Onça Pintada e Onça Preta: Qual é a Diferença? Extinção e Ameaças

Anúncios

A onça-pintada é também conhecida como felino das américas. É o maior felino depois dos tigres e leões. É um predador muito importante da cadeia alimentar e crucial para o equilíbrio do ecossistema.

Reprodução da Onça-Pintada: Filhotes e Período de Gestação

Como acontece: Os machos e fêmeas não vivem juntos ou em bando. O macho é atraído pelo cheiro e sons característicos dessa época. Só se encontram no período de acasalamento, ficam juntos por alguns dias até copularem depois seguem solitários.

Quando acontece: Não existe um período determinado para que aconteça o acasalamento. Qualquer época do ano é oportuna. A onça fêmea pode gerar de três a quatros vezes durante a vida. A cada ninhada pode nascer até quatro filhotes, ou seja, em sua vida inteira, pode gerar até doze filhotes.

Por quanto tempo: A gestação pode levar de 90 a 110 dias. Após o parto, até a segunda semana de idade, o filhote de onça-pintada é totalmente cego.
A mãe cuida dos filhotes até os dois anos, nessa idade, já são carnívoros, sabem caçar e também, as fêmeas, já estão sexualmente maduras para reproduzirem, os machos estão um ano depois, aos três anos de idade.
São ensinados a caçarem desde cedo, pois a partir do momento em que virarem adultos, viverão solitários.

Onça Pintada – Características

A onça-pintada é um felino, ou seja, tem características em comum com leões, tigres, leopardos e até o felino mais comum entre nós, o gato. Se você tem ou já teve algum, pode facilmente encontrar algumas dessas características.

  • Visão noturna: o turno da Onça-Pintada é de noite. No crepúsculo começa sua caça. A habilidade de visão noturna é sua aliada nesse momento. Durante o dia, descansam em cima de galhos em árvores, perto de rios e são exímias nadadoras.
  • Garras encurvadas, afiadas e retráteis: Os felinos têm a habilidade de recolher suas unhas quando não precisam delas ou “ativa-las” quando estão em alerta ou caçando. Elas são uma arma poderosa quando precisam derrubar e abater presas. Também os tornam ótimos escaladores.
  • Audição e olfato aguçados: esse diferencial é extremamente importante para torná-los os maiores e mais ágeis predadores. Estrategistas e silenciosos na hora de atacar, sempre aguardam o momento certo e atacam com precisão.
  • Pelagem: A onça-pintada é comumente em tons amarelos com manchas pretas. Cada onça tem um padrão de manchas diferente, isso das machas suas “impressões digitais”.
  • Mamíferos e carnívoros: Quando filhotes, leite materno. Em pouco tempo já se alimentam de carne. Podem caçar animais de pequeno e médio porte, o que é considerado um pouco injusto, pois caçam qualquer animal que esteja indefeso e disponível, sem nenhum predador à sua altura para competir. Suas presas podem ser jacarés, veados, tatus, capivaras, etc.

Habitat da Onça Pintada e Seus Filhotes

A onça-pintada é encontrada na américa do Sul, américa Central e no sul dos Estados Unidos. Sempre em regiões de pantanal (planície inundada, alto índice de chuvas), caatinga (clima quente, vegetação escassa) e cerrado (vegetação baixa, clima temperado).

Sempre à procura de condições que favoreça sua caça e sobrevivência, regiões em que tenha vantagem sobre sua presa, ou que se mantenha próxima de rios e lagos.

Extinção E Ameaças Contra a Onça-Pintada

No geral, sabemos que a principal ameaça a qualquer animal são os humanos.

A Onça é um predador de alto nível e que está no topo da cadeia alimentar, dificilmente vira uma presa, e é um dos animais mais fortes das regiões onde habita. O que poderia ser uma ameaça para um animal tão majestoso?

A resposta é simples. O homem. A caça tem sido um dos fatores que ameaçam a existência das onças. Sua pele é valiosa e vendida por um preço muito alto. Além disso, existe um ciclo:

O mercado agropecuário desmata para gerar pastos. Isso afasta ou mata as possíveis presas das onças. Logo, a opção de alimento que têm são os rebanhos.

Filhote de Onça Pintada

Filhote de Onça Pintada

Na intenção de acabar com a ameaça aos rebanhos, as onças também são caçadas por criadores de gado. A caça predatória.

Fora a caça, que é considerada ilegal em muitos países, inclusive no Brasil. Fatores como poluição, desmatamento, aquecimento global, são ameaças a qualquer espécie. Inclusive às onças.

Onça Pintada E Onça Preta: Qual é a Diferença?

A única diferença entre as duas é a cor. Onça Pintada e Onça Preta são a mesma espécie. O que diferencia a cor de sua pele é a melanina. Quando mais melanina, mais preta, quanto menos, mais amarela.

Dificilmente as onças pretas são encontradas no Brasil. O que rege a presença de melanina, segundo estudos, é uma seleção natural baseada em temperatura, umidade, clima, etc.

Curiosidades Sobre A Onça-Pintada

https://www.youtube.com/watch?v=0c9W6jtQs00

  • A mordida da onça é a mais forte comparada com a de outros felinos;
  • As onças e todos os felinos, têm 5 ‘dedos’ nas patas dianteiras e 4 nas traseiras;
  • Sua pele é manchada, cada onça tem um padrão diferente e, mesmo na Onça-Preta, é possível ver as manchas;
  • Podem chegar a 135kg e quase 2 metros de altura, em pé, sendo um animal de grande porte e o maior felino no continente americano;
  • Os padrões das manchas é o que diferencia visualmente os felinos como tigres, onças e leopardos;
  • A Onça Preta está mais ameaçada que a Onça-Pintada pela cor da sua pele;
  • Se uma onça é encontrada em algum lugar, isso indica que é um lugar de boa preservação ambiental, pois procuram lugares assim para sobreviver.
  • Sua estrutura corporal é facilitadora para que o predador seja muito ágil e possa se deslocar por vários lugares. Podendo subir em árvores, nadar, etc.
  • A Onça-Pintada pode se alimentar de mais de 80 tipos de animais.
  • É o maior felino da América Latina, pode viver até 15 anos em liberdade e mais de 20 anos em cativeiro.

 Conclusão

Apesar de estar no topo da cadeia alimentar, a Onça corre grande risco de ser ameaçada de extinção. Se ainda queremos ter em nossa fauna um felino tão importante para o ecossistema, precisamos cuidar e proteger o meio ambiente. Tornar a mata atlântica, nossa selva, o melhor habitat, diminuindo o desmatamento, a poluição e a caça ilegal, para que possam crescer e reproduzir com segurança.