Home / Natureza / Quantos Filhos O Caranguejo Tem? Fotos De Filhotes

Quantos Filhos O Caranguejo Tem? Fotos De Filhotes

Os caranguejos são uma espécie de crustáceos distribuídos em todos os mares do Planeta Terra, sendo de extrema importância para o equilíbrio da cadeia alimentar marinha e terrestre.

Os caranguejos são a maior fonte de alimento das focas, por exemplo, que são consumidas por tubarões e baleias, cuja importância envolve todo um processo de consumação e distribuição de plânctons pelos mares, propiciando a vida como ela é aos seres aquáticos.

Além dessa importância, o caranguejo também promove uma grande distribuição de plânctons em formato de ovos, que serão consumidos por inúmeros peixes e outros tipos de seres marinhos.

1 ou 2 filhos? O Caranguejo Fêmea Pode Botar Mais De 1 Milhão De Ovos

O número de ovos, na verdade, irá variar dependendo da espécie, onde as fêmeas de maior porte irão colocar mais ovos do que as de pequeno porte.

A caranguejo azul fêmea, por exemplo, sendo uma das maiores espécies de caranguejos da América do Sul, consegue botar mais de dois milhão de ovos, enquanto um Caranguejo Uratu fêmea consegue botar de 600 mil ovos a 2 milhões de ovos.

Apesar de o caranguejo fêmea colocar um número tão supreendentemente grande assim, não significa que todos os ovos irão eclodir e que todos os caranguejos se tornarão adultos. 80% dos ovos fertilizados pelo caranguejo fêmea irão servir de comida para criaturas que consomem plânctons, além de outros organismos microscópios essenciais para o controle da vida debaixo da água.

Os poucos ovos sobreviventes irão se desenvolver em vários estágios durante as primeiras semanas, atingindo a forma de caranguejo no quarto mês de vida, onde será possível para o mesmo sair da água e começar a caminhar nas encostas.

O caranguejo atinge a maturidade perto de seus 6 meses de vida, enquanto o caranguejo fêmea atinge sua maturidade no oitavo mês de vida.

No processo de desenvolvimento, o alimento principal dos caranguejos serão os plânctons, e é normal ver que os caranguejos comem os ovos de outros caranguejos também.

Caranguejo Tem Filho Ou Tem Ovo? Como Eles Nascem? Veja Fotos Dos Filhotes

Quando se fala em caranguejo, estamos falando de crustáceos que botam ovos, e não filhotes. Os ovos levam algumas semanas para chocarem e liberarem pequenos plânctons que irão se desenvolver alimentando-se de plânctons menores.

O processo para que ovos sejam fecundados será realizado pela cópula do caranguejo macho com a caranguejo fêmea, no momento de maturidade da fêmea, entre seus sexto e oitavo mês de vida, quando a mesma irá trocar de carapaça, e nesse processo acaba liberando feromônios que atrairão a atenção dos caranguejos machos.

Os caranguejos machos disputam a atenção da fêmea, e quando a fêmea escolhe o macho, o caranguejo macho irá carrega-la em suas costas até o momento em que sua carapaça se desenvolver completamente, e então ocorrerá a copulação.

Após a copulação, o caranguejo fêmea irá depositar o esperma do caranguejo macho em seu abdômen, numa estrutura própria para isso só encontrada nas espécies de caranguejo fêmeas (inclusive, é dessa forma que é possível identificar o sexo do caranguejo, através de seus abdomens, pois os machos não possuem esse compartimento).

A fêmea irá carregar o esperma do caranguejo macho em seu abdômen até o ponto em que ela encontrar um local seguro o suficiente para depositar seus ovos. Essa espera pode levar de dias a meses.

Assim que a caranguejo fêmea escolhe o local ideal para depositar seus ovos, ela começará um processo de criação de uma espuma altamente resistente que irá prender os ovos para que os mesmos não se dispersem no oceano infinito.

A partir do momento em que os ovos são depositados, algumas semanas irão decorrer até que os mesmos eclodam em novos caranguejos parasitais.

O Filho De Caranguejo Anda Com A Mãe E Com O Pai? Entenda A Família Do Caranguejo

Caranguejo Na Mão de um Homem
Caranguejo Na Mão de um Homem

Você sabe como funciona o relacionamento dos caranguejos quando se trata de família? Pois bem, os caranguejos não são criaturas monogâmicas, e irão copular de forma natural sempre que houver a liberação de feromônios por parte das fêmeas.

Geralmente, ao decorrer de seus 30 anos de vida, um caranguejo fêmea irá produzir feromônios cerca de 3 vezes ao ano.

Quando o ato sexual é garantido, o casal de caranguejo se dispersa e a caranguejo fêmea fica responsável por reproduzir os filhotes.

Com o esperma do caranguejo macho depositada em seu abdômen, ela irá criar a rede de espuma que leva cerca de uma hora para ser desenvolvida, e depois ela irá depositar o esperma em cima desses ovos para que os mesmos sejam fecundados.

Quando o filhotes eclode do ovo, ele estará pairando nas correntezas marítimas, e estará por conta própria, até conseguir se desenvolver e repetir o mesmo processo de reprodução, garantindo, dessa forma, a permanência da espécie no planeta Terra.

Conheça Mais Sobre A Reprodução Dos Caranguejos E O Seu Ciclo De Desenvolvimento

Os caranguejos nascem em ovos depositados pela mãe e fertilizados com o esperma do pai, e esses ovos eclodem depois de duas semanas presos na esponja criada pela mãe.

Quando eclodem, os filhotes são chamados de Zoeae, que são seres planctônicos de 0,25 mm de tamanho, que vivem na zona fótica dos mares. Nesse período, os caranguejos irão se alimentar de zooplânctons.

Antes de se desenvolver para o próximo estágio, o Zoeae troca 7 vezes de exoesqueleto, atingindo o tamanho de 1 mm.

Depois do estágio Zoeae, o filhote de caranguejo, que possui 1mm, irá para a forma Megalops (ou Megalopa). Para chegar nesse estágio, leva cerca de 50 dias após estágio Zoeae.

O caranguejo filhote dura cerca de 20 dias nesse estágio, quando se desenvolve para o terceiro estágio, onde ele propriamente começará a ter forma de caranguejo.

No estágio Megalopa, o caranguejo já demonstra possuir uma alimentação omnívora, comendo restos de qualquer alimento possível.

O terceiro estágio é chamado de Juvenis, onde os caranguejos estarão medindo 2,5 mm, e é nesse momento que os mesmos começam a ir para as costas, finalmente deixando a água.

Depois do estado Juvenis, vem o estágio Adulto, após ter trocado de carapaça por cerca de 20 vezes ao decorrer de sua existência.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *