Home / Plantas / Para Que Serve o Cogumelo Agaricus?

Para Que Serve o Cogumelo Agaricus?

O cogumelo Agaricus tem sido bastante estudado por diversos centros de pesquisa do Brasil e do mundo, que vem se surpreendendo cada vez mais com os benefícios das suas principais propriedades sobre a saúde humana. Porém, se você jamais ouviu esse nome, não se assuste, pois o cogumelo Agaricus também é conhecido como cogumelo do sol, cogumelo amêndoa, cogumelo era dourada, himematsutake, cogumelo de Deus, royal sun agaricus e algumas outras alcunhas que variam a depender da região do país ou até mesmo do mundo. De toda forma, o certo é que o poder do cogumelo sobre o organismo humano se mostrou extremamente positivo.

Com a série de pesquisas a respeito dos cogumelos, após testes bastantes eficientes foi descoberto que o cogumelo Agaricus possui benefícios que envolvem questões culinárias, nutricionais e de prevenção medicinal. Em resumo, se você deseja ter uma vida saudável e fazer com que o seu organismo funcione de maneira mais adequada, o cogumelo Agaricus é mais do que recomendado. É possível adquirir as propriedades do cogumelo de forma natural, com o próprio microrganismo vivo, ou a partir de compostos quimicamente tratados que também guardam os mesmos efeitos positivos sobre o corpo humano. Portanto, além de muito recomendado e bastante efetivo, o cogumelo Agaricus ainda traz consigo uma grande variedade de possibilidades de ingestão, o que facilita o uso para todos.

Assim, como já explicado, o cogumelo Agaricus é um microrganismo vivo, mais precisamente um fungo. Sim, é exatamente isso: o cogumelo que faz tão bem ao corpo é um fungo, tal como muitas outras substâncias ingeridas por nós. O cogumelo Agaricus, em especial, sempre foi muito utilizado na culinária oriental, como acompanhamento a pratos principais mais complexos e também como entrada antes das refeições. No Brasil, a sua popularidade crescente se deve aos efeitos práticos na saúde.

Abaixo, veja alguns dos benefícios associados ao cogumelo Agaricus.

Fortalecimento Do Sistema Imunológico

Um dos principais benefícios de ingerir o cogumelo Agaricus e os seus derivados é o fortalecimento do sistema imunológico, algo já comprovado cientificamente. O que acontece na prática é que, ao ingerir o cogumelo, os seus princípios ativos farão com que as células de defesa do indivíduo se fortaleçam e permaneçam por mais tempo em fase de ativação, o que tornará o sistema imunológico mais resistente a fatores agressivos externos. Assim, consequentemente você se sentirá mais disposto para executar as tarefas do dia-a-dia, sobretudo as que envolvem atividades físicas complexas. Em pouco tempo de ingestão do cogumelo Agaricus, já será possível notar uma grande evolução.

Cogumelo Agaricus – Fitoway

Logo, com o fortalecimento do seu sistema imunológico, você correrá menos riscos de contrair doenças como gripes e resfriados, fadiga, irritações na pele, alergias em geral e diversos outros problemas que aproveitam a fragilidade do sistema imunológico para se desenvolverem. Portanto, ao iniciar a ingestão do cogumelo Agaricus, a sua qualidade de vida automaticamente irá crescer. Afinal, a vida foi feita para ser vivida com saúde.

Ação Antioxidante

O cogumelo Agaricus, além de fortalecer o sistema de defesa do corpo humano e impedir a progressão de doenças, também possui ação antioxidante. Se você não sabe o que significa, mantenha a calma, pois vamos explicar. A ação antioxidante do cogumelo nada mais é do que a facilitação para a renovação das células do seu corpo. Assim, com células que se renovam de maneira contínua, você evitará que feridas demorem a cicatrizar, por exemplo, o que fará com que o seu corpo responda muito melhor aos diversos problemas que pode vir a enfrentar. Ademais, a ação antioxidante diminui a ocorrência de radicais livres no seu organismo, eliminando-os – os radicais livres, embora essenciais para a ocorrência de algumas reações no corpo, podem ser muito prejudiciais se estiverem em excesso no organismo humano.

Cogumelo Agaricus - Produervas
Cogumelo Agaricus – Produervas

Outro efeito relacionado a isso é o de evitar que os nossos genes sofram grandes alterações, o que se chama de ação antimutagênica. Essa é uma arma muito eficaz contra o envelhecimento, assim como a referida ação antioxidante. Portanto, esse é um benefício do cogumelo Agaricus que todo mundo certamente gostaria de ter.

Combate ao Câncer

Outro importante efeito relacionado ao cogumelo Agaricus é o combate ao câncer. A ingestão contínua do cogumelo reduz, no longo prazo, os efeitos decorrentes da doença que mais assusta o mundo. Além disso, o cogumelo fortalecerá as defesas do corpo contra agentes externos e evitará problemas relacionados a infecções, algo muito comum em pacientes com câncer. Como consequência direta dos dois fatos anteriores, o paciente que sofre de câncer ganha qualidade de vida e sofre menos fisicamente.

Cogumelo Agaricus - Com Acerola
Cogumelo Agaricus – Com Acerola

Ademais, como as propriedades do cogumelo Agaricus eliminam os radicais livres em excesso no organismo, os efeitos da quimioterapia se tornam mais brandos com os pacientes que o utilizam. Pois, como se sabe, a radiação presente no processo de quimioterapia prejudica muito as reações do organismo. Por fim, o cogumelo ainda possui ação de prevenção ao câncer.

Relação Com o Colesterol

O cogumelo Agaricus é um forte aliado na luta contra o colesterol alto. Em uma pesquisa realizada na Unicamp, houve uma redução de 27% do colesterol em ratos que fizeram uso das propriedades presentes no cogumelo. Algo que contribui bastante para esse benefício é o fato de o cogumelo Agaricus ser rico em vitamina B3, que ajuda diretamente a diminuir os níveis do colesterol ruim do corpo, o chamado LDL. Logo, quem já sofre de problemas relacionados ao colesterol alto terá grandes benefícios ao usar o cogumelo.

Colesterol
Colesterol

Combate ao Diabetes

Mais um ponto muito interessante do cogumelo Agaricus é o seu benefício sobre pacientes que sofrem com diabetes. O cogumelo possui propriedade hipoglicêmica, que abaixa o nível de açúcar no sague e ajuda os diabéticos a controlarem melhor a saúde. A razão para esse efeito positivo proveniente do cogumelo é a presença de fibras, polissacarídeos e algumas outras substâncias específicas que ajudam no combate ao açúcar alto.

Muitos estudos realizados com ratos, na Coreia do Sul, já relatam o efeito citado, que alguns pesquisadores também pensam estar relacionado às beta-glucanas. Assim, a presença dessas beta-glucanas no cogumelo Agaricus o torna extremamente útil para os diabéticos.

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *