Home / Plantas / Catálogo de Árvores no Brasil com Fotos

Catálogo de Árvores no Brasil com Fotos

Quando estamos falando sobre a diversidade, o nosso país é um dos especialistas do assunto. Independente do quesito — animais, plantas ou biomas — o Brasil é um dos que mais possuem exemplares dentro do território. Sempre tem muito do que se informar, pois é uma imensidão de amostras.

É muito difícil calcular o número exato de espécies de árvores existentes no Brasil. O que se pode notar é que existem algumas mais comuns, e, com esses dados, é que os pesquisadores se baseiam para encontrar uma estimativa.

Neste artigo você irá ler sobre as árvores mais encontradas no país. Está pronto? Então prossiga com a leitura!

Catálogo de árvores no Brasil: Mais Populares

Algumas das árvores mais populares do Brasil estarão descritas aqui, dê uma olhada!

Aroeira

Aroeira
Aroeira

Ela é uma das mais comuns. Seu nome não é apenas de uma árvore específica, mas de uma família com muitas semelhanças entre si. A que podemos citar como mais conhecida é a aroeira vermelha, que é achada por todo o território brasileiro. A alta demanda por esta árvore acontece pelas suas propriedades medicinais.

A aroeira vermelha — também conhecida como aroeira mansa — pode ser usada como um remédio para combates os males das doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a culinária e a medicina alternativa se apropriam muito dela. Por último, mas não menos importante, ela é nativa do Brasil.

Castanheira

Castanheira
Castanheira

Ela é árvore que dá um dos frutos mais consumidos, a castanha. O tamanho de seu tronco impressiona qualquer um: pode chegar a até 50 metros e possui um tronco de até 2 metros de diâmetro.

A extração de sua madeira e a exportação era muito comum antigamente, pois ela possui uma força descomunal e uma resistência que não é encontrada em qualquer lugar. Hoje, toda a extração diminuiu, porém, ainda é muito procurada para ser decoração de casas ou fazer parte da montagem de um móvel.

Bambu

Bambu Amarelo
Bambu Amarelo

Ele, da família das gramíneas, é encontrado em qualquer lugar do país e do mundo — exceto na Europa. Dividido em mais de 1.250 espécies e espalhados entre 90 gêneros, o bambu é uma das árvores mais fáceis de encontrar.

Seu formato dinâmico permite com que diversos artefatos sejam criados com a sua madeira: desde instrumentos musicais, passando por cestos, móveis até na área civil. O bambu, dentro das cidades, é utilizado para a construção de edifícios que não se abalam pelos terremotos.

Ele também é muito apreciado quando estamos falando de decoração: Para os amantes da natureza, uma peça feita de bambu é belíssima e simples de ser encontrada.

Jatobá

Jatobá
Jatobá

Nativa da floresta Amazônica e presente em toda a Mata Atlântica Brasileira, o Jatobá é, sem dúvida nenhuma, reconhecida em todo país. Sua madeira é muito apreciada pelas pessoas, e, por causa disso, sua madeira corre um sério risco de extinção. O corte ilegal e a destruição dos locais onde essa árvore vive está colaborando para o seu aniquilamento do planeta.

Sua madeira é tão resistente que essa árvore se tornou a principal matéria-prima para fabricar as canoas dos índios. Sua casca e toda a sua rezina servem para curar diversas enfermidades, e, além disso, elas também podem virar impermeabilizantes, óleos vegetais, incensos e até combustível.

Cedro

Cedro
Cedro

É uma das árvores com maior altura aqui no Brasil: Pode alcançar até 30 metros. Seu crescimento é assombroso e sua rigidez é pouco vista em outros exemplares. Essas foram só algumas das características que o levaram a ser a principal arma contra o desflorestamento. Como cresce rápido, é a árvore mais indicada para atingir esse objetivo.

Está em todo canto do Brasil, principalmente nas matas dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Quanto mais o clima for quente e úmido, maiores são as chances dela se desenvolver por completo.

Pau-Brasil

Pau-Brasil
Pau-Brasil

Nativa da mata Atlântica, sua altura pode alcançar até 15 metros. Seu tronco é absolutamente reto e suas cores fazem distinção entre as demais: cinza-escuro. Os ramos mais novos são muito perceptíveis, pois eles possuem uma quantidade muito grande de acúleos (algo parecido com os espinhos das roseiras).

Há um município em Pernambuco, chamado São Lourenço da Mata. Ele é considerado a capital dessa árvore. Em setembro do ano de 1978, ela foi considerada nativa. Muito disso se deve pela sua quase extinção. A busca desenfreada por essa nobre madeira acabou fazendo com que quase todas as espécies do país (e do mundo!) fossem aniquiladas.

Juazeiro

Juazeiro
Juazeiro

Natural dos biomas caatinga e serrado, o Juazeiro é uma árvore bastante curiosa: seus ramos são cobertos por espinhos, muitos espinhos. Apesar de habitar em locais bastante secos, essa árvore conseguiu se adaptar a ponto de recolher a água necessária da mais profunda fonte. Os lençóis freáticos são sua principal origem de nutrientes.

Ao contrário de muitas árvores que foram descritas aqui, o seu crescimento é vagaroso. Pode ser que ele chegue a plenitude com 100 anos de idade! Sua altura pode alcançar os 12 metros. Porém, essa é uma marca muito rara. Geralmente, os Juazeiros medem em torno de 6 metros.

Seringueira

Seringueira
Seringueira

Popularmente conhecida como árvore da borracha, a seringueira é muito conhecida, principalmente nos estados ao norte do Brasil.

A sua madeira é leve e é a principal matéria-prima da borracha. A seringueira fornece o látex, material fundamental na criação. O local onde mais existem seringueiras é na bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde muitos profissionais realizam essa extração como profissão.

Oliveira

Oliveira
Oliveira

Elas são as árvores que dão as olivas (ou azeitonas), material para a fabricação de azeites. Muitos não a conhecem, mas utilizam os seus derivados em casa, todos os dias. Suas maiores marcas são a longevidade e o crescimento lento, porém, vigoroso.

Ao contrário do que muitos pensam, vários comércios que fabricam azeite são daqui do Brasil. As plantações são abundantes e conseguem suprir a demanda do povo.

Pinus

Pinus
Pinus

Apesar de ter um nome diferente, ela é bastante popular no Brasil. Ela se encontra nas áreas ao sul e sudeste do país. É uma das árvores mais utilizadas para a produção sustentáveis de materiais, como móveis e objetos decorativos.

Ao invés de utilizar alguma árvore que está sofrendo com o desmatamento, muitas empresas preferem coletar os Pinus, que ainda possuem uma abundância em todo o território nacional.

Veja também

Alecrim Orégano: Benefícios Para a Saúde e Emagrecimento

Fazer as pazes com a balança é um desejo de muita gente. Mas, às vezes, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *