso daria às criaturas uma morte lenta e dolorosa. Enquanto o corpo da estrela do mar é coberto com tecido macio e fino, eles têm maior risco de contaminação. Assim, o animal em forma de estrela está sob maior ameaça de venenos transmitidos pelo contato direto com mãos humanas.

O humano É a Maior Ameaça

As estrelas-do-mar são animais oceânicos muito lentos que certamente não seria admiradas por sua velocidade de movimento. Mesmo as estrelas-do-mar mais rápidas conhecidas são capazes de se mover apenas alguns metros por minuto, no entanto, é improvável que elas sustentem essa velocidade por muito tempo. Estrela do mar parece mal se mover quando vista a olho nu. E até por isso, viver no oceano pode ser perigoso para toda a vida marinha dela.

Elas estão sempre em risco de poluição da água. Isto é especialmente verdadeiro para a estrela do mar devido ao seu sistema vascular de água. Lidar com o derramamento de óleo ou outros poluentes que são filtrados através do corpo de uma estrela do mar já representa um risco de vida. Além da poluição, os predadores marinhos de uma estrela do mar incluem peixes, aves marinhas e lontras marinhas.

Para lidar com os predadores naturais, elas se protegem com armaduras. Elas são cobertos com pequenos espinhos feitos de patês de carbonato de cálcio. Esta cobertura robusta ajuda a protegê-los de se tornarem jantares. Isso é especialmente eficaz contra os predadores naturais mas não surtem efeitos ao lidar com os fatores poluentes nos oceanos e muito menos ainda ao lidar com mãos humanas!

Tente tirar um momento para procurar fotos de estrelas do mar em mídias sociais como instagram, facebook ou twitter. Se você puder encontrar alguns, verá que na maioria dessas fotos as estrelas-do-mar estão fora d’água, em vez de seu habitat natural. Cada coisa na terra é feita para manter o equilíbrio na natureza. Assim, estrelas-do-mar, assim como outros animais marinhos, não foram transformados em artistas instigadores.

Eles têm suas próprias funções em seus ambientes. A maioria de nós já sabe disso, mas prefere ignorá-lo. A coisa mais simples que podemos fazer para ajudar esta terra é não machucá-la. Também se aplica às criaturas que vivem nele. Assim, da próxima vez que você for à praia e tiver vontade de tirar fotos lindas, é melhor não arriscar a vida de outra criatura.

Veja também

Cadela Grávida: Quais Os Principais Sintomas Para Descobrir?

Quais seriam, afinal, os sintomas que nos permitiriam descobrir que uma cadela está grávida? Essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *